removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 05/03/2015 - 12:19h
SamL escreveu:
Pessoal é o seguinte, abri este novo tópico para falar de outro assunto. Basicamente eu pergunto a vocês: como você tem certeza do que é real?
Quero deixar claro que não estou dizendo que sua resposta seja errada, mas que o meu entendimento do que é realidade também está certo (pra mim óbvio). Durante o tópico vou dizendo o que é realidade para mim.
-Quem não tiver medo de estar potencialmente errado que levante o braço. _o/
Convenhamos que definir com palavras o que é realidade ou verdade é uma tarefa que nem os maiores filósofos da história conseguiram com exatidão. O máximo que fizeram foi nos dar uma ideia disso por analogias e conceitos abstratos. A analogia que eu gosto mais é a do “mito da caverna” de Platão. Segundo Platão não podemos ter acesso a realidade, o que podemos perceber dela são apenas sombras. E é com essa informação limitada que interpretamos o mundo, a verdade, a realidade (seja lá o que for isso de fato!).
Na sua pergunta inicial eu tiraria a palavra "certeza" e perguntaria apenas o que é realidade. Pois, certeza é o mesmo que crença. Você pode ter "certeza" do que quiser por mais absurdo que seja sua crença em algo. A força com que você acredita em algo não torna esse "algo" real ou verdadeiro.
Penso que a realidade não pode ser definida em termos relativos, tipo: "o que eu penso que é realidade é diferente do que outra pessoa pensa que é realidade". A realidade (ou verdade) é apenas uma e é absoluta, mesmo que não tenhamos acesso "absoluto" a ela.
Tudo que podemos dizer sobre a realidade não passa de uma interpretação, uma versão distorcida da mesma, que pode está próxima ou não da verdade. Ter certeza não é o mesmo que ter garantias.
A ciência é uma interpretação sistemática e metódica da realidade. Ela se baseia em "modelos" e "probabilidades" e não em certezas absolutas. E apesar dela não poder nos dar "garantias absolutas" do que é real, é ainda sim o que mais se aproxima (estatisticamente) da verdade. Mas, como podermos afirmar que a interpretação científica se aproxima da "verdade" se não sabemos o que é "verdade"? Simples, ela funciona! E pra mim isso basta!!!!