tom4ind
(usa Fedora)
Enviado em 25/11/2017 - 18:55h
Cantarino escreveu:
Cabreuvas, meu velho... Me ajuda ai...
Estou tentando entender o conceito...
Ajudaria se me falasse o seu.
Att.
Luiz
Uma coisa, é uma distro ser baseada em outra, como por exemplo, o Ubuntu é derivado do Debian. Neste caso, o Ubuntu utilizou a base já existente, como o apt-get, pacotes .deb, esquema de diretórios e assim por diante. Contudo, a Canonical não se ateve apenas em reempacotar o Debian, desenvolveu soluções, facilitou algumas coisas, prestou suporte e agregou ao sistema.
Quando, geralmente, se referimos à "Refisefuque", dizemos que é pelo fato de ser uma distribuição que não agrega em nada, carrega um tema novo, papel de parede, mas que nem repositório próprio possui. É o caso das inúmeras distros baseadas no Ubuntu com nomes mais variados possíveis. Não se engane, alguns projetos podem crescer e ganhar maturidade, como é o caso do Mint, por exemplo.
E tem os casos onde algumas distribuições não necessariamente são baseadas, mas utilizam os mesmos conceitos, compatibilidade, esquema de diretórios e em casos como Fedora e openSUSE, são releases com softwares mais recentes que podem ou não, ser acrescidos no sistema comercial. Elas são compatíveis arquiteturalmente, mas separadas drasticamente pelas árvores de releases. Ex: Fedora 27 e Red Hat 7.
Estou simplificando bastante, possui a árvore de sistema GNU/Linux é muito grande e variada.
Dê uma lida aqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_distribui%C3%A7%C3%B5es_de_Linux
Leia os meus artigos em:
https://blog.doseextra.com/author/regis