noitso
(usa Debian)
Enviado em 08/03/2015 - 22:37h
SamL escreveu:
[...] significado dessa palavra, não olhando um dicionário, mas estudando um pouco sobre teoria da complexidade. Basicamente a palavra complexidade significa: mudança, conhecimento (ou realidade) e complexidade. Aí você pensa: mas como assim ela significa ela mesma? É isso mesmo, essa foi a melhor definição que encontrei para a palavra, admitir que ela é ela mesma. [...]
Vejo isto como uma
característica do universo (a complexidade), já ouviu falar em entropia? Conceito muito semelhante.
Quanto a "matrix que se alimenta de complexidade", isto é um belíssimo modo de descrever nossa mente, imaginação. Como já havia dito anteriormente não encontramos forma de discernir nossa própria mente do resto do universo (quem já usou alucinógenos tem uma bela ideia do que estou falando).
Se por um momento considerar um multiverso hipotético, onde cada realidade matematicamente possível existe, terá que fazer uma decisão:
Considerar aquilo com o que não pode interagir (outros universos) como real e imediatamente admitir que todas as possíveis sucessões de eventos
existem, pois nada impede que as mesmas existam.
ou
Não considerar real aquilo com o que não pode interagir e portanto -definir a realidade perceptível como a única-.
Mais uma pergunta, você é determinista? Acredita que tudo, e seja lá o quê, teve uma causa anterior? Não estou me referindo a nada metafísico ou de âmbito espiritual, das coisas que considera tangíveis à ciência, cada coisa que acontece, aconteceu e acontecerá teve um acontecimento precessor?
Obs.: Caso não tenha ouvido falar dos tais universos matematicamente possíveis pesquise a respeito, é uma ideia interessante e pouco cogitada.
Se ficou meio complicado de entender onde quis chegar, considere apenas o seguinte:
Quaisquer que seja sua definição de realidade, se não considerar o ambiente que o cerca como real, também não poderá considerar qualquer situação como real, pois não confia nos meios de percepção que possui. Pode apenas dizer que o que está dentro da matrix onde vivemos (hipoteticamente) é "menos real" que o que estiver fora dela, pois seu ambiente interno é suscetível a eventos externos e não o contrário. Menos real e mais real, níveis de realidade.... Ou você considera tudo como real ou não acredita que exista algo completamente real.