SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 25/08/2021 - 03:58h
@clodoaldops
hahaha essa frase ai do ouvido e esponja foi massa. Lembro que em 2012 eu acessava um site de games chamado gamevicio, lá existia muita criança e adolescente. Alguns tinham comportamentos que hoje chamam de fanático políticos: users do site que eram defensores ultra radicais das marcas de video games, ou melhor, eram os fanboys. Tinha também o que chamavam de "os especilistas da GV", que eram exatamente o que essas pessoas que tu cita ai faziam, metiam a opinião nada a ver sobre qualquer asssuntto, querendo mostrar algum grau de "profissionalismo". E olha que esses não eram poucos não, deviam ser a maioria. Fico imaginando o que se tornaram depois de crescidos, se mantiveram tal comportamento ou simplesmente tomaram o Sitocol e pararam de ser tão chatos.
@leandropscardua
Na verdade isso que tu diz necessita também de prova, porque veja: se deus criou as regras, porque ele estaria fora delas? Ou melhor, ele estando fora das próprias regras, necessitaria de uma "prova' ainda maior pra que diga: Deus está fora das próprias regras? Sim ou não, viria como resposta. porém, eu enetndo o que tu quer dizer porque além do nosso próprio conhecimento, imaginamos que o que está fora disso está "fora" das regras, ou melhor, não faz sentido lógico.
Por exemplo, pegue ai uma tabela veradde simples que compara a resposta de um ateu vs cristão sobre "Deus existe?"
A=cristão
B=Ateu
Tebela verdade
A|B 0=errado 1=certo
0|0 possibilidade 1
0|1 possibilidade 2
1|0 possibilidade 3
1|1 possibilidade 4
possibilidade 1 = nennhum deles está certo.
possibilidade 2 = o ateu está certo
possibilidade 3 = o cristão está certo
possibilidade 4 = os dois estão certos
Quando se está num debate comum, fica um lado querendo mostrar que o outro está errado e ele tem razão, o que é bem inútil e só causa discórdia.
Agora, olhando essa tabela podemos perguntar: onde está o tal Deus de verdade?
Minha resposta pessoal é, ele está em toda a tebela, não faz sentido considerar deus como sendo só cristão, ou mesmo que inexistente. Como tu disse ai, ele criou as regras, porém, ele está dentro das próprias regras e não fora como podemos imaginar, entende? Ou seja, a própria tabela verdade é na verdade o próprio deus. Ou melhor, ele é as regras e as regras é ele próprio. Já tinha dito uma discussão com o buckminster sobre isso, só que não lembrei de falar desse detalhe por falta de motivação.
Então, o deus real, ele não está fora da própria criação, na verdade ele próprio é a criação, porém, isso não significa que somos ele. por exemplo, vamos supor que você invente uma máquina, você é o criador da máquina, porém, a máquina não é você, mas a máquina é o que você imaginou, o que nasceu de dentro das suas ideias, da sua cabeça. Sendo assim, literalmente você é a máquina mas a máquina não é você.
@Pebis
Sim, nem tudo mesmo. Existe um argumento sobre isso da infinitude do universo. É dito que ele pode ser curvado sobre si mesmo como um cículo, daí se você chegar nas bordas você apareceria automaticamente no lado inverso (um teletransporte). E também é dito que ele pode ter o formato de U, é aberto porém infinito e sem limite pra frente e pra trás. Sendo assim, com o conhecimento atual, só é possível especular sobre isso até que se tenha (ou nunca tenha) capacidade pra determinar o sim ou não dessa pergunta que tu fez.
@mauricio123
Entendo. Na verdade eu faço esse tipo de questionamento quase que diariamente, nem é porque quero mas porque vem de "dentro". Vem a vontade e ai eu me pergunto. Acho que vivo entre lá e cá, e entre aqui e depois.