Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

1. Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

Fabio Maran
maran

(usa Debian)

Enviado em 02/06/2008 - 00:29h

Se você for se basear nos fóruns e blogs, o Ubuntu deve ser a distribuição Linux mais odiada do planeta. Ele não apenas foi fundado por um turista espacial milionário que é um capitalista agressivo, como também tem como único propósito (de acordo com o CEO de outra empresa Linux) a destruição de todas as outras distribuições do mercado. Dizem que ele é um parasita que se aproveita de todo o código do Debian sem dar muito em troca e que, apesar de todo aquele papo de "software para a humanidade", continua a desenvolver soluções proprietárias como o Launchpad. A recente sugestão de Mark Shuttleworth de sincronizar as datas de lançamento das distribuições para coordenar o trabalho de correção de bugs foi recebida com desconfiança por aqueles que acreditam que ele só quer "se beneficiar do trabalho que a Novell e a Red Hat têm desenvolvido na área corporativa." Por que as pessoas detestam tanto o Ubuntu?

Não acho que o problema seja especificamente com o Ubuntu. Pelo histórico do DistroWatch, a distribuição no topo da lista sempre parece ser a mais odiada pelos leitores. Se você já estava por aqui no início da década, deve se lembrar que o Mandrake Linux passou pela mesma situação desagradável — recebia uma grande quantidade de análises, mas também atraía um bocado de negatividade nos fóruns. O interessante é que, agora que está numa posição menos favorecida, o Mandriva subitamente se tornou o queridinho do mundo das distros, com produtos excelentes e quase nenhuma crítica — mas também com muito poucas análises. É a mesma coisa que acontece quando um grupo de espectadores neutros assiste a uma disputa esportiva entre um franco favorito e um azarão — com certeza eles vão torcer pelo azarão com toda a força! É a natureza humana.

O fato de muitas pessoas detestarem a distribuição líder não é um problema. O problema é que muitas dessas pessoas exageram ao expressar suas opiniões na internet. Ainda que nenhum leitor inteligente as leve a sério, elas dão má fama à comunidade Linux, e desencorajam usuários potenciais a se unirem a nós. Há algo que se possa fazer a respeito? Não muito, pelo visto. Até que as pessoas comecem a ler seus próprios posts e percebam que a negatividade sem sentido que direcionam à distro mais popular só atrapalha, vamos ter que conviver com o fato infeliz de que o primeiro colocado sempre será o mais odiado — pelo menos nos círculos mais imaturos e destrutivos da Internet.

Créditos a Ladislav Bodnar- http://distrowatch.com/

Na integra:

http://www.guiadohardware.net/artigos/ideologia-ubuntu/


  


2. Olha, concordo.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 02/06/2008 - 02:08h

Olha, concordo que não aprecio o monopólio Ubuntu, mas a distro é facil de usar, tem milhares e milhares de pacotes e milhares de usuários satisfeitos, e nos meus testes, é estável, e porisso é muito usada.
Minha opinião,o reconhecimento de hardware não chega as pés de Mandriva ou Slackware, mas por ex. para mim,o Debian clássico não vai, já o Ubuntu, não desgosto tanto!
Não sei se é o caso de odiar o Ubuntu, ele monopoliza as distros em todo o mundo, mas...
Cada um tem sua preferência e necessidade!
eu testei umas 30,inclusive Ubuntu, Debian e Mint.
Minha preferência pessoal porém recai sobre Sabayon, Gentoo e Tutoo. São gentoos...
Os Gentoos tem seus cultores,mas também tem seus críticos!
Uma das grandes coisas boas do Linux é sua total liberdade, cada um é cada um e usa os Linux que gosta, alguns gostam de vários. Eu acho legal!
Windows, não windows são todos iguais!!!


3. não concordo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/06/2008 - 07:29h

Eu gosto do ubuntu, sei de muitas pessoas que gostam do ubuntu pela sua facilidade de uso e pelo seu extensivo numero de pacotes e reconhecimento de hardware que bate varias outras distros. Conheço pessoas que se não fosse pelo ubuntu, nunca teriam abandonado o ruindows e começado a usar o Linux. Isso é para ser odiado??? Acho que pelo simples fato de ser extremamente facil e de conter na maioria "tudo" que os usuarios normais (usuarios sem muito conhecimento de informatica) precisam, já não é motivo de ser um distro odiada como você diz... e tem gente, acho que isso é de ser humano, que sempre odeia alguma coisa que seja lider... parece que tem o prazer de falar mau ou de "gorar" essa coisa... já até ouvi dizer que com distribuições Debian Like o usuario que as usam não aprendem Linux... faze o que... segue a ignorancia de cada um...

Fica ae minha opnião..


4. Re: Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

Fabio Maran
maran

(usa Debian)

Enviado em 02/06/2008 - 09:42h

e ae galera do VOL, alguem mais concorda discorda!!
o que voces acham??


abreaços a todos


5. Re: Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

Phillipe Smith
SmithuX

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/06/2008 - 09:59h

Eu realmente não gosto de verdade do Ubuntu, exatamente por causa da sua facilidade e também acho ele um sistema pesado.
Prefiro sistemas no qual vc deve configurá-lo conforme desejar, e não um que já vem com vários programas que eu jamais utilizaria.

No entanto, tenho que concordar que se não fosse por ele, muitas pessoas jamais trocariam o Windows por Linux.

Em todo caso para mim ele não é um bom sistema, principalmente pra quem quer aprender Linux.

Pra quem realmente deseja aprender a usar um sistema Linux a fundo, deveria utilizar distros como Archlinux, Slackware, Gentoo, Debian, entre outras...



6. Re: Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

M01$3$
moisesmad

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/06/2008 - 10:07h

Olha, eu gosto do ubuntu, acho que pare apreender nao e a distro em questao o fundamental, mas sim o usuario que esta por tras do computador, de que adianta um usuario instalar um slacware, e achar muito dificil, entao voltar para o windows, acho que vai da capacidade e vontade de apreender de quem esta atras da máquina,acho o ubuntu muito bom para começar, reconhecimento de hardware,unico defeito e que acho ele pesado, quanto a debian e ubuntu, instalei os dois em minha casa e nao vi diferenças, talvez esteja equivocado, pois sou iniciante ainda, mas os dois tem o synaptic apt/aptitute, tornando muito facil isntalar programas, e facil compilar o kernel com kernel package, os dois reconhecem minhas partições windows e ja montam no desktop, em um slackware teria que montalas sempre que fosse usar,no debian achei mais complicado a questao de pacotes apenas, por exemplo eu instalo um pacote novo, e os pacotes e bibliotecas que possuo nele, nao sao compativeis, assim tenho que instalar uma versao mais antiga, mas isto tambem acontece raramente comigo, debian supera o ubuntu na velocidade exigindo menos hardware, mas enfim eu gosto do ubuntu, para que nao tem tempo e paciencia, para fazer tudo procurar um arquivo .tar para instalar, acho ele ótimo para desktop.


7. !!

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 02/06/2008 - 10:09h

kara, eu tenho duas posições diferentes a respeito do ubunto.

primeiro, para meu uso. simplesmente odeio. isso é a verdade. nunca consegui colocar para tomar todo o poder da máquina, consegue fazer algo q é difícil: ''travar''. e outras milhares ou milhões de dores de cabeça que tive. portanto, não dá parar mim.

segundo, para uso 'genérico'. acho ótimo para isso. é relativamente fácil para o iniciante em linux, e também para aqueles q querem só o desktop e mais nada. aí o ubuntu realmente leva vantagem.

olhando de fora, o q me incomoda é essa voracidade do turista espacial. mas não acho q isso causará problemas a longo prazo.


8. Re: Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

Marcelo Cavalcante Rocha
kalib

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/06/2008 - 10:19h

Acho que dizer "Não gosto dele por ser fácil" seria estupidez de minha parte.
Sempre fui muito grato a distribuições fáceis como o ubuntu e o kurumin. Porque?
Bom, não sei quanto a vocês, eu sou um adepto do movimento de software livre e gosto de incentivar e ver essa tendência crescendo pois é uma excelente oportunidade de garantir uma independência tecnológica para nosso país.
De que adianta lutar por um linux difícil se apenas profissionais da área poderiam usar?
Apenas com a chegada dessas distribuições pudemos ver pessoas comuns utilizando Linux no seu dia-a-dia. Apenas assim orgãos públicos passaram a ver o linux com outros olhos...apenas assim consegui deixar até a máquina de meu irmão com linux, sem problemas.

Eu sou a favor..e sempre serei...essa coisa de achar ruim por ser fácil é coisa de quem tem algum complexo de superioridade e gosta de se sentir superior com relação a outras pessoas...pelo menos em meu ver.

Eu digo e repito que Linux é algo que deve dar acesso a todos... sou a favor da inclusão digital e para isso acontecer, nada melhor do que termos a disposição distribuições como o Ubuntu. ;]

O fato de ele ser odiado..é isso... como virou o foco das atenções...os "sub-genios", ou pelo menos os que se acham assim.. huahuah... acabam por torcer o nariz para ele com o assustador pensamento: "Oh não..não sou mais o único que consegue usar Linux..."

Pelo amor de Deus..sejamos mais maduros. ;]

abraços maran.. excelente tópico ;]


9. Re: Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

Phillipe Smith
SmithuX

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/06/2008 - 10:39h

Meus camaradas desculpe-me se me expressei mal falando em questão de que não gosto do Ubuntu porque ele é fácil.... Realmente me mostrei um tanto "querendo ser de+", mas não verdade não foi essa a impressão que quis passar, porque na verdade eu não sou nenhum "Super Expert" em Linux, muito pelo contrário, tenho muuuuuiiitoo o que aprender ainda!!!

Mas como eu disse antes, não temos como negar que a melhor distro hoje em dia para ingressar no Linux sem dúvida é o Ubuntu.

E como cada um de nós temos uma opinião diferente... Para, como Desktop, jamais usaria o Ubuntu. No entanto, não por esse motivo que eu deixaria de indicar o Ubuntu para alguém, muit pelo contrário, indico totalmente o Ubuntu para aqueles que estão começando ou querendo conhecer o Linux, é tanto que já até fiz isso aqui no fórum mesmo.


10. discordo

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/06/2008 - 10:39h

eu ja usei:
- red hat
- fedora
- conectiva
- slackware
- openSuse
- united
- goblinX
- Kurumin
- Debian
dentre outros, e hj uso ubuntu.
Motivo: Por ser o mais usado é o que tem o maior numero de pacotes "prontos para uso". Ficar perdendo tempo pra configurar um sistema totalmente otimizado para um servidor até vai mas pra um desktop, as vezes perder 1 dia inteiro só pra instalar um programa é de fud.... produtividade é importante sim e neste ponto o ubuntu é bem positivo.
Pesado? Sim... tudo tem seu preço... eu usei mtos anos o slackware por ele ser o unico que conseguia otimizar de maneira facil na minha maquina fraca, mas por outro lado as vezes demorava um dia pra instalar um programa mtas vezes bobo, pra fazer uma conversão de algum formato, ou algum teste. Resumindo: Nestas horas acabava indo pro windows, fazia uma busca no google e achava um programa pra testar... no ubuntu eu me libertei do windows.

Agora se o ubuntu tem segundas intenções eu não sei, só sei que as ultimas versões não estão boas e eles precisam tomar cuidado com isso pois mtos bugs afasta usuários do sistema. E ah... se o ubuntu um dia for pago ou não se concordar mais com a filosofia dele, é só mudar de linux. Qto a ele querer acabar com os outros linux, tem mtas outras distros que pensam o mesmo.


11. Re: Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

Marcos Miras
marcosmiras

(usa CentOS)

Enviado em 02/06/2008 - 10:41h

Eu não sou contra, mas tbm não adoro... Acho ruim a Canonical se aproveitar do código e não retribuir como o Maran cita. Para quem gosta de softwares Wizard, ele é excelente, agora quem gosta de trabalhar num nível mais complexo já não gosta, não me atenho ao fato de odiar, mas sim preferências. Eu usei o ubuntu por um tempo e não me adaptei, assim como o Debian. Quando usei slack, redhat,... me adaptei legal.
Instalei o Ubuntu server pra nunca mais... hahauhau.

[]'s


12. Re: Você odeia o Ubuntu? Isso é normal!

Marcelo Cavalcante Rocha
kalib

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/06/2008 - 10:45h

Também não gosto do ubuntu em meu desktop..mas é por razões pessoais..por exemplo... eu não gosto mto do gnome... já é um ponto a menos pra ele..por isso eu optava por kubuntu...
Tb acho ele um pouco pesado...justamente pela quantidade de coisas que ele trás para facilitar o uso dos iniciantes...enfim..

Eu não uso ele pq prefiro outros.. mas sempre recomendo ele para iniciantes... ou o kubuntu que é sua versão com kde. ;]






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts