WalkerPR
(usa Deepin)
Enviado em 27/11/2020 - 15:20h
elainels escreveu:
. . .
A maior parte das pessoas nem vai ter dificuldade de usar uma distro Linux, seja qual for, porque acessar a internet e abrir um editor de planilha ou de texto é a mesma coisa do windows. Agora me diz qual a vantagem de sair de um SO que te dá tudo na mão pra um que você tem que fazer tudo na unha? (é retórica, não precisa responder -> eu sei de alguns)
. . .
Concordo com relação as ferramentas. Suite de Escritório e navegador de Internet tem as mesmas funcionalidades em qualquer plataforma (Windows, MacOS, e Linux).
Já com relação a "fazer tudo na unha", não podemos generalizar na plataforma Linux. Algumas distribuições são amigáveis, de fácil entendimento, tais como LinuxFX (ou WindowsFX), Linux Mint, Manjaro, KDE Neon, Mageia, ... Em geral, distribuições com interfaces gráficas do KDE e do Cinnamon são mais amigáveis para um usuário leigo, que saiu recentemente do Windows e quer se aventurar no Linux. Outras distribuições apresentam interfaces mais voltadas a sua história, por exemplo: Xubuntu (interface XFCE), . . . ou Debian, Fedora, e Ubuntu (interface Gnome).
. . .
Na minha visão a maioria dos usuários quer coisas prontas e fáceis, e nesse ponto eu concordo. Mesmo oferecendo milhões de possibilidades de configuração, segurança e customizações o usuário comum só precisa do básico. Muito recurso são desperdiçados desde celular, câmera, computador até utensílio de cozinha. Usuário final mediano não se importa com isso.
Também venho a concordar quanto as tecnologias disponibilizadas hoje em dia, não importa se desktop, mobile ou tablet, o usuário leigo apenas quer utilizar as funções básicas. Muita configuração e customização confunde o usuário. Hoje eu dia eu conheço muitas pessoas que mal sabem usar o celular, ou notebook. Conhecem apenas seus aplicativos básicos, de bate-papo e internet, por exemplo.
No próprio Windows, usuários até mesmo intermediários, confundem quando nos referimos em Windows Explorer (gerenciador de arquivos). Estes pensam que nos referimos em Internet Explorer de tão condicionados ao básico que eles são.
--------------------------------------------------------------
"Linux: several flavors, one way: - Freedom of choice!"