paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 22/10/2014 - 18:03h
Cada processo tem seu próprio espaço de variáveis de ambiente. Em outras palavras, um processo não alterar variáveis de outro.
Se você fez um script para modificar variáveis de ambiente, mas o invocou como processo separado, já sabe a razão de não ter funcionado.
É possível invocar um script dentro do contexto do shell corrente, através da sintaxe “. nome_do_script” (ponto, espaço e o nome do scipt a ser executado). Todos os comandos dentro do script vão executar como se você os tivesse digitado na sua sessão de shell. Por isso mesmo, você deve tomar alguns cuidados, tais como garantir que a sintaxe é compatível com o seu shell (i.e. não pode chamar um script para csh se você estiver usando bash, nem um script bash se estiver usando ksh ou dash, por exemplo), não deve usar o comando “exit”, e deve ser muito cauteloso com definição de funções, aliases, limites e variáveis.
Se você estiver usando um shell da família do csh, o comando para invocar um script no mesmo processo é “source”, em vez de “.”. Os mesmos cuidados se aplicam.