
brunorf
(usa Arch Linux)
Enviado em 19/05/2011 - 13:38h
Amigo, desde já peço desculpas caso pareça grosseria, o que não é o caso.
O ideal é que você estude um pouco os conceitos de DNS. No caso, as "categorias" que você disse são os tipos de registro DNS que existem, por exemplo o A significa o endereço IP associado a um nome, o registro MX se refere ao servidor de e-mails da zona especificada, o registro AAAA se refere a um endereço IPv6 associado a um nome, e assim por diante.
Além disso, não é necessário a "propagação de um DNS em servidores raízes" isso porque o serviço de DNS é um sistema distribuído, projetado de maneira hierárquica, de modo que um servidor raíz não precisa saber da existencia de um domínio abaixo do .br, por exemplo. Assim, os servidores raízes só precisam se preocupar com os TLDs (Top Level Domain) de primeiro nível, os de primeiro nível, por sua vez, só precisam se preocupar com os de segundo nível, e assim por diante. Dessa forma, somente os servidores daqui do brasil precisam tomar conhecimento da existencia de um domínio algumacoisa.seilaoque.br.
E sobre o site que você passou, o que ocorreu ali é que na verdade ele verifica de várias partes do mundo se eles conseguem resolver os nomes presentes em um domínio que você passou.
Caso eu tenha cometido algum engano, também peço desculpas, abraços!
Espero ter ajudado.