OFF: questão filosófica

25. Re: OFF: questão filosófica

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2018 - 18:50h

paulo1205 escreveu:

Buckminster escreveu:

Grupo exotérico ou esotérico?


Eis aí um bom exemplo para o nosso colega ver como a ortografia é importante, já que essa questão de com "s" ou com "x" produz significados opostos. (E me parece que ele usou a que tem significado errado para o contexto!)


Sim, acredito que ele quis dizer "grupo esotérico fechado", até porque "exotérico fechado" fica estranho posto que "exotérico", grosso modo, significa o que é público.


  


26. Re: OFF: questão filosófica

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2018 - 19:03h

Cantarino escreveu:

@SamL
Parece que a psicanálise que se refere, é a do Jung... Se for, realmente, ele adorava essas questãoes...
Quanto aos relatos que mencionou, vai achar de todo tipo, depende do pesquisador.
Sabia que tem gente pesquisando um tal de gen de Deus? As pessoas que possuem esse gen, teriam mais tendência para experiências místicas...
E concordo contigo, que cada um cria as suas conclusões... Eu deixei para lá, mas ainda gosto de pesquisar e ler sobre esses assuntos.

@Buckminster
Esse aqui, não é um fórum sobre a língua portuguesa, e também não lhe elegi meu professor... Você já está ficando chato! Para não dizer grosseiro... Já que não tem o direito de me cobrar isso aqui... Eu vou continuar escrevendo desse jeito, não vejo necessidade desse formalismo aqui.


Grosseiro?
Somente quis saber qual das duas palavras tu estava utilizando, pois as duas tem sentidos diversos e mudaria o sentido da frase.
Se tu te sentiu ofendido o problema é teu.
Não te cobrei nada maluco, não sou cobrador nem motorista.
Continua escrevendo do jeito que tu quer, nem precisa anunciar isso.
Que peninha, não fui eleito teu professor.
Como tu é sentimental, desculpa se ofendi teus sentimentos, desculpa se te machuquei por dentro.


27. Re: OFF: questão filosófica

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/02/2018 - 19:07h

Não estrague o tópico hater...
Se vc foi criado pela sua avó não é culpa minha


28. Re: OFF: questão filosófica

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2018 - 19:11h

Cantarino escreveu:

Não estrague o tópico hater...
Se vc foi criado pela sua avó não é culpa minha


Tá bom, deixa para lá...


29. Re: OFF: questão filosófica

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/02/2018 - 22:00h

SamL escreveu:
Não faz sentido (pra mim) ser formado de partículas e estas partículas não terem um nível próprio de pensamento ou mesmo de vida. De alguma forma estão vivas e pensam, o que faz refletir no ser maior (o eu) e este também pensa sozinho mesmo que influenciado pelas partes (os átomos).


Hum... Parece que esse é o ponto.
Olha só, a linguagem é ensinada para a gente. E não tem como voc\ê pensar sem usar a linguagem... Veja bem... Quando vc é criança e se machuca, logo vem um adulto e atribui que vc está com dor onde vc machucou... Com o tempo vc passa a especificar melhor esse conceito, porque vc o entende, e diz onde sente dor... Em ultima análise lhe foi ensinado um comportamento.
Agora, quem ensina uma partícula? Um átomo? Qual a linguagem deles?

Eu acho que isso não existe... Vc é simplesmente formado por eles...




30. Re: OFF: questão filosófica

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2018 - 23:44h

SamL:

"Ou seja, é impossível descrever com palavras a verdadeira forma de um hipercubo porque as palavras só podem descrever coisas de no máximo 3 dimensões. Sendo assim um hipercubo real na quarta dimensão está totalmente invisível para os sentidos humanos e por consequência está longe da descrição com palavras (descrição física)."

["Para representarmos um hipercubo, unimos todos os vértices de dois cubos por segmentos de reta."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tesserato]

Esta acima seria uma descrição.
Porém, quando tu diz que um hipercubo está totalmente invisível para os sentidos humanos, então como sabemos que existe o hipercubo?
O hipercubo foi criado pelos matemáticos ou existe na natureza?


31. Re: OFF: questão filosófica

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/02/2018 - 17:33h

SamL escreveu:

O autor do livro Uma Prova do Céu diz que o maior mistério do universo é a consciência, isso pela experiência vivida dele...


Meu caro, eu tenho uma certa dificuldade com autores que usam de argumentos anedóticos... Mas de repente o Universo pode ser consciente, quem sabe?
A psicologia transpessoal, aborda muitas dessas suas questões... Procure por Pier Weil.
Tipo assim... De acordo com um experimento soviético, que eu não sei citar, uma ninhada de coelhinhos foi levada por um submarino, para debaixo da calota polar... A mãe coelha ficou no laboatório e seu ECG era medido...
Em intervalos de tempo definidos, um filhote era sacrificado, e exatamente no mesmo momento, existia uma variação no ECG da coelha...
Se isso for verdade, pode ser reproduzido, e indica uma interconexão desconhecida.





32. Re: OFF: questão filosófica

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/02/2018 - 07:58h

@SamL

Eu posso ser classificado como 'agnóstico', ou 'ateu fraco'...
Eu estudei esse tempo todo, procurando uma resposta justamente por não chegar a uma conclusão... Uma hora, por ex., eu ia por uma caminho que admitia a existência de Deus, outra, justamente o oposto... E é assim até hoje.
Eu estudava não só sobre a morte, mas diversos outros assuntos, como processo da criação, planos de manifestação, diversos corpos, prcesso da evolução espiritual, meditação...
Atualmente estudo o mito de criação hebreu...
Até agora consegui perceber algumas coisas, como a permanência no deserto do povo hebreu por quarenta anos - para que perdessem a mentalidade de escravos...
A lei do talião, como um vanço para a época, tirando assim os excessos na punição...
As liberdades literárias dos escritores, e como eles eram exagerados... Além de copiarem descaradamente outros mitos, como o do nascimento de Moisés, por ex.
E no novo testamento, tirando aquele monte de milagres, que eu sou cético... A mensagem extremamente revolucionária, de Jesus. Principalmente depois que assisti na sessão Philos, um documentário chamado A Revolução do Altruísmo... Vale a pena assistir.



33. Re: OFF: questão filosófica

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/02/2018 - 20:52h

SamL escreveu:

Eu não sei definir bem como é a minha visão sobre a morte porque eu achei respostas em diversos lugares, apesar de não saber explicar eu sinto que compreendo de algum modo e penso que a vida não seja o último suspiro humano, ou mesmo animal. Provas? Tenho, mas são pessoais, é provável que ninguém acreditaria caso eu conte algo aqui, por isso prefiro me manter "oculto".

Já que você tem tanta dúvida vou te dar um último conselho: relaxa cara, curte a paisagem, atravesse a vida com gosto, mesmo que não haja nada lá depois da vida, ainda assim eu acho que vale a pena atravessar este meio mundo de experiências. Mas caso haja alguma coisa lá, e aí? Como é que fica? Fica tudo bem e talvez vamos seguir por outro caminho vivendo no meio do infinito. Depois que mudei minha visão até mesmo meu medo da morte diminuiu, apesar de que ainda tenho medo, não fiquei louco, tá ligado?


Meu velho, obrigado pela consideração!
Mas eu devo admitir que não estou nem aí para amorte... É claro que eu não quero que ela chegue... Como a vejo como um processo natural, eu acolho. Já vi isso com entes queridos... A reação vem, mas parece que é mais bem trabalhada que com as outras pessoas.
Além disso, procuro levar a vida da melhor meneira que posso... Tenho amigos, família, vira e mexe nos reunimos...
Eu é que sou curioso mesmo...
Esses movimentos, por assim dizer, dialéticos que faço, são naturais, e involuntários... Só vão acontecendo.

Se foi um adeus... Felicidades no seu caminho, e muita paz!

Em tempo: Deve ter percebido que também não sou religioso... Citei Jesus, mas para mim ele era um rabino judeu, que viveu em uma época de opressão, e criou uma conduta a partir disso.




34. Re: OFF: questão filosófica

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 01/03/2018 - 07:50h

Buckminster escreveu:
Não são detalhes. A língua e a linguagem não são detalhes. São a base de tudo.


Ri muito aqui com a treta :)
Em seguida refleti o quanto sou reflexo de pura contradição.
Tenho problemas em levar a sério uma escrita com muitos erros, a menos que seja produção de uma criança. Não critico mas reservo-me o direito de ignorar. Se alguém escrever 20 páginas e somente uma frase estiver correta, é esta que vou considerar, ficando claro que não discrimino a pessoa e sim a sua produção. Mesmo em meu trabalho isso não é segredo.
Por outro lado, eu não idolatro a palavra. Para mim, os significados são construídos ao longo da experiência e, algumas vezes não coincide com a do dicionário.
Portanto, eu discordo, linguagem não é a base de tudo; talvez seja a base do pensamento, como os russos já demonstraram séc. passado, mas convenhamos; nem tudo é pensamento. Acredito que a base de tudo é a experiência.

Tenham todos um bom e produtivo dia.




01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts