Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 31/01/2009 - 19:35h
Existe um item no qual a Microsoft é primorosa, e no entanto pouco se tem comentado a respeito:
No hardware!
Os produtos da Microsoft no tocante a hardware, apesar de um pouco caros (mas não muito), são superiores à maioria da concorrência especializada.
O mouse MS já foi indicado em vários testes como sendo o melhor e mais ergométrico do mercado.
Os teclados são ótimos, assim como outros produtos.
No tocante a software, também há produtos de primeira qualidade, e que vão do Magic School Bus e outros programas educativos, até simuladores de vôo e jogos bem interessantes.
E mesmo deixando a desejar, o Money foi de grande valia durante muito tempo. Ele não era bom (segundo alguns críticos especializados) mas suas alegadas deficiências jamais foram consertadas pela concorrência.
Ironicamente, há pessoas que sempre defendem de forma ferrenha, exatamente os calcanhares-de-Aquiles daquela empresa, e que são respectiva e repetidamente o sistema operacional Windows (com seus vários "sabores" e dissabores) e o navegador Internet Explorer com seu pseudo-aliado Outlook, todos esses com bugs que se repetem desde os tempos da "computação a vapor".
Concordo em que seja um conjunto de produtos "bons" (diríamos "just fair" em Inglês), mas tanto "Windows" -lá- quanto "Linux" -cá- ainda têm muito que evoluir, de uma forma geral.
A única diferença é que os linuxistas SE ASSIM O QUISEREM poderão fazer de suas instalações alguma coisa próxima da perfeição.
O grande problema é que são pouquíssimos aqueles que procuram fazê-lo, pois é notadamente mais fácil e conveniente comer do prato-feito (ou marmitex) oferecido por uma única empresa, que ir pessoalmente para a cozinha e preparar a própria refeição "from scratch".
O pior aspecto é que muitos - além de não fazerem nada de proveitoso - criticam duramente àqueles que assim o fazem.
Vejam o caso do Carlos Marimoto com o seu Kurumin. Aquela distro é muito elogiada principalmente fora do Brasil, mas houve até quem comentasse aqui mesmo no VOL que "já vai tarde" quando foi noticiado que o projeto seria descontinuado.
No entanto, quando o horrível Windows ME foi descontinuado, ninguém falou nada, ninguém se revoltou, ninguém criticou, nem nada. Nem sentiu saudade.
Todos se fecharam em copas. Ninguém disse "já vai tarde".
E quem foi que lamentou quando foi descontinuado o Windows 1.0 ? Ou o 2.0 ? ou o 3.0 ?
E quem já chegou sequer a elogiar essas versões?
Dá para entender?