stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 08/08/2008 - 19:32h
só um complemento para pensarmos a respeito...
Hoje as pessoas ganham dinheiro com software proprietário (aqueles que se cobra licença)?
NÃO, tirando as grandes empresas que vendem softwares, os pequenos já estão vendendo serviço, disponibilizam os softwares, muitas vezes on-line com atualizações e correção de bugs, sem dizer armazenamento de dados, backup, etc... os softwares corporativos não são mais comprados em forma de licença, tirando os das grandes empresas (vulgos, windows, office, photoshop, oracle e por ai vai)... ou seja... um mercado que quase não existe no brasil...
Hoje as pessoas ganham dinheiro com open source ?
SIM. A maior parte dos programadores prestadores de serviços, as vezes nem sabe, mas estão desenvolvendo open source, pq hj as empresas querem comprar os programas com seus fontes pois não querem ficar presas a fornecedores. O programador recebe pelo seu trabalho e a empresa usa o produto e é 100% dona dele. Na maior parte das vezes este produto não é doado a nenhuma comunidade e mto menos vira software livre.
As pessoas ganham dinheiro com software livre?
SIM. Ganham dinheiro economizando nas licenças quando usam software livre e economizando desenvolvimento quando pegam um software livre e pagam um programador apenas para adequar/personalizar as suas necessidades, tornando o produto muitas vezes mais barato do que se fosse criado do zero. Programas mais genéricos (SOs, Bancos de dados, Ferramentas de desenvolvimento, etc), com o custo de licença mais baixo e atendendo as necessidades da empresa já são usados em larga escala, economizando nos custos. Os programadores precisam conhecer estes produtos para pelo menos os utilizar e/ou personalizar pois muitas empresas solicitam este perfil, porém continuam existindo empresas que procuram os MCNÃOSEIOQ da vida que vão usar o Visual Studio e desenvolver tudo embaixo da api win32, ou vulgo delphi piratão e vender com o código fonte ou não. Licença volto a falar, são poucos que ainda pagam e não detem os direitos dos fontes, a maior parte desses são clientes fundos de quintal, vulgo padaria do zé e locadora do mané.
Quanto ao software livre é triste mas são raras as modificações que são devolvidas a comunidade.
As pessoas ganham dinheiro desenvolvendo software livre?
NÃO. Elas podem até ganhar para personalizar um software livre, mas apenas modificando um programa livre, ou criando e trabalhando em um projeto livre, não se ganha dinheiro. Geralmente este tipo de trabalho é feito por hobby mesmo. Quando é pago é pq alguem precisa usar e esta patrocinando, no caso a empresa esta contratando os serviços do programador e devolvendo este trabalho para a comunidade.
Existem empresas que investem no software livre, contratando programadores exclusivamente para os projetos destes?
SIM. Vulgo a IBM. Mas no brasil ainda são poucas. Estas empresas pensam em atingir grandes clientes, oferecendo soluções completas, e ganhar dinheiro na prestação de serviços da manutenção e suporte. Não se interessam em ganhar dinheiro na venda de um software mas precisam deste para oferecer aqueles que ela venderá o tal suporte. Então investem em projetos de Software livre para tal já que o foco é oferecer soluções e não vender software. Quem quiser o software usa.
Sei la, essa é minha opnião, se errei em algumas coisas, me corrijam, mas acho que hoje muitos de nós já ganhamos dinheiro com open source e/ou software livre de alguma maneira, direta ou indireta, porém se o intuito era ganhar dinheiro criando um novo projeto de software livre, acredito que financeiramente isso não seja um bom negócio, a não ser que ja tenha um grande cliente interessado neste projeto e que seja disposto a ter um GORDO contrato de manutenção/suporte.