JoaoDamasceno
(usa Outra)
Enviado em 29/06/2020 - 11:04h
LckLinux escreveu:
JoaoDamasceno escreveu:
Boa tarde senhores...
Seguinte: Usei durante anos o Manjaro com o ambiente Deepin, ocorre que por algum motivo o Manjaro deixou de apoiar o Deepin como uma das opções de interface. Quando veio o Deepin 20 tive muitos problemas e acabei tendo que formatar o computador e desistir daquela que julgo ser, de longe, a melhor distro Linux em termos de ambiente. Mas... não deu.
Fui para o Manjaro XFCE, porém, foi decepcionante, muito pouco acabado e achei o ambiente feio pra caramba. Agora estou no Mint com, novamente, o ambiente XFCE. O que questiono aqui é: O que há com minha máquina que mesmo usando o XFCE no Manjaro e no Mint, mesmo assim, é uma desgraça de desempenho?! Não que com o Deepin não fosse sofrível, era absurdamente lento, mas era bonitão... rsrsrs... Agora, com o XFCE que é tipo por tão leve, tão eficiente, tão rico de manipulação, o que ocorre que meu computador toda hora engasga, trava totalmente e até chego a reiniciar. Olhe que uso como navegador o FireFox normalmente com meia dúzia de abas abertas, seguido de programas como o ATOM e o VSCode (não necessariamente abertos ao mesmo tempo) e o TeXStudio para edição de textos em LaTeX. Cara, pelo amor de Deus, é uma luta... Toda hora trava, toda hora o ponteiro do mouse desaparece ou fica estático, e o navegador, aparece aquele aviso: Um processo está deixando o navegador lento...
Enfim, o que há de errado? Não seria o XFCE assim tão leve como se propaga?!
_____________________________________
Minha máquina: Um notebook Lenovo com processador i3 (antigão - não sei se tem como saber a geração). 4 giga de memória e um HD de 1 tera. P.S. Nunca foi uma máquina realmente minimamente boa, mas de alguma forma, achei que para grande parte do mundo Linux, não seria de todo tão ruim (mas hoje já acho que é um hardware sofrível).
Boa noite. Olha, esse Lenovo que você está descrevendo tem a face do Ideapad (330?), com i3 e Hd de 1tb (gráfico Intel 600 e tal). Não sei se o problema é mesmo o Mint com XFCE que você tem no momento, pode não ser... Motivo para pensar isso? Coloquei um Debian, com Cinnnamon, para a minha sogra, com o mesmo i 3, 4gb de RAM, Hd de 1 tb, e ela não me esganou e nem reclamou, até o momento. Eu também tenho um laptop desse (mas coloquei um módulo de 4Gb de RAM, adicional, ficando com 8) e ele funciona bem rapidinho (com ambientes Cinnamon e Mate, em dois sistemas diferentes). Vou pensar aqui.
Se achar que vale, disponibiliza aqui a saída do comando " lspci " (no Terminal) -
jdt@jdt:/home/jdt $
lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Broadwell-U Host Bridge -OPI (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 5500 (rev 09)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Broadwell-U Audio Controller (rev 09)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Wildcat Point-LP USB xHCI Controller (rev 03)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Wildcat Point-LP MEI Controller #1 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Wildcat Point-LP High Definition Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Wildcat Point-LP PCI Express Root Port #1 (rev e3)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation Wildcat Point-LP PCI Express Root Port #3 (rev e3)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation Wildcat Point-LP PCI Express Root Port #4 (rev e3)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Wildcat Point-LP LPC Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation Wildcat Point-LP SATA Controller [AHCI Mode] (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation Wildcat Point-LP SMBus Controller (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 10)
03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter (rev 01)
jdt@jdt:/home/jdt $