Não é porque é a maioria acha que é falso que não exista [RESOLVIDO]

13. Re: Não é porque é a maioria acha que é falso que não exista [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 25/08/2021 - 22:10h

Talvez valha a pena citar duas coisas:
Nossos sentidos não são confiáveis, incluindo a racionalidade. É muito fácil enganar-se, ainda mais quando se deseja ser enganado.
Já as provas, dependem muito do conhecimento de quem aceita como provas. Eu prefiro acreditar em evidências ou indícios, mas não provas, ainda mais em um mundo de verdades transitórias.



  


14. Re: Não é porque é a maioria acha que é falso que não exista [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 26/08/2021 - 00:43h

@Endrick
Cara, isso é muito interessante, já tinha marcado aqui pra ler o livro Psicologia das Multidões, que fala sobre fanatismo, mas também vou assistir mais tarde esses teus vídeos e depois ver o documentário lá na netflix. É um assunto bom de se estudar. Valeu.

@leandropscardua
Olha Leandro, o que eu sei sobre o que eu chamo de força criadora, é apenas o que eu entendi sobre minhas pesquisas sobre experiências de quase morte. Foram essas experiências (diferentes pra cada pessoa) que me motivaram a voltar acreditar em algo, que não somos mero acaso ordenado nesta terra. Por isso, não vou mais tocar nesse assunto até porque eu falei dele apenas como exemplo e não exatamente me envolver em falar disso, ou sobre o que é. Religião pra mim, eu já entendo que seja apenas interpretações, assim como a minha, dessa força maior, desse Deus, desse Alá,. ou seja lá o nome que se der a isso. Se olhar bem, cada "interpretação" trata de propriedades, as vezes comuns, outras vezes diferentes, de uma mesma fonte, e é justamente essa fonte que eu estou falando quando digo que está dentro das regras, regras aqui, entenda não como algo fixo no sentido de lei como se fosse uma constituição divina, mas que, como heráclito, a mudança faz parte e é natural que com o tempo o que parecia ser uma verdade ou mesmo A Verdade, não seja mais o que se era antes. Por isso, se for pensar em regras e tentar fixá-las você exclui a própria constância da mudança, e se tentar encaixar a mudança, ai veremos que a própria força criadora faz parte das regras. Então pra finalizar, o que eu quero dizer é o seguinte: você mesmo cria sua realidade, molda sua vida, de acordo com as escolhas que faz, cada escolha por menor que seja, leva a uma direção diferente, ou melhor, transforma o universo e seu próprio mundo.

@Delusion
Gostei desse ponto É por isso que talvez seja dos sentidos que vem aquela frase que: errar é humano. É como se cada pessoa que lesse essa frase entendesse de uma maneira diferente, e por fim, existirá 7 bilhões de interpretações de uma mesma frase no mundo, sendo que as interpretações parecidas se agrupam e juntam em grandes grupos para dizer que a interpretação A é a real, e do outro lado, surge outro grupo também grande e que diz que a interpretação B é que é a real. Por fim, terminaremos num períodod de eleição que mais gera ódio que somente concenso.


15. Re: Não é porque é a maioria acha que é falso que não exista [RESOLVIDO]

Adalberto G4d31h4
Borg_Atomic

(usa KDE Neon)

Enviado em 26/08/2021 - 01:25h


Enfim, meu objetivo não é discutir a existencia de um deus
muitos escolhem um "lado"
Não dá pra simplesmente não estar em nenhum lado?

O nome desse problema chama-se falsa dicotomia https://pt.wikipedia.org/wiki/Falsa_dicotomia
Cada um tem o direito de se ausentar de uma opinião ou possuir uma terceira via, no entanto, em alguns casos a dicotomia realmente existe, e deixar de expressar uma opinião pode colocar você em cima do muro, o que pode não ser muito bom


16. Re: Não é porque é a maioria acha que é falso que não exista [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 26/08/2021 - 08:00h

@Borg_Atomic
interessante isso, porém, eu não me referia a exatamente isso. Por exemplo, no exemplo do ateu/cristão, eu quero dizer que pode existir outra opção pra questão "Deus existe?" e não é exatamente ficar em cima do muro. Tipo, pense ai quando estamos em época de eleição presidencial, no primeiro turno existem diversos candidatos, mas praticamente é considerado como apenas dois, dai ficam uma divisão no meio (em dois opostos) antes mesmo de haver qualquer decisão final. É o que tô dizendo com o caso de um grupo de pessoas passarem defender uma ideia X como falsa só porque eles são maioria, mesmo sem comprovação nenhuma da falsidade de tal ideia.

Quando as pessoas se dividem em dois grandes grupos opostos, fica difícil qualquer um deles enxergar que a tal ideia dos dois esteja de fato errada. Isso que é o que vejo como limitação. no livro Parallel Thinking, o autor explica bem de onde vem tal pensamento e diz alguns truques de como detectar e sair dessa "limittação", porque é justamente isso, limitação. Sem enxergar alternativas, você simplesmente se prende a uma única ideia e parte pro confornto pra forçar que o outro, geralmente de ideia oposta, admita que sua ideia é boa, ou mesmo a "melhor" que existe. Seria cômico se não fosse trágico.


17. Re: Não é porque é a maioria acha que é falso que não exista

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/08/2021 - 08:25h

-crer ou não crer em Deus depende de mim
-tenho o livre arbítrio
-posso e devo exercê-lo

-mas não devemos nos esquecer de duas coisas
1- Deus não depende da minha crença ou de qualquer coisa que eu faça ou deixe de fazer p/ que Ele exista
2- Toda escolha, toda decisão, toda atitude, tem consequências que também não dependem da minha vontade/crença/pensamento

-estando ciente disso, trilhe o caminho que achar mais adequado
-pense, reflita, decida
-não espere, não permita que outros decida por vc
-pq isso não será levado em conta
-pois no final a decisão sempre será sua





18. Re: Não é porque é a maioria acha que é falso que não exista [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 26/08/2021 - 20:16h

Salve, dr Alberto!
Grandes sábios foram panteístas. Mesmo assim me atrevo a lançar alguns pontos de reflexão, a quem interessar:
Para mim o panteísmo não faz sentido porque não se pode definir o objeto do qual se fala, seja qual nome lhe seja dado; força, inteligência, campo, princípio, etc. será vago.
Em vez de explicar de que forma os processos perceptíveis aos nossos sentidos e equipamentos manifestam essa "força", o panteísmo, assim como as outras crenças, contenta-se com o mistério. Isso me levou a classificar o panteísmo como anticientífico, mesmo que a maioria dos panteístas sejam filósofos e cientistas.
E por último, o panteísmo não oferece um céu para quem for bonzinho, portanto, não tem utilidade do ponto de vista da organização humana coletiva nem individual.
# tá bom, essa última foi só para descontrair:)



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts