Dinheiro

25. complemento

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/08/2008 - 19:32h

só um complemento para pensarmos a respeito...

Hoje as pessoas ganham dinheiro com software proprietário (aqueles que se cobra licença)?
NÃO, tirando as grandes empresas que vendem softwares, os pequenos já estão vendendo serviço, disponibilizam os softwares, muitas vezes on-line com atualizações e correção de bugs, sem dizer armazenamento de dados, backup, etc... os softwares corporativos não são mais comprados em forma de licença, tirando os das grandes empresas (vulgos, windows, office, photoshop, oracle e por ai vai)... ou seja... um mercado que quase não existe no brasil...

Hoje as pessoas ganham dinheiro com open source ?
SIM. A maior parte dos programadores prestadores de serviços, as vezes nem sabe, mas estão desenvolvendo open source, pq hj as empresas querem comprar os programas com seus fontes pois não querem ficar presas a fornecedores. O programador recebe pelo seu trabalho e a empresa usa o produto e é 100% dona dele. Na maior parte das vezes este produto não é doado a nenhuma comunidade e mto menos vira software livre.

As pessoas ganham dinheiro com software livre?
SIM. Ganham dinheiro economizando nas licenças quando usam software livre e economizando desenvolvimento quando pegam um software livre e pagam um programador apenas para adequar/personalizar as suas necessidades, tornando o produto muitas vezes mais barato do que se fosse criado do zero. Programas mais genéricos (SOs, Bancos de dados, Ferramentas de desenvolvimento, etc), com o custo de licença mais baixo e atendendo as necessidades da empresa já são usados em larga escala, economizando nos custos. Os programadores precisam conhecer estes produtos para pelo menos os utilizar e/ou personalizar pois muitas empresas solicitam este perfil, porém continuam existindo empresas que procuram os MCNÃOSEIOQ da vida que vão usar o Visual Studio e desenvolver tudo embaixo da api win32, ou vulgo delphi piratão e vender com o código fonte ou não. Licença volto a falar, são poucos que ainda pagam e não detem os direitos dos fontes, a maior parte desses são clientes fundos de quintal, vulgo padaria do zé e locadora do mané.
Quanto ao software livre é triste mas são raras as modificações que são devolvidas a comunidade.

As pessoas ganham dinheiro desenvolvendo software livre?
NÃO. Elas podem até ganhar para personalizar um software livre, mas apenas modificando um programa livre, ou criando e trabalhando em um projeto livre, não se ganha dinheiro. Geralmente este tipo de trabalho é feito por hobby mesmo. Quando é pago é pq alguem precisa usar e esta patrocinando, no caso a empresa esta contratando os serviços do programador e devolvendo este trabalho para a comunidade.

Existem empresas que investem no software livre, contratando programadores exclusivamente para os projetos destes?
SIM. Vulgo a IBM. Mas no brasil ainda são poucas. Estas empresas pensam em atingir grandes clientes, oferecendo soluções completas, e ganhar dinheiro na prestação de serviços da manutenção e suporte. Não se interessam em ganhar dinheiro na venda de um software mas precisam deste para oferecer aqueles que ela venderá o tal suporte. Então investem em projetos de Software livre para tal já que o foco é oferecer soluções e não vender software. Quem quiser o software usa.

Sei la, essa é minha opnião, se errei em algumas coisas, me corrijam, mas acho que hoje muitos de nós já ganhamos dinheiro com open source e/ou software livre de alguma maneira, direta ou indireta, porém se o intuito era ganhar dinheiro criando um novo projeto de software livre, acredito que financeiramente isso não seja um bom negócio, a não ser que ja tenha um grande cliente interessado neste projeto e que seja disposto a ter um GORDO contrato de manutenção/suporte.



  


26. Re: Dinheiro

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 09/08/2008 - 10:07h

Pois é, Stremer.

Ganha-se realmente dinheiro com esse tipo de trabalho, e muitas vezes dá para patrocinar o leite das crianças e a cervejinha no fim de semana.

Porém ficar rico em decorrência disso dependerá de outros fatores, tais como sorte, genialidade, interferência divina ou outros acontecimentos inesperados.

Certas pessoas geniais foram capazes de modificar o mundo em que vivemos de forma radical, e aparentemente a partir do nada.

Por exemplo, um certo farmacêutico americano lançou um daqueles elixires (do tipo que a gente vê nos filmes de faroeste e que é bom até para unha encravada ou para calafetar o assoalho) que se tornou no maior sucesso de vendas de todos os tempos.

Esse mesmo "elixir" passou para a posteridade com o nome de Coca-Cola, e conseguiu até mesmo revolucionar o mundo da propaganda, uma atividade até então incipiente, sendo hoje em dia uma combinação harmoniosa de arte e ciência.

Até o papai-noel (Santa Clauss, ou simplesmente "Santa") teve suas vestes tingidas de vermelho (eram originalmente amarelas ou verdes)para poder compor a campanha publicitária do elixir.

Mas o que tem a Coca-Cola com OpenSource?

Nada. Apenas uma dose de genialidade que talvez esteja faltando à maioria de nós.
A nossa vantagem é que, conhecendo os dados históricos, temos maior chance (?) de mudar o futuro a nosso favor.

Mas apesar da aparente vantagem, AINDA nos falta algo.









27. sim Teixeira

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/08/2008 - 11:02h

mas por outro lado, boas idéias (as ultimas que me lembro de terem sido um bum em TI/Web são o orkut e youtube), não precisam estar tão ligadas ao open source/software livre ou software proprietário. Podem estar ligadas a TI/Web de diversas outras maneiras.
No software livre ninguem almeja ficar rico... mas almeja-se o bem geral, da comunidade. Linus Torvalds começou o linux pq não estava contente com o minix e precisava de um terminal que foi se tornando um sistema operacional. Depois investiu nele em troca de hobby e conhecimento. Quanto recebeu propostas para trabalhar em grandes empresas ou podia simplesmente alavancar um negócio de sistema proprietário e ficar rico, ele disse não, só foi trabalhar profissionalmente com linux na OSDL que pertence a diversas empresas (como se fosse uma ong), segundo ele mesmo, é um bom programador e recebe um bom salario, tem uma boa casa, um jardim, filhos... ele é feliz com isso e isso que importa... isso tbem deve ser levado um pouco como filosofia de software livre... é dificil alguem ficar rico com software livre, só que com software proprietário nos dias de hoje, TAMBÉM...


28. Re: Dinheiro

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/08/2008 - 12:36h

Na verdade, hoje em dia é substancialmente mais difícil ganhar dinheiro em qualquer segmento.

Há uns tempos atrás, quem abrisse uma lanchonete tinha grandes chances de se dar extremamente bem, mas hoje não é mais assim. As chances de fracassar são levemente maiores que as de ir avante.

Eu aprecio as pessoas com ideais (mas não as que vivem sonhando eternamente e não querem acordar nunca).

A Apple Computer começou em uma garage, a partir de um projeto do engenheiro Steven Wozniak ("The Woz"), juntamente com o Steve Jobs.

Só que Jobs tem uma forte veia para o empreendedorismo, o que sempre faltou ao Woz. Este contentou-se em trabalhar como engenheiro-consultor e/ou projetista freelancer, mediante uma boa remuneração, é claro, mas sem colocar a mão no fogo.

O movimento OpenSource está cheio de pessoas que têm esse mesmo tipo de pensamento e conduta.

Preferem a satisfação pessoal aos riscos inerentes de ter o seu próprio negócio, que é a única forma de alguém tornar-se efetivamente milionário (exceto em caso de herança ou premiação na loto).

Um dos fatores positivos no movimento OpenSource é exatamente a ausência do sentimento de ganância.



29. sempre coca-cola

Gustavo Pereira Rodrigues
gpr.ppg.br

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/12/2008 - 20:23h

foi bem citada a coca-cola.

Acho que ainda foi pouco discutido este topico, por ser dinheiro uma coisa tam importante.

Acredito que precisamos de cases de sucesso envolvendo linux, opensources, softwares livres... as idéias devem ser compartilhadas para realmente crecermos juntos como uma comunidade.

Muitos devem ter ligo este topico e nao contribuiram com nada.

pensando nisso em breve vou começar escrever sobre os meus cases de sucesso e os que ainda nao deram certo.

abraços,
gpr.






30. Paralelos

Douglas Cristian de Lima Silva
dougc

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/02/2010 - 17:07h

Gente eu estou achando este tópico ótimo. Sobre ganhar dinheiro eu gostaria de fazer um paralelo.
Além de trabalhar com informática, eu sou músico e toco numa banda do cenário independente. A gente não vende CD, a gente grava e disponibiliza praticamente tudo na internet, sejam músicas, sejam vídeos, seja conteúdo produzido. Isto dá visibilidade e nos ajuda a conseguir ter um público que vai assistir o nosso show e vai aumentar a medida que o trabalho for sendo conhecido.
Nós do OpenSource estamos fora do eixo, é como se fôssemos músicos independentes, definitivamente ninguém vai ficar milhonário com isso mas todos poderão ganhar a vida dignamente fazendo o que gostam. E convenhamos é isto que vale.
Não nascerá outro Bill Gates, a informática já matou seus milhonários, quem não for do OpenSource ou ao menos comprendê-lo não estará pronto para o novo mundo que a internet e este grande ajuntamento social irá proporcionar a todos nós.


31. Re: Dinheiro

Andre Antonio da Silva Neto
andre_asn

(usa Slackware)

Enviado em 11/02/2010 - 19:34h

Boa noite a todos.

Trabalho com uma empresa de consultoria e uso somente programas Open Source, que da para viver razoavelmente usando apenas Open Source da sim basta saber trabalhar e fazer bem feito. De uns tempos para ca venho me especializando em programas para ERP & CRM. Com excelentes resultados na gestão.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts