paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 23/02/2019 - 22:02h
Considere com cuidado a estratégia de espalhar um único sistema de arquivo em múltiplos discos. Na maioria dos casos, quando se faz isso, em lugar de ter um único ponto de falha, você passa a ter múltiplos: se qualquer dos discos falhar, todo o sistema de arquivos pode ser perdido. Back-ups efetivos ficam mais importantes do que nunca.
---
Se você tivesse usado LVM, poderia acrescentar o novo dispositivo ao
volume group e aumentar o tamanho do(s) volume(s) lógico(s) e do(s) sistema(s) de arquivo(s) nele(s) contido(s).
Pela saída que você mostrou, não parece que você tenha usado LVM (ou então ele está oculto por nomes que não deixam isso aparente). Isso dificulta.
Você pode deixar a máquina indisponível enquanto mexe na disposição dos discos, ou tem de fazer tudo com a máquina no ar? Trabalhar
off-line abre mais o leque de opções.
Eu recentemente precisei reinstalar um servidor corrompido sem perder seus dados, mas usando os mesmos discos. Eu vi que, se eu comprimisse os dados, daria para fazer tudo caber num HD externo que eu tinha disponível, embora sua capacidade fosse muito menor do que o volume de dados originais não-comprimidos. Isso me deu uma boa margem de manobra (eu só não podia perder o HD extreno durante a reinstalação, o que felizmente não aconteceu), mas o servidor teve de ficar fora do ar durante toda a operação.
No seu caso, se você conseguir comprimir os dados do HD de 4TB de modo a caber nos 2TB do HD novo (não vai dar se você estiver falando de 4TB de vídeo, que já é comprimido), você poderia copiar com compressão, criar a LVM contendo o HD de 4TB, copiar os dados de volta para esse HD, e depois estender a LVM para o HD de 2TB.
---
A forma de atuação mais simplista seria você eleger um diretório que caiba nos novos 2TB (e quiça continue cabendo pelos próximos meses) e mover o conteúdo do sistema de arquivos raiz para ele, e depois montar o disco novo por cima do diretório antigo.
De preferência, crie o novo sistema de arquivos com LVM. Assim será mais fácil crescer de novo, caso isso seja necessário no futuro.
... “Principium sapientiae timor Domini, et scientia sanctorum prudentia.” (Proverbia 9:10)