xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 04/08/2015 - 15:02h
Agora sim, após um tempinho com o Funtoo posso dar uma opinião melhor sobre Slackware vs Gentoo. Levando em conta que Funtoo é um Gentoo melhorado.
Slackware é mais prático na instalação e pós-instalação. Vem completo. Se algo faltar, seja no DVD ou no repositório, não é muito difícil encontrar no Slackbuilds, ou até mesmo criar um slackbuild. Funcionamento claro e simples. Funciona como esperado. Tem muita coisa instalada por padrão que facilita a vida do usuário. Uma distro de nível profissional para realização de tarefas de forma simples e prática. Não é bugada, não tem modificações nos pacotes para deixá-los com a cara da distro. Tudo é padrão e estável. Sem frescuras. Não há surpresas do tipo uma atualização repentina que vai comprometer o sistema. A curva de evolução do sistema tem sentido. Se você usou Slackware 12.0, e nunca mais usou, quando instalar o Slackware 14.1, não vai notar quase diferença. A lógica é a mesma. Sistema robusto que não quebra fácil. Mais desatualizado em relação ao Gentoo. Tem pacotes mais velhos. Não é rolling release.
Gentoo/Funtoo exige mais leitura. Quer instalar LAMP? (que no Slackware vem por padrão no DVD), leia wiki como configurar! Quer instalar um ambiente gráfico? Leia wiki antes de instalar! Quer instalar um gerenciador de login? Leia wiki antes! Pelo menos é assim comigo, pois eu não decoro os locais dos arquivos de configuração e nem as flags recomendadas para compilação. É mais lento para se obter as coisas, pois além de exigir a leitura, tem o tempo de compilação. Quer instalar o sistema para uso básico em desktop com um ambiente completo como o MATE? Prepare-se para gastar umas 8h do seu dia, dependendo do processador. Chuto que no nível profissional ela deve dar dor de cabeça em comparação com Slackware. Mas é boa para entusiastas que gostam de configurar detalhes do sistema. Se for usada no nível profissional, creio que mostra sua principal vantagem para tarefas bem específicas que exigem muita personalização. Possui ótimas ferramentas administrativas para corrigir dependências, bibliotecas e manter o sistema. O ponto fraco é que é um sistema melindroso! Se mexer em algo e der errado, pronto! Pode danificar o sistema e não conseguir mais atualizar.
Nenhum deles é "superior" ao outro. As duas são distros de ótima qualidade. As duas são distros "top". Cabe ao usuário decidir o que ele gosta mais.
Imagine dois personagens de RPG.
Um é um bárbaro, um guerreiro rústico. Ele usa suas armas com eficiência. Derrota os inimigos de forma instintiva, usando sua espada e seu machado. Vai pra cima e acaba com o inimigo. Não importa se tem fome, se não dormiu bem, não reclama das dificuldades. Apenas faz o serviço. Se veste de maneira simples, não tem preocupação exagerada com detalhes. Se um de seus golpes não acerta o adversário, desfere outro logo em seguida. Assim é Slackware.
O outro é um arqueiro. Muito bom com seu arco e perito em acabar com os inimigos. Porém, ele precisa parar para mirar antes de disparar a flecha. Pesquisa um local ideal. Ele calcula a direção do vento, sua postura, se o arco está retesado o suficiente, se as flechas estão em boas condições, se dormiu direito na noite anterior... Qualquer detalhe pode afetar o resultado do disparo. Talvez tenha que esperar horas pelo momento certo do disparo. É preciso lidar com detalhes. Mas uma vez que todas as variáveis foram consideradas e de forma correta, o inimigo é derrotado de forma eficiente. Porém, se errar o disparo, pode ser que precise fazer outra preparação. Assim é Gentoo/Funtoo.