jeffersonmartins
(usa Arch Linux)
Enviado em 27/04/2017 - 15:47h
Ólá, boa tarde!
Antigamente a memória SWAP era um recurso para que, caso sua memória "acabasse", ele utilizaria parte desse swap (disco rígido) para realizar a junção. Antigamente, era muito comum o uso, hoje não se faz tanto o uso...
*A memória SWAP é bem mais lento que a memória RAM.
Se você colocar swap demais num sistema e começar a usá-lo muito, você vai ganhar uma grande de uma lentidão, principalmente em discos convencionais e até em discos SSD (óbvio,menor lentidão que o convencional).
Sempre foi recomendado a colocar o dobro da RAM como SWAP, mas como disse, esse tipo de conselho era mais comum quando as máquinas tinham pouco de RAM.
Hoje já foi mudado a alguma tempo essa "regra do dobro".
Costumo dizer que, se a máquina tem até 2 GB, colocar o dobro. A partir dai, seria RAM+2GB na swap(sim, apenas isso).
Por exemplo, um sistema de 16GB teria 18GB de SWAP. E não 32GB como antigamente, rsrs.
Não é uma regra e não precisa ser seguida à risca, porém, eu sempre uso de 4 a 6gb de Swap em qualquer tipo de máquina ou até mesmo servidor. Se você ultrapassar esse uso... ai a história é outra, usar mais que 6GB de swap, por exemplo, tem algo de errado, algum serviço(s) consumindo imensamente, ou até mesmo, rever os serviços gerados. Se são consumidos durante grande tempo pois é necessário, grande número de acesso e demais funções. Nesse caso, talvez apenas trabalhar com ajuda do SWAP seria para redução de custos a curto prazo.; pois se seu projeto trabalho full o tempo todo, a memória ram e demais fatores da máquina deveriam ser revistos.
Se você usar o comando: swapon -s poderá verificar o tamanho do Swap já usado.
Se você usar o comando free -mh , poderá verificar o uso no momento.
Sou novato no fórum e estou estudando linux também.
Abraço.