removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 29/05/2015 - 00:21h
Thihup escreveu:
Bom, testei numa máquina virtual o Slackware e o Arch Linux.
Estou com muita dúvida sobre qual instalar no meu HD. O Slackware será mais simples e não precisarei decorar muitos comandos, já o Arch ... (não que ele seja ruim, mas numa maquina virtual se der erro é só olhar na net, agora se tiver num hd e não saber o que fazer complica ...).
...
Eu Tentaria usar os dois por um bom tempo e depois ficaria com o que lhe agradar mais (Mas não vale desistir no primeiro problema mais "difícil").
O Arch tem um processo de instalação aparentemente mais trabalhoso, mas depois de feito e configurado, o sistema vai quase que no "automático" e não te incomoda. A documentação é a mais completa para um usuário médio/avançado de Linux hoje, e acredito que só perde no "geral" para a da Red Hat, então se estiver disposto a ler, não devem existir problemas que não consiga resolver.
Eu gosto deste sistema de instalação, pois logo de cara o novo usuário precisara buscar informação e aprender como a distribuição funciona. Passado isto, ao subir o X e ter instalado tudo o que precisa ele já estará pronto para operar o sistema, saberá onde buscar informação, como usar o pacman e estará mais familiarizado com o terminal, pronto para administrar o arch.
Quanto aos possíveis problemas durante a instalação, tem que fazer com cuidado e uma boa opção é fazer a instalação via chroot ou SSH (ou faço por SSH). Pois pode apenas ir seguindo os passos/comandos que documentou antes de iniciar o processo e ganhar muito tempo (Se fizer tudo em sequencia, instala em menos de 20Minutos). Depois é ir moldando o sistema, instalando os softwares que precisara e nesta etapa aparece o pacman, que lhe auxiliara a instalar e manter todos os softwares atualizados. Sabendo*¹ o que precisa/quer instalar, não tera problemas para moldar o sistema conforme sua vontade.
Eu uso Arch a alguns anos e mesmo achando o Slackware e o Gentoo as distribuições Linux mais próximas do conceito KISS do UNIX. Ainda prefiro o Arch, que é para mim a distribuição que consegue aliar melhor a simplicidade(Pelo "desenho", jeito da distribuição) com usabilidade, deixando a configuração do ambiente na sua mão. Mas lhe fornecendo ferramentas simples, porem muito uteis como o pacman, ABS, AUR e a wiki. (ja foi melhor antes de adotarem o systemd, mas ainda é um sistema simples para configurar e manter).
Ja o Slackware lhe ensina mais que o Arch, pois mantê-lo depois de instalado, principalmente se for do tipo "fuçador" lhe exigira muito mais empenho que o arch. Para a instalação e atualização do ambiente tera que fazer tudo "na unha" (Para mim o grande "diferencial" do slackware é justo não possuir um gerenciador de pacotes, lhe incentivar a fazer as coisas a "moda antiga"). Então tera que saber/aprender muito sobre Linux o que é uma vantagem "adicional" da distribuição.
(¹)Eu tenho documentado em uma wiki pessoal todos os pacotes que uso ou que podem me ser uteis, comandos necessários etc. Então facilita muito quando preciso de algo e acredito que é uma boa coisa para você fazer, listar o que realmente usa no Ubuntu e instalar apenas isto de inicio no arch. Também pode preparar uma checklist antes de instalar o arch, este processo é útil em qualquer sistema/ambiente, até mesmo no Windows pois se planejar a instalação, além de concluí-la mais rapidamente, não devera ter nenhuma "surpresa" no processo.
------------------------------------------------------
¿? -> keyboard Error: No Keyboard Present, PRESS F1 to continue.