Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 02/09/2019 - 19:59h
rdaguiar escreveu:
Pessoal, bom dia!
Bom, fui eu quem criou o tópico. Eu disse que havia solucionado, na realidade consegui sim, mas não do modo normal. Eu fiz o seguinte, removi o HD e reiniciei por um pendrive, coloquei o HD num Case e removi a partição. De volta ao notebook e com o HD instalado no notebook, dei boot novamente pelo pendrive e instalei o Linux Mint atual no HD.
Bom, com o Debian 10 instalado o boot pelo pendrive era impossível. Já com o Mint instalado, fui testar, a BIOS voltou a salvar e consegui o boot pelo pendrive. Acho que descobri um bug no Debian 10, como não sei inglês, quem puder ajudar repassando esse bug ou o link para esse tópico, a comunidade Linux agradece. Sim, meu notebook é um Samsung Essentials E30 modelo: NP350XAA-KF4BR.
Andei investigando (antes de instalar o Mint) que existe uma ferramenta do sistema no Debian que modifica a BIOS, adicionando boot's, removendo, ativando, etc.
Creio que pode ser isso que causa o travamento no início do boot (a ferramenta tem bug). Por mais que eu tentasse modificar a BIOS, salvando e reiniciando, a BIOS não salvava, e ia direto para o HD (Debian). O programa chama-se: efibootmgr (procurem na internet), informações detalhadas só vão encontrar em inglês, mas pode usar o Google Tradutor.
Fica aí a dica do Robson, rsrsrs
O UEFI é quem gerencia os bootloaders, dentro da partição ESP, embora tenham ferramentas, que conseguem acessar a partição ESP
Era mais fácil, você ter ido nessa partição e apagado o bootloader do Debian hehe.
Mas enfim, que bom que resolveu; )
Edps!
Aqui não rola o pendrive em ms-dos (><)
Só reconhece em gpt mesmo.
T+
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang:
"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";