Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 07/09/2012 - 15:56h
Na verdade, embora EM TEORIA um ambiente gráfico mais leve possa usar menos bateria, isso não costuma acontecer na prática; são mesmo as distros e suas particulariedades que influenciam nisso. O Fedora, por exemplo, é "famoso" por comer bateria esfomeado, nbão importando qual ambiente gráfico você coloque.
Sim, o Arch é bem econômico nesse quesito, mas se quiser instalar o Arch fica alguns avisos de antemão:
1- Se baixar do site Brasileiro (aonde disponibila-se instalador gráfico no CD), não vai funcionar; a imagem é antiga, você vai perder o sistema hora ou outra. Pra instalar o Arch, tem que baixar a imagem do site original e tem que instalar com toooodo aquele procedimento, de criar o HD no sistema, monta-lo, instala-lo FAZENDO AS CONFIGURAÇÕES DURANTE AS INSTALAÇÕES E N-Ã-O COLOCANDO TUDO EM RC.CONF, mas sim nos arquivos específicos, depois passar a ação que está no CD para o HD depois de instalar, pra só então instalar o gerenciador de boot, etc, etc... bo que leva a segunda observação:
2- Mesmo que você esteja acostumado ao papai, a mamãe e o professor do colégio dizerem que "nossa, como ele é inteligente", essa instalação depende de conhecimentos específicos e não-intuitivos. Entãom, se tentar e não virar, não culpe o Linux nem o Arch, culpe sua auto-impressão, tá? ;)
##########
Mas, afora distros e ambientes gráficos, existe um programa muito bom que se propõe a aumentar o tempo de bateria: chama-se "laptop-mode-tools".
A instalação é simples, pelos repositórios mesmo, mas a configuração tem de ser feita manualmente, editando-se os arquivos em /etc/laptop-mode/conf.d" e o arquivo "/etc/laptop-mode/laptop-mode.conf". É um programa que realmente cumpre a sua função, disponibilizando configurações para suspensão de USB, alteração no brilho do monitor, frequência do processador, uso de energia pela wireless ou pela net a cabo, uso de energia e frequência de escrita no HD, etc,etc. MAS EM NENHUMA DISTRO ESSE PROGRAMA TEM CONFIGURADOR GRÁFICO.
P.S: Utilizar distros como os Ubuntu ou Suse da vida e esperar sistema rápido e/ou econômico é uma contradição.