Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

37. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Guilherme
Ghost_Shell

(usa Arch Linux)

Enviado em 10/02/2017 - 16:40h

fabio escreveu:

Outra coisa, a moderação agora tem carta branca em deletar tópicos "kali noobs". Por exemplo, se um bacana criar um tópico perguntando como usar o aircrack-ng, mas ele não sabe nem dar o comando pwd, o tópico será excluído.

Se virem tópicos desse calibre por aqui podem denunciar também.

Obrigado.


Boa tarde, desde já eu peço desculpas por fugir um pouco do tópico desse post.

O pessoal do post abaixo gostaria de saber se seria possível fixar o tópico deles por um ou dois dias para ajudar a divulgar a distro que eles criaram.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/Emmi-Linux-Leve-completa-e-rapida?pagina=02

Novamente peço desculpa por fugir do tópico.

Keep it simple stupid!


  


38. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/02/2017 - 17:38h

fabio escreveu:

Outra coisa, a moderação agora tem carta branca em deletar tópicos "kali noobs". Por exemplo, se um bacana criar um tópico perguntando como usar o aircrack-ng, mas ele não sabe nem dar o comando pwd, o tópico será excluído.

Se virem tópicos desse calibre por aqui podem denunciar também.

Obrigado.


Qual moderação? A equipe do VoL, ou os moderadores de cada comunidade?

Eu acho que não é preciso ser necessariamente repressor. Por exemplo, em minha postagem anterior neste tópico, eu indiquei casos que ocorreram na comunidade “C / C++”, em que o usuário fez perguntas num contexto de Kali, mas recebeu respostas que valem para qualquer Linux.

Claro, ele não falou que queria rodar aircrack-ng nem coisa parecida. Mas mesmo que tivesse falado, acho que pode ser mais proveitoso, inclusive para o próprio kalinoob, dar orientações específicas para aquela pessoa, levando em conta o contexto da pergunta e o tempo em que ela foi feita.

Acho útil lembrar sempre que quem precisa de respostas não são as perguntas, mas as pessoas que nos fazem ou trazem perguntas.

Abaixo eu dou alguns exemplos de situações que podem aparecer, e de possíveis respostas que elas podem suscitar. Ninguém precisa ser tão prolixo como eu (melhor se não forem), mas mais para dar uma ideia.


Exemplo 1: O usuário kalinoob pergunta na comunidade “C / C++” como fazer para compilar uma versão de ConIO para Linux, a fim de ele instalar no Kali dele.

A resposta de qualquer um dos membros da comunidade poderia ser algo na seguinte linha.

Olha, kalinoob, seria bom você levar em consideração que Kali não é uma distribuição para uso no dia-a-dia. Ela está mais para uma ferramenta de testes e por profissionais com um nível de experiência tal que nunca precisariam perguntar aqui como se faz para compilar ConIO. Além disso, o Kali é pensado para ser rodado a partir de um DVD ou pendrive, em vez de ser instalada em HD, e, por isso mesmo, essa ideia de instalar ConIO pode nem mesmo fazer muito sentido.

Se você for iniciante e quiser mesmo aprender Linux, considere usar outra distribuição, tal como Ubuntu, Fedora ou Debian.

E se você quiser mesmo aprender a programar em C ou C++ no Linux, considere aprender a usar Curses, em vez de ConIO. Curses é muito mais poderosa e abrangente do que ConIO. ConIO era uma biblioteca da década de 1980, feita para trabalhar exclusivamente no console de PCs com MS-DOS, fazendo operações simples e de baixo nível, como mover o cursor, limpar a tela e ler teclas de modo não-uniforme. Curses tem recursos que permitem trabalhar com diferentes terminais, janelas, menus, painéis, mouse e outros recursos, quer no console, quer em ambientes gráficos.

Dito isso, se você ainda quiser usar ConIO e quiser mesmo insistir com o Kali, o procedimento para a instalação dessa versão de ConIO que você baixou é simplesmente o digitar os seguintes comandos no terminal.

tar xzvf conio_for_linux-0.9.tar.gz
cd conio_for_linux-0.9
make
sudo make install



Exemplo 2: O usuário kalinoob entra na comunidade “C / C++” e pergunta como faz para compilar e instalar a ferramenta X, que tem toda cara de ser ferramenta de invasão de sistemas.

Note que eu não suponho, neste exemplo, que o cara estea falando especificamente de Kali -- a ferramenta X, sendo mesmo danosa, é danosa em qualquer distribuição. Em todo caso, a resposta de qualquer um dos membros da comunidade poderia ser algo na seguinte linha.

Olha, kalinoob, essa ferramenta que você está querendo compilar leva todo jeito de ser uma ferramenta para invasão não-autorizada de computadores alheios na rede.

Nem o VIVA O LINUX nem esta comunidade apoiam a prática de invasão de sistemas de terceiros.

E mesmo que você acredite que tenha razões justas para vir a rodar essa ferramenta, o fato de você vir a este fórum para perguntar como faz para compilá-la é um forte indicativo de que talvez lhe falte a experiência necessária para usá-la com a responsabilidade que ela demanda -- por exemplo, um profissional de pentest que se preze deveria ter os conhecimentos necessários para fazer X rodar sem ter de perguntar aqui.

Sendo assim, se você continuar achando que precisa dessa ferramenta, considere perguntar nos fóruns adequados (por exemplo, na lista de e-mail ou fórum da própria ferramenta).

Esta comunidade do fórum do VoL é para falar das linguagens de programação C e C++. Se você tiver dúvidas específicas sobre essas linguagens, sinta-se a vontade para trazê-las aqui no futuro.



Exemplo 3: O usuário kaliboob chega ao fórum já “metendo o pé na porta”, pedindo ajuda para barbarizar com o Kali.

Qualquer pessoa poderia responder o seguinte.

Prezado kalinoob,

Os membros do VIVA O LINUX (VoL) somos, na esmagadora maioria, profissionais que usam o Linux seriamente no dia-a-dia, ou entusiastas interessados em aprender e contribuir com iniciativas de software livre e código aberto.

Não apoiamos atitudes de invasão de sistemas, roubos de dados, ataques de negação de serviço ou vandalismos cibernéticos de qualquer natureza -- até porque todas essas coisas são imorais e ilegais, caracterizando crime e sendo passíveis de sanções e prisão, segundo a legislação brasileira e internacional.

Se você quiser realmente barbarizar na rede, procure outras comunidades fora do VoL. Mas tenha cuidado: nem a lei, nem suas eventuais vítimas, nem mesmo seus colegas “h4x0rs” serão muito clementes com você em função do que você vier a fazer e das atitudes que vier a tomar.

Por favor, não insista em levar este tópico a diante.



Em qualquer caso, se o kalinoob for abusivo em suas reações a qualquer das respostas acima, ele pode e deve ser denunciado e sancionado pelo seu comportamento.


39. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/02/2017 - 17:54h

Repressor ?! O VoL ?! Nunca foi !!!

Na verdade o Fábio foi sucinto no comentário, mas temos critérios para avaliar se um tópico pode ou não ser deletado.
O tema "kali-noob" foi discutido com a moderação. Saberemos qual a intenção e com base nela, podemos manter ou não o tópico.

Como disse antes, até liberdade tem que ser usada com responsabilidade.


40. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/02/2017 - 18:12h

Sinceramente não me lembro ter visto pergunta sobre ferramentas de intrusão. Esmagadora maioria é dúvida geral básica de quem nunca usou Debian.
Isso deixa alguns colegas mais exaltados e as vezes clima fica tenso.
Mas acho que excluir perguntas novas não resolverá the Kali fever enquanto Mr.robot estiver no ar e o Eliot for rakudaum

*******************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


41. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/02/2017 - 18:40h

izaias escreveu:

Repressor ?! O VoL ?! Nunca foi !!!

Na verdade o Fábio foi sucinto no comentário, mas temos critérios para avaliar se um tópico pode ou não ser deletado.
O tema "kali-noob" foi discutido com a moderação. Saberemos qual a intenção e com base nela, podemos manter ou não o tópico.

Como disse antes, até liberdade tem que ser usada com responsabilidade.


Peço-lhe que leia de novo o que eu disse, porque está claro que você não me compreendeu.

Primeiro, eu perguntei em que nível de moderação se dará a ação sugerida pelo Fábio de excluir o tópico. São os moderadores do VoL, ou os de cada comunidade? Ele não disse antes, nem você esclareceu agora.

Segundo, se existe um critério -- e eu em nenhum momento duvidei de que exista --, seria bom deixar claro qual é ele -- princialmente se couber aos moderadores de cada comunidade aplicar tais critérios. Pelo conteúdo da mensagem do Fábio, pareceu que a simples presença de determinados padrões será suficiente para que se tome a atitude de suprimir conteúdo, a despeito da pessoa que porventura incorrer de ser apanhada pelo filtro de padrões.

Em terceiro lugar, a palavra “repressor” não deveria ter lhe causado tanta repulsa. Reprimir determinadas atitudes às vezes é necessário, se não a coisa pode virar uma bagunça generalizada. As leis e os órgãos de justiça do Estado, por exemplo, são instrumentos de repressão, que trabalham em favor dos anseios da sociedade.

E o VoL já reprime, sim, um bocado coisa -- e tem realmente de as reprimir! Este tópico mesmo começou como uma reprimenda a uma situação interpretada e denunciada como spam por vários membros da comunidade. Outro exemplo: o VoL tem um filtro de palavras que reprime até algumas expressões que podem ter uso válido, não-chulo, em vários contextos (mas que, ao mesmo tempo, é relativamente fácil de burlar por alguém que efetivamente queira fazer chegar ao ar um xingamento ou ofensa).

Por fim, peço-lhe novamente que leia minhas duas últimas postagens. Verá que eu defendo, como você, a responsabilidade individual. No entanto, antes de se poder exigir a liberdade individual, é necessário saber respeitar a existência de indivíduos portadores dessa responsabilidade que impõe limites a sua liberdade.


42. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Guilherme
Ghost_Shell

(usa Arch Linux)

Enviado em 10/02/2017 - 18:40h

clodoaldops escreveu:

Sinceramente não me lembro ter visto pergunta sobre ferramentas de intrusão. Esmagadora maioria é dúvida geral básica de quem nunca usou Debian.
Isso deixa alguns colegas mais exaltados e as vezes clima fica tenso.
Mas acho que excluir perguntas novas não resolverá the Kali fever enquanto Mr.robot estiver no ar e o Eliot for rakudaum

*******************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


Quantas temporadas essa bendita série ainda vai ter rsrs?

Keep it simple stupid!


43. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 10/02/2017 - 19:02h

Vou deixar uma idéia aqui pra galera ... por favor não é para criar intrigas nem nada .. é somente para dar uma ideia de quem já passou por 'N' fóruns e já arrumou encrenca pra ca**lho debatendo e questionando regras e atitudes de moderadores e afins ... então vamos lá.

Pessoas ... o Fórum é dos kras, as regras são deles, ninguém tem que sair na tora questionando regras que os kras colocam .. não vai adiantar nada e nunca adiantou, a única coisa que vai gerar é desgaste mental por parte do questionador ... então bicho, se alguém está "descontente" com alguma regra, engole calado ou vaza para outro fórum, não vale a pena questionar regras que não lhe compete sacou. é desgaste atoa ou melhor ( não é funcional sacou ).

Vou exemplificar o que quis dizer.

Quando eu falei com o meianoite pra ele parar com os floods foi pq estava me incomodando ( eu estava recebendo trocentos e-mail de resposta em tópicos já morto e enterrado ), não era pq estava incomodando o fórum, o fórum não é problema meu ... por isso nem me dei ao trabalho de "reclamar" com a moderação.

Bom ... espero que todos tenham entendido minha mensagem que foi de coração com a maior boa vontade, e mesmo que o entendimento da comunicação escrita fique a cargo exclusivamente de quem lê, entendam por favor que eu só quis compartilhar experiencia.

NOTA: Por Gentileza, não respondam a esse tópico !!!

Abçs.
_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"


44. Re: Sobre membros desenterrando tópicos antigos, principalmente sobre Kali

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/02/2017 - 19:11h

- nâo foi o meia noite que ganhou o troféu pá de ouro, a condecoração, em carater de brincadeira e gozação, coube a outro usuário.
- nunca ví meia noite ser desdenhoso ou ofensivo com ninguem.
- meia noite posta uns comandos que no seu entendimento devem contribuir para a solução do problema proposto.
- paradoxalmente tem usuários aqui que postam, em assinaturas, comandos manifestamente destrutivos e danosos sem nenhum aviso do dano que podem causar.
- meia noite, a título de informação, cita textos legais que tipificam a prática do ato almejado por alguem como ilegal ou ainda mais grave.
- ressucitar tópicos antigos, resolvidos ou não, evitam redundância desnecessária e contribuem para sua atualização

Logo, não consigo vislumbrar nada de errado nos posts do meia noite.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts