erikpinheiro
(usa Debian)
Enviado em 31/07/2013 - 09:08h
Trabalho com Windows já tem um bom tempo e começo agora a aprender Linux, o motivo disso é o próprio mercado que vem exigindo o pinguim, principalmente em servidores. Na minha ATUAL considero o seguinte:
Microsoft atende melhor (não que seja o melhor):
- Servidores de Domínio: Até hoje não vi nada tão funcional e amigável do que seu AD, trabalha perfeitamente em empresas, pois possibilita ao Admin trabalhar suas políticas de forma mais abrangente.
- Servidor de Colaboração: Não que Exchange seja o melhor, é bom e mais usado, um Exchange e um MS Outlook é uma solução de colaboração perfeita, permite de forma fácil e amigável que a secretária cuide da agenda do diretor.
- Banco de Dados e ERP: Aqui vou escrever um experiência própria com um sistema que atualmente domina o mercado de médias empresas (onde atuo a pelo menos 8 anos e que é maioria na minha região), o Protheus da Totvs trabalha infinitamente melhor com SQL Server e com servidor de aplicação rodando em Windows, dá pra usar Oracle e usar Linux como serviço de aplicação, mas fica bem mais lento e o pessoal do suporte da Totvs já patina legal com Microsoft, imagina só com outras soluções. MySql?? Eles nem devem saber o que é isso.
- Departamento Financeiro, Contábil / Fiscal, Engenharia e RH: Bancos como Bradesco ainda pensam que o mundo (ou ganham algum por isso)inteiro só usa Windows. A Caixa com sua conectividade social idem, alguns softwares da receita também dão pau em Linux, ao menos para os usuários desses departamentos Windows ainda é a melhor solução. Em engenharia temos o problema do CAD, SolidWorks e outros.
- End Point Protection da vida: Symantec, Forefront, TrendMicro... Se vc tem Windows na rede, tem de ter antivírus (óbvio), então precisa de um servidor (nem precisa ser dedicado) pra fazer isso (rodar o End Point Protection da vida), então vc precisa de um Windows Server, mesmo que seja o STD 2003.
Linux atende MUITO melhor:
- Servidor WEB: Vc tem N representantes espalhados pelo Brasil, estes precisam de um sistema para imputar os pedidos. Imagine o cara no interior do Acre (sem preconceito), vai imputar um dado só quando chega no hotel, imagina se o servidor estiver indisponível ou estiver dando os erros padrões do ASP. Que tal um sistema bem feito em PHP ou outra linguagem de gente rodando em um servidor Linux. Nunca vc vai precisar mexer.
- Firewall: Não preciso nem comentar, apesar que venho atuando com Sonicwall e estou satisfeito, mas se for pra fazer bonito, diminuir custos, fazer funcionar bem e conseguir um salário bem melhor, vou de Linux!
- VPN: OpenVPN, nem preciso comentar tbm. Por falar nisso, a MS tem alguma solução?
- FileServer: Pra quer pagar fortunas em um servidor pra guardar arquivos? De quebra da pra usar aquele servidor que já estava encostado, bastando se necessário acrescentar discos ou espetar no storage.
- Mail Server: Muito mais estável e trabalha bem enviando para o Exchange, solução perfeita.
- PrintServer: Mais rápido, funcional e grátis, pode usar qualquer maquina velha pra isso.
- Produção, recepção, apresentação e outros: Alguns departamentos os usuários só realizam pequenas rotinas e controles, como apontamento de produção, impressão de OP, digitação de textos e pequenas planilhas, controle de acesso, apresentação de slides... Na boa, pra que pagar licença de Windows pra essas coisas???
Fiz essa comparação a partir de minha experiência na área de TI, sempre atuei em empresas de médio porte (principalmente industrias) com redes de até 300 estações de trabalho e 10 servidores, creio que há situações bem diferentes onde o Linux é mais aceitável que Windows e outras onde o Windows se sai melhor. Na minha visão, como profissional de TI, não posso simplesmente ser Xiita, mas tenho de fazer aquilo que se enquadra melhor na organização, conhecer os dois mundos é essencial para um trabalho mais produtivo, ouvir os usuários e saber pesar em qual momento é melhor um sistema e em qual momento o outro é melhor.
Como disse estou começando em Linux e particularmente, para meu notebook em CASA, eu escolhi o Linux (Ubuntu), até minha esposa que nunca havia usado Linux achou melhor e se adaptou muito bem.
Aqui no trabalho, meu desktop é Windows 7. Uso algumas ferramentas da Totvs, além do MS Visio e MS Outlook, não gostei do Wine, por isso ainda sigo usando o Windows por aqui.
**Reparem como usei o AINDA **