iz@bel
(usa Ubuntu)
Enviado em 08/08/2008 - 16:50h
Oi pessoal!
Não sou dá área de informática, mas acompanho o movimento opensource.
Num evento de Software Livre em JP vi muitos profissionais discutindo essa questão, e a conclusão que eles chegaram é que a forma de ganhar dinheiro com opensource é a venda de suporte...
Na verdade, vende-se o programa, disponibiliza-se o código e prende o cliente com o suporte, pois quem fez o programa, em geral, é a pessoa mais indicada para isso.
Eu compraria um software que precisasse.
Meus primeiros linux não saíram totalmente de graça, eu desembolsei pelo menos 15,00 reais com a revista PCMaster para obter o CD (na época essa era a forma mais comum de se obter um Linux). Sei que esse dinheiro não foi revertido para quem desenvolveu, mas quem começou a usar linux na mesma época que eu não se importava em comprar o CD. Era algo tão comum ir a banca comprar Linux, eu pagaria até mais que isso se fosse necessário.
Isso mudou porque se implantou o conceito aqui no Brasil que Linux é gratis. Por isso, hoje ninguém compra, a menos que venha o suporte por 1 ano junto com o PC que comprou.
Mas, se uma empresa compra um software proprietário, porque não compraria um opensource, se além de ter o programa tem o código?
Eu acho que falta essa cultura. Vocês devem se empor desde já,
Eu acho que é difícil vender programas opensource hoje porque o sistema operacional Linux é pouco usado. Estamos iniciando um período que pode levar a popularização do Linux. Então cabe a vcs que tão vivendo essa época de transição já ir mostrando as empresas que nem tudo é de graça.
O sistema operacional pode sair de graça, mas as soluções da empresa vão ter um custo, o suporte e manutenção outro.
A empresa ganha no custo final que vai ficar bem menor.
Vocês são responsável pelo modelo de software livre que vai ser criado aqui no Brasil. Pois uma coisa é a teoria e a outra é a pratica. Vocês devem se concentrar nas empresas e saber dá valor ao seu trabalho, para que não se crie uma cultura na qual opensource=gratis aqui no Brasil para as empresas também.
Quanto aos Desktop, esqueçam! Eu não vejo um usuário comum comprando um software. Eu acho que só compram o Windows, aqueles que como eu foram obrigados, vinham no pacote junto com o PC. Idem aos Linux! Os demais programas, todos no máximo desenbolsam 10 reais, quer seja pra comprar o pirata ou pra pagar o vizinho que entende de Windows pra instalar. E no universo do Linux, nem isso, basta ter acesso a internet. Usuário domestico sempre vai viver da caridade de desenvolvedores ou de cracks...
Se adaptando ao que é desenvolvido para empresas...
Saibam dá valor ao seu trabalho desde já! Criem essa cultura de venda de software opensource...
Boa Sorte a Todos!
[]'s