![Silvio Alex de Lima Silvio Alex de Lima](//static.vivaolinux.com.br/imagens/fotos/1225317890.aqui.jpg)
silvioadl
(usa Ubuntu)
Enviado em 31/10/2007 - 11:03h
O processo de gravação de um CD de dados é feito em 2 etapas: primeiro é gerado um arquivo ISO com o programa mkisofs que será a imagem exata do CD que será gravado e a gravação usando o cdrecord. Caso ainda não tenha configurado seu gravador no Linux ou não tem certeza do seu funcionamento, veja Configurando um gravador de CD no Linux, Seção 3.11.3.
Vou assumir que os dados que deseja gravar estão no diretório /dados. Primeiro gere o arquivo ISO:
cd /dados
mkisofs -r -o dados.iso -J -V"CD_DADOS" .
Na linha acima, você permite que todos possam ler o CD alterando as permissões (-r), o arquivo de saída será dados.iso (-o dados.iso), os nomes também terão o índice no formato Joliet (Windows) (-J), o nome de volume será CD_DADOS (-V"CD_DADOS"). Foi colocado . para o diretório raíz porque estamos dentro do diretório que queremos gravar dados. Não us e "*" para especificar os arquivos, a não ser que queira que todos os arquivos do seus subdiretórios fiquem dentro do raíz do CD :-)
Antes de gravar você pode testar se o conteúdo do CD está OK montando a imagem ISO:
mkdir /tmp/iso
mount /dados/dados.iso /tmp/iso -o loop -t iso9660
Você poderá entrar no diretório /tmp/iso e ver como está o conteúdo do seu CD antes da gravação. Qualquer modificação deverá ser feita no diretório /dados e depois gerar novamente o iso com mkisofs. Desmonte o arquivo ISO antes de gravar o CD.
Agora, execute o comando:
cdrecord -v -dev=0,0,0 -data /dados/dados.iso
Para gravar seu CD. O -v mostra a progressão da gravação, o número passado como argumento a -dev é obtido pelo comando cdrecord -scanbus, a opção -data especifica o arquivo iso que contém os dados que serão gravados.
Após isto seu CD estará gravado e pronto para uso.