IceStorms
(usa openSUSE)
Enviado em 04/02/2016 - 22:47h
SamL escreveu:
É verdade. Não é bem uma visão materialista ou mista, mas busco uma visão complexa do problema: olhar ao mesmo tempo para trás e pra frente, isso se chama ver o todo.
Vamos supor o seguinte, que o universo todo vire só átomos de hidrogênio. Então, vai passar bilhões de anos e tudo voltará ao mesmo ponto de agora, com seres vivos e inteligentes e bonitos. Algum momento da vida de do universo a vida apareceria em alguma estrela dando sopa pra um planetinha peidado espaço a fora, como no nosso asteroide chamado terra.
O que acho que não faz sentido é aparecer vida, quem diga inteligente assim, do nada (como nesse momento aqui na terra). Sabe cara, se o numero de átomos do universo é finito, significa que se fizéssemos uma permutação simples de quantidades de qualquer átomos, teríamos numa ocasião muito ínfima, uma chance de surgir um sistema solar como o nosso com um planeta com vida como a terra. E sabemos que isso ocorreu, mas não sabemos se o numero de átomos é finito. É altamente provável que ninguém me entenda, e nem entenda esse meu cálculo intuitivo, gosto muito de fazer isso, vai ser como no tópico do ano passado.
Olá SamL, o assunto é muito empolgante e dá bastante pano pra manga.
Sobre essa "estória" de número de átomos ou mesmo de universo finito não parece está muito no contexto atual. A própria história nos mostra que o homem, por muito tempo, achava que existia somente o velho mundo até descobrirem o novo e o novíssimo mundo. Houve tempos, inclusive, que o Terra era o centro do sistema solar ou até mesmo do universo. Hoje não é diferente e nota-se que sempre existe algo novo, maior e que ainda não foi descoberto, entretanto se faz necessário darmos mais um passo em direção ao conhecimento pra enxergarmos que existem muitas outras coisas além. Desde o início do século passado já se falava em outros universos e ainda de outras dimensões, multiverso e até de mesmo pluriverso. Vejamos onde a Astrofísica chegou, o que descobriu, estima-se que existe 175 bilhões de galáxias (no universo observável) de diferentes tamanhos e como exemplo podemos citar nossa Via Láctea que acreditava-se conter uma população de cerca de 100 bilhões de estrelas, hoje já se fala em 400 bilhões. O que me parece é que somos seres que estamos apenas iniciando uma longa jornada rumo conhecimento e ao infinito. A Física também se aprofunda e teoriza universos paralelos e dimensões diferentes que parecem estar além do próprio mundo físico e que me fazem lembrar os mundos espirituais, além disso, a Física Quântica se depara com inúmeras evidências que não obedecem as leis da Física Clássica, mas tudo isso é somente o início de tudo...
Talvez um conhecimento interessante para agregar seria sobre Física Quântica e teoria das cordas.