Hank
(usa Ubuntu)
Enviado em 02/07/2013 - 16:48h
RabeloFern escreveu:
Olá amigos boa tarde, estou fazendo um trabalho sobre as vantagens do Linux, e as desvantagens de usar o Windows.
Alguém poderia citar quais são as características importantes.
O linux tem grandes qualidades, entre as já citadas aqui, destacaria desempenho e estabilidade.
Mas se seu professor não se incomodar, gostaria de dizer que o Linux não é só maravilha.
Primeiro, o Linux não é um sistema operacional, é o núcleo das dezenas (ou centenas?) de distribuições (distros) construídas sobre esse núcleo pelos muitos grupos de desenvolvimento espalhados pelo mundo. Mas é comum na linguagem coloquial confundir as duas coisas. Mas o certo seria comparar um Windows com uma distro Linux.
Aí começa a primeira dificuldade pra quem quer aprender a usar Linux hoje: qual distro usar? Como escolher algo que você não conhece? Você escolhe uma (nem me lembro mais como escolhi a primeira), mas começa a ouvir elogios sobre outra e resolve conhecê-la. Aí pode comprar pelo menos dois kits de 25 unidades de Cds e Dvds que a coisa vai longe. Tem sempre alguém contando maravilhas sobre a distro que usa para deixá-lo com água na boca.
Aí pode acontecer, por exemplo, de você ter um problema com a nova distro, entrar num site de busca, achar uma solução (às vezes o autor não menciona qual a distro dele), tentar executá-la e um comando daquela solução não existir na sua nova distro. Ou seja, não existe 100% de portabilidade do conhecimento adquirido entre as distros. Nem tudo que funciona numa distro funciona igual na outra.
Na área de instalação das distros, algumas são bem fáceis. O Cd de instalação é claro e aponta o caminho. Outras são apenas para quem tem muito tempo para aprendizado e/ou um certo tempo de janela em Linux.
Na área de impressoras, em algumas distros, basta plugar a impressora ligada e sair imprimindo. Em outras, você pode ter de descobrir sozinho a solução de um problema, como já me aconteceu.
Considerações análogas valem para a placa de vídeo.
Ou seja, Linux é grátis, mas, se computarmos o tempo gasto em aprendizado e resolvendo problemas, não é tão grátis assim.
Aos conhecedores mais adiantados: se falei algo incorreto, favor me corrigir.