Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

1. Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

Diego Silva
bleckout

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/10/2014 - 15:08h

Boa tarde,

Estou tendo problemas para remover completamente o banco de dados MariaDB SQL e suas depedências.

Ocorreu que quando digito o comando "yum install mysql-server" ele diz que está obsoleto e aponta a instalação para MariaDB...


[root@FILESERVER Kernel]# yum install mysql-server
Loaded plugins: fastestmirror, refresh-packagekit, security
Determining fastest mirrors
epel/metalink | 2.6 kB 00:00
* base: centos.ufes.br
* epel: mirror.globo.com
* extras: centos.ufes.br
* updates: centos.ufes.br
base | 3.7 kB 00:00
base/primary_db | 4.4 MB 00:00
epel | 4.4 kB 00:00
epel/primary_db | 6.3 MB 00:00
extras | 3.3 kB 00:00
extras/primary_db | 19 kB 00:00
mariadb | 1.9 kB 00:00
mariadb/primary_db | 20 kB 00:00
pgdg91 | 3.7 kB 00:00
pgdg91/primary_db | 125 kB 00:00
pgdg93 | 3.7 kB 00:00
pgdg93/primary_db | 133 kB 00:00
updates | 3.4 kB 00:00
updates/primary_db | 5.4 MB 00:00
Setting up Install Process
Package mysql-server is obsoleted by MariaDB-Galera-server, trying to install MariaDB-Galera-server-5.5.39-1.el6.i686 instead
Resolving Dependencies
--> Running transaction check
---> Package MariaDB-Galera-server.i686 0:5.5.39-1.el6 will be installed
--> Processing Dependency: MariaDB-common for package: MariaDB-Galera-server-5.5.39-1.el6.i686
--> Processing Dependency: MariaDB-client for package: MariaDB-Galera-server-5.5.39-1.el6.i686
--> Running transaction check
---> Package MariaDB-client.i686 0:5.5.40-1.el6 will be installed
---> Package MariaDB-common.i686 0:5.5.40-1.el6 will be installed
--> Processing Dependency: MariaDB-compat for package: MariaDB-common-5.5.40-1.el6.i686
--> Running transaction check
---> Package MariaDB-compat.i686 0:5.5.40-1.el6 will be installed
--> Finished Dependency Resolution

Dependencies Resolved

=============================================================================================================================================
Package Arch Version Repository Size
=============================================================================================================================================
Installing:
MariaDB-Galera-server i686 5.5.39-1.el6 mariadb 20 M
Installing for dependencies:
MariaDB-client i686 5.5.40-1.el6 mariadb 9.9 M
MariaDB-common i686 5.5.40-1.el6 mariadb 23 k
MariaDB-compat i686 5.5.40-1.el6 mariadb 2.6 M

Transaction Summary
=============================================================================================================================================
Install 4 Package(s)

Total download size: 32 M
Installed size: 127 M
Is this ok [y/N]:



Como posso resolver isso?

Obrigado.


  


2. Re: Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 10/10/2014 - 16:53h

Eu acredito que no CentOS tenha acontecido o mesmo que aconteceu com o Fedora. O Fedora abandonou o MySQL e no lugar está usando o pacote MariaDB, que é quase igual ao MySQL. Antes que vc pergunte por que isso aconteceu, vou explicar:

A Oracle comprou a empresa Sun Microsystems, antes detentora dos direitos de uso sobre o MySQL. Como muitos sabem, a Oracle não é lá muito adepta do software livre e começou a fechar cada vez mais o MySQL. Os criadores originais do MySQL resolveram então, para salvar o seu projeto, criar o MariaDB. Hoje muitas aplicações já foram migradas do MySQL para o MariaDB, e o projeto Fedora mudou então seus repositórios para substituir o mysql pelo mariadb.

Pra vc ter recebido essa mensagem, tudo leva a crer que o mesmo aconteceu com o CentOS. Mas dependendo da sua necessidade isso não é exatamente um problema, porque o mysql e o mariadb são muito compatíveis.


3. Re: Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

Esli Silva
eslih

(usa Debian)

Enviado em 10/10/2014 - 16:59h

Olá,

O MariaDB é o substituto/continuação do MySQL em quase todas as distribuições GNU/Linux.
No estado atual do seu desenvolvimento, o MariaDB é um fork do MySQL e possui um excelente nível de compatibilidade e até mesmo alguns pontos que o tornam mais recomendável/eficiente que o MySQL anterior a divisão dos desenvolvedores (Vista aquisição da Sun pela Oracle).
Você pode usar o MariaDB sem problemas e, não terá nada de diferente do MySQL que você conhecia. (Se seu sistema/site ou seja o que for está num MySQL 5.5 ou 5.6, você conseguirá migra-lo sem problemas tanto para o Oracle MySQL 5.6 quanto para o MariaDB 10 ou MariaDB 5.5)

Caso queira especificamente o Oracle MySQL, terá que instala-lo a partir do download do pacote oficial ou adicionando o repositório em sua distro.

O Oracle MySQL continua sendo gratuito, sob a GPL, free e open source (há teorias e profetas do caos dizendo o contrario por aí), continua com todas as ferramentas e plugins, além da versão paga (subscription) e ferramentas para cluster, grid e proxy (clusters do Oracle MySQL foi um dos temas e novidades da Oracle OTN2014 ), porém, seu desenvolvimento fica sob a Oracle, e tanto o MariaDB e o Oracle MySQL estão tomando caminhos diferentes no desenvolvimento, logo, futuramente, uma migração de um para o outro pode ser mais traumática do que atualmente.

O link para download pode ser:

http://dev.mysql.com/downloads/
ou
https://login.oracle.com/mysso/signon.jsp (https://edelivery.oracle.com/)

A diferença é que pelo e-delivery é obrigatório um cadastro (user, email e senha), lá pode-se baixar não somente o Oracle MySQL, mas addons, aplicativos como o Worckbench, entre outros (não só da familia Oracle MySQL, mas por exemplo, realizar o download do sistema Solaris 11.2, Oracle database 12C, entre outros...)

A instalação do Oracle MySQL é super simples e você não irá encontrar nenhuma dificuldade.

Caso queira adicionar o repositório, siga o link:
http://dev.mysql.com/downloads/repo/yum/

Nele consta os pacotes para as distros que usam o yum (RHEL/Oracle Linux, Fedora) 32 e 64 bits. Basta instalar o .rpm adequado para habilitar o repositório e instalar o SGDB via yum posteriormente.


4. Re: Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

Esli Silva
eslih

(usa Debian)

Enviado em 10/10/2014 - 17:07h

hrcerq escreveu:
A Oracle comprou a empresa Sun Microsystems, antes detentora dos direitos de uso sobre o MySQL. Como muitos sabem, a Oracle não é lá muito adepta do software livre e começou a fechar cada vez mais o MySQL...


A Oracle é uma das que mais contribuem para o Software Livre e para a Linux Foundation (juntamente com Intel, IBM, Fujitsu, HP...).

A aquisição da Sun pela Oracle vai completar 5 anos, e juntamente com o MySQL, há diversas patentes além do Java, Solaris, etc... Claramente a receita com o MySQL é menor se comparada a outros produtos de seu portfólio, porém alcança num nicho de mercado que caminha muito bem, anulando a necessidade de ações radicais por parte da Oracle (inclusive, trabalho numa empresa que é exemplo disto).

O Oracle MySQL não está "fechado", o que houve foi numa atualização recente a Oracle não divulgou (demorou para) o que foi alterado explicitamente no código-fonte do MySQL, o que gerou uma revolta/manifesto da Free Software Foundation, pois feriu parte da GPL naquele momento.
A versão Community continua, juntamente com a versão enterprise e o seu desenvolvimento está prosseguindo (e há investimentos por parte da Oracle nisto, visto o que foi debatido na OTN2014)



5. Re: Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 10/10/2014 - 17:39h

Tem razão, o problema do MySQL foi uma coisa muito pontual pra se chegar ao ponto de dizer que a Oracle está fechando o MySQL. Ainda assim não consigo deixar de ser cético em relação a essa empresa. Ela faz contribuições substanciais sim ao software livre, mas ao mesmo tempo se esforça para minimizar seu uso, como fez, por exemplo, tentando convencer o departamento de defesa dos Estados Unidos a não usar software livre, alegando que no fim das contas ele é mais caro.

A Oracle também abandonou o OpenOffice, numa época em que ele tinha ainda chances de ser um projeto de sucesso, e enche o Java de patentes, o que lhe permitiu há pouco tempo ganhar um processo contra a Google por causa do uso do Java no desenvolvimento do Android. Além disso a Oracle tem atacado a Red Hat, alegando que o RHEL é cheio de vulnerabilidades corrigidas por eles no Oracle Linux. Quer dizer, depois de descaradamente copiar o RHEL e lucrar horrores com isso, ainda tem a cara de pau de acusar a Red Hat de vender um sistema obsoleto e vulnerável.

Enfim, o mysql continua sendo desenvolvido e tal, mas acho que a criação do mariadb foi uma medida super sensata.


6. Re: Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

Airton Lastori
alastori

(usa Outra)

Enviado em 10/10/2014 - 22:49h

Para a instalação das versões mais recentes do MySQL você pode instalar a partir dos repositórios YUM ou APT direto do repositório oficial mysql.com . Aqui tem um tutorial: http://www.alastori.com.br/2014/05/tutorial-de-instalacao-do-mysql-56-e.html . Liberdade de escolha é um dos pilares do software livre.



7. Re: Remover completamente o "MariaDB SQL" [RESOLVIDO]

Diego Silva
bleckout

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/10/2014 - 08:15h

Agradeço à todos pelas explicações, não estava ciente sobre este assunto.

Obrigado.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts