Delusion
(usa Debian)
Enviado em 30/12/2024 - 13:19h
Pebis escreveu:
Uso somente Linux há uns 13 ou 14 anos. Não vejo sentido abandonar o Windows se você depende de softwares que são exclusivos daquele sistema. EU não dependo de nada do Windows, uso o pc somente para internet, editar alguns textos, raramente jogar algo na Steam, enfim, coisa básica e que a maioria da pessoas fazem. Não vou pagar uma licença se tenho um sistema gratuito que supre todas as minhas necessidades. As pessoas adaptam-se quando querem ou quando necessitam. Não sinto falta nenhuma do sistema da Microsoft, aqui TUDO funciona corretamente com todos os sistemas instalados (Ubuntu, Debian, openSUSE), não tenho problema com nada (wi-fi, bluethoot, audio, vídeos)
Rapaz, ou você é sortudo ou realmente usa pouco seu sistema.
Vez ou outra já tive todos esses problemas que você citou não ter. Agora mesmo meu debian não funciona o bluetooth, a velha história de não suportar meu hardware. Fedora e opensuse até conseguem fazê-lo funcionar, de maneira intermitente, o que é pior ainda. Porém não é essencial e talvez funcionasse no windows.
Já tive problemas com wifi e som no opensuse leap.
Videos engasgando no fedora, após a versão 32 não houve kernel nem codecs que me salvem...
Porém áudio e vídeo já tive problema em todas as distros, inclusive no debian, porque no final das contas a distro em si não vai ter muito controle sobre o desempenho de um software, o máximo que ela faz é selecionar a versão menos problemática do software; por isso a minha escolha pelo debian. Penei muito recentemente com a vibe de mudar tudo de gtk pata qt, dava problema em edições, renderização e até mesmo na reprodução; agora parece que está mais equilibrado.
Gravito sempre entre Debian/ubuntus, fedora, opensuse. Uso linux simplesmente porque não me adapto mais ao windows, mesmo tendo a licença, talvez porque eu seja um usuário de XFCE. Nas outras interfaces "mais completas", talvez realmente a diferença de resposta pode não ser tão grande. Também não preciso de nenhum software específico dele. Apesar de todos os problemas, eu gosto de linux! E é o que vou usar em pcs e notebooks; SE algum dia o linux não compensar mais, usarei apenas android.