jorginho_aspire
(usa Fedora)
Enviado em 21/06/2009 - 19:59h
* Não, eu não parei no tempo. Só desisti do VB porque ele não me serve.
- Ok, mas antes de postar é bom pesquisar pra não postar coisas erradas sobre um assunto qualquer, visto que o q vc escreveu noutro post está sim, parado no tempo, mas digo isso em relação ao Virtualbox.
* No Vmware eu consigo criar quantas host-only eu quiser, podendo chamar de hostOnly1, 2, 3, N. Cada uma aparece como sendo uma interface de rede (vmnet1, vmnet2, ...). E como é uma interface, mesmo sendo host-only, eu consigo dar acesso a Internet as máquinas abaixo dela através do próprio roteamento e nat do Linux e com isto bloquear no iptables.
- Sempre fiz isso no VB, desde as primeiras versões, apesar de que naquelas épocas era chato por causa dos tun/taps, mas nada que impedisse. Utilizo várias redes virtuais, cada uma com suas regras de Iptables próprias e ainda configurei um cache de DNS na minha maquina hospedeira e uso dentro das vm's, com 0 de problema. E pra arrematar, ainda faço uma regra de proxy transparente pra elas navegarem pelo squid, sem ter q ficar configurando todas elas.
* Pelo que vi, no VB, host-only é host-only mesmo e o NAT não consegui de forma alguma pegar no iptables do hospedeiro, ou seja, o hospedeiro, em minhas tentativas, não pode atuar como firewall de seus hóspedes.
- Percebo que vc usou a rede virtual do VB apenas em modo NAT, q realmente é uma m***. Experimenta usar a placa de rede dele como "Interface do hospedeiro", aí vc vai ver que é bem diferente e muito mais prático. O NAT até q serve, mas é mto fraco em questões de flexibilidade. Nas versões atuais do VB, desde a 2.0, não é mais necessário criar tun/taps e bridges, mas deixo uma dica: se vc apontar a placa virtual dele pra eth0 (por exemplo) e estiver com o cabo desconectado, a placa de rede virtual dentro da vm tbm não vai responder. Por isso gosto de criar uma bridge (3 comandinhos basicos e tá pronta a bridge) e fazer a configuração por ela, inclusive faço com uma faixa de IP especifica pra ficar mais facil de controlar com o iptables.
Quanto ao restante do post, eu afirmo que tudo isso que vc disse é perfeitamente funcionam em VB. E hj em dia, além de funcional, está muito mais fácil de fazer. É só pesquisar, gastar um pouco mais de tempo (q eu sei q é escasso na nossa área) e ter boa vontade de fazer funcionar.
Eu não uso VMWare por um simples motivo: ele sobrecarrega meu Linux qdo starto uma VM qualquer. Tenho um C2Duo 2.00ghz com 4gb de RAM, e ele consegue sentar meu pc!! Porém, dentro da VM até que é rapidinho mesmo...Com o VB, eu uso um XP com 1gb de ram pra ele, consigo rodar 2 delphi's 2006 ao mesmo tempo dentro da VM, com todos os recursos de rede que se possa querer e ainda esnobo com um audacious tocando um rock pesado (no host aheuaheuaheu), acesso a internet dentro e fora da VM via 3G, squid, mysql, firebird, samba, e cia ltda rodando tudo ao mesmo tempo e meu consumo de CPU em incríveis 30%!!!!!
Não ouso dizer que o VMWare é melhor que o VB ou o contrário, acho que o melhor mesmo é aquele que garante o leitinho das crianças no final do mês, e no seu caso é o VMWare. O bom mesmo, é a concorrência dos softwares e quem ganha é sempre a gente, os usuários finais, pois na busca de evoluções constantes entre as empresas desenvolvedoras, muitos recursos novos são criados pra facilitar nossa vida.
Abraços!