RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 22/03/2019 - 06:33h
- Ele ajudou a crescer o movimento político anti-esquerda, atentando pra um discurso de viés cultural, e incentivando a anti-esquerda a jogar com armas que segundo ele a esquerda usa.
- São marcas polemistas dele:
a) Recomendar a "ocupação de espaços". Desse modo, diz ao seus seguidores: ocupem as rodas de conversa do bairro! Ocupem os debates da igreja! Ocupem as editoras de livro! Ocupem as universidades e etc. Segundo ele a esquerda fez isso inspirada num autor chamado Gramsci, e a anti-esquerda deveria aprender a jogar esse jogo.
b) Critica à intelectualidade acadêmica.
c) Uso de palavras de baixo calão e ofensas de ordem moral.
d) Argumentos hiperbólicos.
Dito isso ele ajudou a criar uma estrutura, uma articulação. Se você pesquisar direitinho verá canais de Youtube com influência dele, editoras conectadas com a "network" dele e o pau vai quebrando... ele fez tudo isso pela internet. Nando Moura, youtuber auto intitulado conservador é largamente influenciado por ele. Danilo Gentili, humorista amigo da galera da "direita" diz que deve sua opinião política a Olavo de Carvalho. Se você procurar achará lives do Olavo de Carvalho com o Lobão... enfim, a influência dele chegou aos Bolsonaro por exemplo... pegou uma fama de "fodão" em certo meio.
Ele foi astrólogo no passado, e parece errar fontes de notícias e dados vez ou outra, bem como tem umas opiniões bem complicadas (embora as vezes mau entendidas, mas nem sempre diga-se de passagem!) sobre política e ciência. Daí ser frequente ver gente na internet atacando esse lado dele, e todo um outra lado passando sem debate e sem observância... antes e depois da eleição de Bolsonaro.
Me parece um sujeito cujo poder de ação foi subestimado, que tem alguma ideias interessante bem como outras extremamente perigosas, e parece possuir uma personalidade estranha e sedenta de poder e autoridade. Infelizmente suas características ruins fizeram "escola" literalmente, acredite.
Acho que ele cresceu muito por ser ignorado e por falar algumas verdades relegadas à indiferença pela elite intelectual. É semlhante à algo que outro dia estava ouvindo no podcast do Joe Rogan... existe um potencial perigoso nesses nichos que ninguém conhece a princípio e começam a atrair pessoas.
De minha parte digo o seguinte: temos de saber filtrar... se formos começar a buscar perfeição em muitas coisas na vida, acabará sendo melhor contar os grãos de areia do deserto.