Giovannini
(usa Ubuntu)
Enviado em 24/05/2024 - 16:41h
Tocagano escreveu:
Isso aí tem que ser feito com muito cuidado e planejamento, deve-se observar o seguinte:
1- E a experiência da moçada em geral em relação ao Office da M$, tanto da gestão (professores, direção, corpo docente) quanto dos alunos?
2- Quais softwares que estão em uso serão substituídos por seus "equivalentes" livres?
3- Como é feita a gestão da escola? Bota nisso aí boletins, faltas, grade de horários, professores, funcionários, pagamentos, etc;
Há outras situações, como o gerenciamento de internet, login dos usuários, etc. A gestão se dá por meio de domínio (domain control)? Você pode, se for esse o caso, criar de teste um servidor LDAP (controlador de domínio) onde você pode ir migrando as máquinas aos poucos, o Windows inclusive é compatível com o LDAP usando nele um plugin chamado PGina.
Quantas dispositivos há na escola (PC, notebook, impressora)?
>>> NÃO visite este canal, o cara pensa que sabe alguma coisa! <<<
https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw
Woooow! Obrigado, amigo!
Bem:
1 - Eles teriam que se acostumar com o Libreoffice. Eu domino bem ele, posso dar umas manhãs de treinamento para facilitar a adaptação.Os alunos não usam, porque as professoras correm dos computadores. Fazem as aulas "à moda antiga".
2 - Na escola ele disse que precisa do Office, de um sistema de gestão escolar que faz quase tudo (se chama "Education One" e custa 5000 anuais), e o Jeferson do marketing usa o Corel e o Photoshop (pensei no Inkscape e no GIMP)...
3 - Neste "Education One". Eu vi que tem uns Opensource interessantes, como o Gibbon, por exemplo (https://gibbonedu.org/)... Teríamos que testar numa máquina. Eu tenho até oo final do ano para fazer tudo isto acontecer.
Tem 17 computadores nas secretarias, diretoria, coordenação, biblioteca e salas de aula e mais 30 notebooks no laboratório de informática e robótica, que atualmente é usado muito mais como cantinho da leitura...
Tem impressoras na secretaria e na diretoria.