danchiacchio
(usa Debian)
Enviado em 03/11/2010 - 14:24h
Boa Tarde Amigo,
Somente para explicar como parte das verificações de segurança, o sistema SSH utiliza também um sistema baseado em chaves assimétricas para verificar a identidade do servidor ou do host remoto executando o SSH Server. O servidor possui uma chave pública, que é enviada ao cliente na primeira conexão. As identificações de todos os servidores conhecidos ficam armazenadas no arquivo ".ssh/known_hosts", dentro do diretório home do seu usuário de sistema. Sempre que você se conecta daí em diante, o cliente SSH envia um "desafio" ao servidor, que nada mais é que uma frase encriptada usando a chave pública (do servidor), que só pode ser descoberta usando a chave privada (que sempre deve ficar localizada no Servidor).
Resumindo:
Ambas as chaves publica e privada ficam no servidor, onde o mesmo somente divulga a chave publica aos clientes. Quando algum cliente tenta o acesso, a chave publica é confrontada com a privada para conceder o acesso ao cliente.
O que pode fazer para resolver é remover a identificação do servidor, localizado no arquivo .ssh/know_hosts de seu usuário. Segue abaixo uma maneira simples de fazer:
# ssh-keygen -R <Endereço IP do Servidor SSH>
Por exemplo:
#ssh-keygen –R 192.168.1.1
Ou também comentar ou remover a linha referente ao servidor manualmente no arquivo “.ssh/know_hosts”, mas eu prefiro a primeira opção.
Da próxima vez que tentar o acesso, uma nova chave será copiada para seu arquivo, criando o vinculo novamente.
Espero ter ajudado.
Obs: Isso é apenas um resumo.
Abraço,
Danilo.