
Rousseau
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 18/03/2016 - 11:16h
Também não vou defender ninguém, vou tentar fazer uma crítica sobre a leitura que tenho da atual realidade política brasileira, pensando de forma geral.
Bom, acredito que a gente tem dois problemas centrais, atualmente. A descrença completa na política e, o erro em achar que o problema se encontra na pessoa, figura central do executivo, ou eventuais pessoas, que estão e estarão no poder, ou na presidência da república, da câmara e do senado. Nestes dois últimos, temos o PMDB no comando, desde a redemocratização. Ou seja, em vias mais gerais, os três últimos presidentes brasileiros estiverem, em boa medida, nas mãos do partido mais "esperto", individualista e vira-casada do país. Uma declaração do Temer, logo após a Dilma se eleger (primeiro mandato), tinha um teor mais ou menos assim: o PMDB esta do lado que quem ganha, e sempre estará.
Respondo. O problema não é do FHC, Lula ou Dilma. É do sistema. O Brasil tem um sistema político que induz a se auto-burlar, ai quem esta no poder, para governar, tem que entrar nesse sistema. Creio, que no dia em que a gente colocar 1 milhão na rua, pedindo reforma política, a coisa vai começar a ganhar forma. A única solução, que me parece viável, a curto e médio prazo, é a reforma política.
Por isso, eu sou cada vez mais favorável a mandato único (5 anos) como era antes. Porque? Evita de deixar dois mandatos, um para governar, e outro que tem quase metade dele, perdido para começar a organizar campanha eleitoral, já pensando na reeleição.