Caríssimos amigos do Viva o
Linux, salve!
Após um longo período sem escrever, gostaria de estar voltado à escrita de artigos, e gostaria de voltar escrevendo algo que possa ser útil a vocês, programadores, analistas, estagiários e interessados.
Índice
- Introdução;
- O que preciso para me tornar um programador?
- Escrevendo o código;
- Ferramentas;
- Conclusão.
Introdução
Muitos chamam de Desenvolvedor de Software, outros de Programadores e, há quem diga, "sofredores". ;-)
Neste artigo, terei como principal objetivo apresentar, de forma conclusiva e útil, os mitos, os requisitos e a realidade desta maravilhosa profissão, em que atuo, atualmente.
Tentarei também, apresentar ferramentas, APIs, bibliotecas e componentes que podem ser - E são! - extremamente úteis no dia a dia do desenvolvedor, evitando que ele "reinvente a roda".
Estas ferramentas estão disponíveis, e não são poucas, são centenas, ou até mesmo milhares, aliás, e a economia de tempo - e código - que elas nos proporcionam atingem níveis estratosféricos.
Sendo assim, não poderei deixar de falar, inclusive, sobre a importância das documentações, que muitas das vezes passam por despercebidas - ou são, até mesmo, ignoradas - pelos desenvolvedores, e isso é um problema enorme, um problema que pode custar tempo e dinheiro.
Pois bem, gostaria de concluir essa introdução - que está mais para apresentação, não? - explicando, rapidamente, os tópicos a serem discutidos daqui a diante:
- O que preciso para me tornar um programador?
É uma indagação comum entre jovens, estudantes e interessados no ramo. À partir desta dúvida, tentarei esclarecer um pouco mais à respeito de cursos universitários, cursos técnicos, táticas de estudo, sugestões de leitura e coisas do gênero.
- Escrevendo o código
Creio que este seja o clímax do artigo, seu ponto mais importante (ou não). Neste tópico, tentarei dar dicas à respeito da escrita de bons códigos. Códigos limpos, bem identados, bem formulados e, o mais importante de todos, bem refatorados.
Tentarei também, passar à frente dicas de recursos oferecidos pela maioria das linguagens de programação, como threads, por exemplo, recurso desconhecido por uma parcela dos desenvolvedores (às vezes falo de modo figurado, por favor, não apedrejem-me).
- Ferramentas
Aqui, eu vos apresentarei algumas ferramentas de meu uso pessoal, que adiantam demasiadamente o meu trabalho, sem maior dificuldade; algo de enorme utilidade, e que me pouca horas (ou até mesmo dias). Por que o mesmo não aconteceria com vocês? Quando falo em ferramentas, me refiro à APIs, bibliotecas, componentes e etc.
- Conclusão
Bem... aqui é só a conclusão mesmo.
Agora que vocês têm a devida noção do que será discutido nos tópicos deste artigo, sintam-se à vontade para pular o que acharem desnecessário. Enfim, vamos dar início ao conteúdo de maior interesse.