removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 22/04/2017 - 18:40h
- No quesito portabilidade: Sem duvida o linux leva vantagem por ser um SO de código aberto, penso que assim como a microsoft nao planejou o windows 98 para internet da mesma forma eles nao planejaram o windows para ser tao desmembrado como o linux, porém a microsoft ja trabalha nisso ha um bom tempo tudo depende de estrategia de mercado e nao de ser melhor ou pior.
Como estamos falando de vantagem/desvantagem do GNU/Linux e Windows, portabilidade é uma das vantagens do kernel Linux.
No quesito Código Aberto/liberdade: Isso é mais uma questao corporativa e estrategica nao creio que por que haja softwares livre a MS tenha que fazer o seu sistema livre e deixar de vender.
Código aberto é uma das vantagens do GNU/Linux, porém não dei a entender no post que o Windows precise ser de código aberto. Apesar disso, muitos componentes que antes eram de código fechado como o .NET, agora são de código de aberto.
No quesito estabilidade: Neste ponto eu discordo, me perdoem, nao é isso que se ver na pratica e nos foruns no dia-a-dia ha muitos bug reports nas distros. Eu msm ja passei por diversos crashs no ubuntu que no windows seria um pouco mais ridiculo de acontecer.
Estabilidade não significa perfeição. Quaisquer sistemas e/ou softwares precisam de bug reports, para então poder melhorar e aperfeiçoar as funcionalidades. A diferença é que no GNU/Linux os bugs mais críticos são resolvidos rapidamente, devido ao modelo aberto de desenvolvimento.
As distros GNU/Linux estão no mercado há mais de 15 anos. Dificilmente esse cenário mude, já que o desktop não é mais o foco do mercado. O GNU/Linux vai continuar sendo mais seguro pelo pouco número de usuários.
No quesito interface gráfica do: isso no windows numca foi problema para customizacao inclusive ha uma grande empresa a stardock que desenvolve milhares de interfaces graficas pra o windows inclusive um programa igual ou superior ao compiz.
O Windows possui uma única interface gráfica, as modificações são limitadas e não é possível removê-la para colocar uma interface mais leve no lugar. O que você mencionou é a possibilidade de "enfeitar" o desktop adicionando softwares de terceiros, já que a interface é proprietário e só permite modificações que a M$ permite.
No GNU/Linux temos:
- Desktop environment: KDE, GNOME, Xfce, MATE, etc;
- Window Manager: compiz, fluxbox, wm, etc.
- Modo texto puro, para os dinos. :-)
- Gerenciador de Pacotes: (Os softwares contidos nas distribuições são gerenciados por um "gerenciador de pacotes", cuja função é instalar, remover, procurar e atualizar pacotes (softwares). Por um comando) Ai vc esta pensando so no publico avançado que é a minoria no mercado, isso e uma das coisas que freiam o crescimento das distros excesso de solucoes por comandos, porem para os usuarios avaçados obviamente e muito bom e julgo necessario.
Não precisa ser por um comando, distribuições como o Mint e openSUSE possui uma central de softwares destinada ao usuário final.
Quanto ao comando/Terminal, esse item expliquei no "Linux não é para qualquer um", é necessário alguns conhecimentos básicos para operar o sistema. O Android é o único sistema com kernel Linux que eu conheço onde oferece uma interface integrada onde tudo é pensado para o usuário final.
Atualizações [...]
No windows 10 isso e evoluiu bastante.
Não. Também tenho uma máquina para jogos com Windows 10, volta e meia tenho que ficar na frente do PC tomando café durante a inicialização por conta das atualizações no boot. Não vi diferença alguma nesse quesito em relação as versões anteriores do Windows. Na verdade, até piorou, por conta das atualizações forçadas.
Como vc disse 'Não é para qualquer um' eu creio que isso seja um erro estrategico ou algo proposital para que o linux nao se massifique, pra mim um SO acessivel a todos demonstra grande profissionalismo e qualidade até porque alcançar esse patamar é algo extremamente arduo.
Não é erro estratégico, até porque o GNU/Linux não foi pensado para desktop. Aliás, não existe um "comando central" que define o que será feito nas próximas versões, cada distribuição segue um ciclo diferente e mantém seus propósitos.
Falta de padronização: Isso até eu que sou leigo no Linux vejo isso com facilidade, vc usa ubuntu e instala outra distro pra testar e os comandos mudam de uma distro pra outra?? isso pra mim é um erro grave de padronizacao.
Explicado no item acima.
- (Windows é um SO muito inseguro. Anti vírus e o Windows são inseparáveis.) O windows é inseguro ou o usuario hoje o torna inseguro? no windows hoje a muitos recursos de segurança que os usuarios desativam e ficam como administrador na maquina. O linux se massificar vai se alvo desse problemas tb.
Concordo.
Sistema de arquivos. [...] A microsoft ja vem tabalhando em outro sistema de arquivos mais poderoso ha bastante tempo, assim como outros estao desenvolvendo o btrfs desde 2007 senao me engano, a microsoft ira liberar esse novo sistema de arquivos ja em servidores e creio que depois para workstations, creio que o pareo vai ser duro.
Já estava na hora.
- Windows Update (O gerenciador de atualização do Windows é muito ineficiente, lento, e demorado.) concordo
(Exige reinicialização do sistema por uma ou mais vezes) concordo.
(e não permite o uso do computador enquanto estiver atualizando (pára no boot do sistema).) Nao vejo que seja bom usar uma maquina durante atualizacoes criticas, isso inclusive causa crashs no linux, ja aconteceu crash comigo durante updates no ubuntu inumeras vezes.
Nunca vi dar "crash" durante uma atualização no Debian, Slackware, ou Ubuntu. Enquanto atualiza o core do sistema (bash, glibc, entre outros), mantenho minhas tarefas em dia, sem precisar parar tudo para reiniciar e ficar tomando café durante a inicialização do sistema.
(Além disso, causa um grande desperdício de espaço criando pontos de restauração do sistema para cada atualização.) discordo, o espaço usado é um mal necessario para recovery do sistema, tem algo similar e melhor em alguma distro?!
Em distribuições como Debian e Ubuntu, o grub cria uma entrada no menu do boot chamado de recovery. Não ocupa quase nada de espaço em disco. Além disso, o kernel não é atualizado no Debian e Ubuntu, é instalado um novo kernel, para que o usuário possa voltar ao kernel antigo em caso de problemas.
Apesar que nesse tempo todo de GNU/Linux, nunca vi dar problema com um novo kernel dos repositórios oficiais. Eu até desabilito a entrada do recovery e os kernels mais antigo pois acho desnecessário. :-)
- Instavel (Tela azul (que agora é verde nas últimas versões), travamentos inesperados, congelamento da interface gráfica. São comuns no Windows, principalmente se você não usar um limpador de registros como o CCleaner ou deixar de fazer a desfragmentação manual.) Discordo radicalmente, nem vou falar de windows 10 e sim do 7, o meu nunca deu tela azul salvo apenas quando houve problema grave em hardware. Disco fragmentado e registro com dependencias orfans nunca foram causas de crash, dormiu ai, se falar que causa lentidao posso abraçar sua causa.
Não uso mais o Windows no dia dia já fazem uns 8 anos, não sei como está hoje com o 10. Mas volta e meia vejo esses mesmos problemas na empresa onde trabalho.
Terrível para desenvolvedores de software: Total disagree!! Ai vc pesou a mao, nao e bem assim, mesmo que o linux seja ou fosse melhor, ha desenvolvimento pesado hardcore em grandes empresas que usam windows inclusive na area cientifica, falo pq vejo, computacao grafica, games e etc, existe um mundo gigantesco de desenvolvimento for windows (ou nao?).
Algumas empresas (poucas) só liberam SDK para Windows, ai infelizmente é o único meio. Porém, para o desenvolvimento Web, C/C++, Python, Ruby, entre outros, o GNU/Linux é bem mais adequado, devido ao nível de desempenho e as ferramentas UNIX.
Eu como desenvolvedor só utilizo GNU/Linux e Mac.
--
Linux Counter: #596371