Histórico:
1- Linux Mint 17.3:
Tinha o "su-to-root" que abria uma janela gráfica para inserir a senha. Funcionava com todos os programas gráficos que testei.
2- Linux Mint 18.3:
Não tinha mais o "su-to-root" mas tinha "gksu" que funcionava da mesma maneira. 3- Linux Mint 19.3 (em uso atualmente e testando):
Tem o "su-to-root" ou ele foi instalado por ocasião da instalação do "lshw-gtk" (interface gráfica para "lshw", programa para mostrar o hardware).
Tem o "pkexec" mas este não funciona com todos os programas.
Não tem o "gksu".
Observação: "su-to-root", "gksu" e "pkexec" são "prefixos" (vamos chamar assim) que se coloca no campo "comando" dos lançadores para que se abra uma janela gráfica para digitar a senha. Esta janela se fecha após o lançamento do programa. Exemplo de uso: pkexec lightdm-settings su-to-root -X -c lshw-gtk gksu /usr/bin/warsaw stop
Problemas:
O problema do "su-to-root" atual é que ele abre uma janela de terminal para digitar a senha e esta janela de terminal permanece aberta (embora possa ser minimizada) enquanto o programa gráfico estiver em uso.
Se usarmos, por exemplo, 3 programas gráficos (com privilégios) simultaneamente, teremos 6 janelas abertas, 3 dos programas e 3 janelas de terminal.
Isso é absurdo nos dias de hoje!
Instalei "gksu" (original do Ubuntu 16.04, equivalente a Mint 18.x) mas não funciona corretamente.
Durante o uso do programa, que foi lançado com "gksu", e mesmo após o fechamento do programa, uma "rodinha" fica rodando no ponteiro do mouse como se algo ainda estivesse em execução. Não encontrei quem é o dito cujo.
Pergunto:
Alguem sabe como (em Mint 19.3 Xfce 64 bits) "lançar" programa gráfico (em geral), com privilégios, sem abrir o terminal ou que pelo menos o terminal se feche após digitar a senha?