celioishikawa
(usa Ubuntu)
Enviado em 07/08/2008 - 16:24h
Ah, então, faltou umas palavras. Parted Magic é um particionador, o site oficial é
http://partedmagic.com/wiki/PartedMagic.php
Com ele talvez dê para resolver o problema sem reinstalar. (diminuido do grande, criando uma swap, aumentando o /home). Inclusive, dá até para diminuir as partições windows se quiser. A diferença com o particionador do CD de instalação do Ubuntu é que Parted Magic é não-destrutivo, e o do ubuntu é destrutivo: ele não muda o tamanho, exclui a antiga e cria uma nova de novo tamanho, e nessa criação ele formata os dados da partição.
Mas por razões de querer deixar o sistema novinho você pode preferir reinstalar.
(mostrarei como fazer com o particionador do Ubuntu, mas lembre-se que ele não redimensiona, mas dá para contornar esse problema. Você também pode preferir combinar as soluções e usar os 2: Parted Magic e reinstalação)
Particionador do Ubuntu (como preservar a /home mas indiretamente aumentar seu espaço):
na instalação ele vai perguntar se quer apagar todo disco ou editar manualmente. Escolha fazer manualmente. Ele mostrará as partições existentes, elas não terão nome, só números tipo hda1. hda2...
Exclua aquele que era da raiz do linux. Preserve aquele que era do /home. Selecione o que era do /home. O particionador vai perguntar se aquela partição será usada na instalação. Coloque que sim. Ele pedirá para selecionar o sistema de arquivos para aquela partição (ext3, reiserfs, XFS, etc). Provavelmente era ext3, selecione.
Ele reconhecerá que a partição já era ext3 e pergunta se deve formatar a partição ou preservar os dados. Escolha preservar.
Selecione o "ponto de montagem", numa lista aparecerão várias opções: /usr, /home, etc. Escolha /home. Pronto, você tem a /home preservada.
Agora, o truque para contornar a falta de espaço na /home:
Selecione o espaço vazio do disco (deixado pois você excluiu uma partição). O particionador perguntará se deseja criar uma nova partição. Escolha que sim. A seguir ele pergunta do tamanho, e aparecerá o tamanho total do espaço vazio. Não escolha o tamanho total, escolha um tamanho para complementar a sua /home. Não sei o quanto você precisa, mas digamos 20gb.
Aí de novo ele pergunta do sistema (ext3) e se vai formatar. Nesse caso formate. E então a parte sobre ponto de montagem: dessa vez escolha a última opção da lista, que é "editar manualmente o ponto de montagem". Abre uma caixinha com uma linha para você digitar. Digite "/home/SEU_NOME/DIRETORIO". Só para exemplificar, digamos "/home/fulano/videos".
Pronto, você tem uma partição a mais para guardar seus vídeos.
Aí volta para lista de partições existentes. Verifique se o espaço vazio é o suficiente para instalação. Selecione o espaço vazio. Se aparecer a opção "particionar automaticamente o espaço restante", escolha "sim" e ele já vai automaticamente dividir em / e swap. Mas como você viu que é simples criar partições, você pode fazer por conta própria. O Swap deve ter mais ou menos o seu tanto de memória RAM, ou muito mais se tava muito sem fôlego.
Se já tá utilizado todo espaço de disco, prossiga a instalação. Lá para frente, ele fala em criar uma conta para o administrador da máquina. Coloque SEU_NOME, ou no exemplo, colocaríamos fulano. A instalação prossegue, terminando de copiar para o HD, ele ejeta o CD e reinicia.
Na reiniciação vai ficar um bom tempo instalando os arquivos copiados para o HD. Por curiosidade: numa hora o adduser vai criar uma conta para você mas reparar que já existe um diretório criado dentro da /home.
Fim da instalação e você vai entrar normalmente no sistema. Você reparará que muitas opções estarão preservadas (talvez até o papel de parede) e isso porque você preservou a /home (aviso: mas isso só vale se criou uma conta de administrador idêntica à antes da reinstalação). Aí você (o fulano) tenta entrar na sua pasta pessoal (na /home/fulano). Você reparará que já tá lá uma pasta chamada "videos".
Você pergunta: /home/fulano/videos é uma partição dentro da partição /home? Não, são partições diferentes, mas pelo ponto de montagem dá para acessar "vídeos" como subdiretório da /home. Assim como /home e / (raiz) são partições separadas mas parecia que /home era subdiretório da raiz (o mesmo valia para pendrives, etc).
Tanto é que na 1°vez que acessar "videos", vai estar com cadeado. Num terminal digite "sudo nautilus" para usar nautilus como root. pelo nautilus encontre "videos". Vá em suas propriedades e mude o dono de "root" para "fulano". Pronto, você não precisa mais ser root para guardar suas coisas lá. A /home não mudou de tamanho no final das contas, mas você tem uma partição de 20gb que você usa como se fosse um subdiretório!