Primeiro baixe o programa através
deste link. Ao abrí-lo serão extraídos quatro arquivos: SRVMGR.EXE (Server Manager), SRVMGR.HLP (Ajuda do Server Manager), USRMGR.EXE (User Manager) e USRMGR.HELP (Ajuda do User Manager). Abra o USRMGR.EXE.
OBS: Vale lembrar que para utilizar o programa é necessário que você tenha efetuado logon em uma estação Windows do domínio com a conta root ou com uma conta que faça parte do grupo "Domain Admins".
Tela principal:
Serão listados todos os usuários do domínio na parte superior da tela e na parte inferior serão listados todos os grupos.
Opções de conta:
Ao dar um duplo clique em cima de um usuário, você poderá alterar várias propriedades dele, como:
- Full Name: nome completo.
- Description: descrição da conta.
- Password / Confirm password: campos para digitação de senha.
- User must change password at next logon: força o usuário a alterar sua senha no seu próximo logon.
- User cannot change password: impede que o usuário altere sua própria senha.
- Password never expires: faz com que a validade da senha nunca expire.
- Account Disabled: desabilita a conta. Desta forma, o usuário não consegue mais fazer logon.
- Account locked out: esta opção só fica disponível quando a conta é bloqueada por várias tentativas de logon com senha inválida. Desmarque esta caixa para desbloquear a conta.
Além disto, há mais alguns botões. Segue a explicação sobre o que cada um faz.
Groups:
Permite gerenciar os grupos aos quais o usuário pertence. É necessário que ele pertença a pelo menos um grupo. A caixa "Member of" lista os grupos aos quais ele pertence, e a "Not member of" lista os grupos disponíveis. Você pode usar os botões Add e Remove para mudar os grupos. O botão "Set Primary Group" lhe permite dizer qual é o grupo primário do usuário.
Observação: não é possível remover o usuário de um grupo se este for o seu grupo primário. Neste caso, selecione outro grupo do qual ele faça parte e o defina como primário.
Profile:
Permite especificar o local onde será guardado o perfil do usuário (campo "User profile path"), o script de logon a ser executado para ele ("Logon script") e o diretório inicial (campos "Local path" ou Connect). Se estes campos não forem preenchidos, serão usadas as definições dos parâmetros "logon path", "logon script" e "logon home"/"logon drive", respectivamente, do arquivo de configuração do Samba.
Hours:
Permite especificar os horários nos quais o usuário pode efetuar logon. Por padrão, ele pode efetuar logon a qualquer horário. Para mudar isto, selecione um período e clique em Allow (Permitir) ou Disallow (Negar).
Logon to:
Permite especificar se o usuário pode efetuar logon em qualquer máquina do domínio ("User may log on to all workstations") ou apenas nas estações especificadas ("User may logon to these workstations"). Se você selecionar a segunda opção, você pode especificar até 8 máquinas nas quais o usuário pode efetuar logon.
Account:
Na seção "Account expires", você pode definir se a conta tem validade infinita (Never), ou se ela se “auto-destruirá” após o prazo especificado (End of). A seção "Account Type" permite especificar se a conta é global (domínio) ou é local (BUILTIN).
Dialin:
Em um domínio com Windows NT Server, esta opção permite que o usuário efetue logon através de uma conexão dial-up. Em um domínio Samba, até onde eu sei, isto não tem utilidade.
Voltando à tela principal, ao dar um duplo clique em um dos grupos, você poderá definir a descrição dele, bem como os seus membros. A tela é bastante intuitiva, logo eu não vou explicar os seus campos.
Agora vamos aos menus, começando pelo User:
- New User: adiciona usuários ao domínio;
- New Group: adiciona um novo grupo;
- New Local Group: adiciona um novo grupo local (BUILTIN);
- Copy: copia o item selecionado (usuário ou grupo);
- Delete: deleta o item selecionado;
- Rename: renomeia o item selecionado;
- Properties: acessa as propriedades do item selecionado;
- Select Users: permite selecionar todos os usuários de um determinado grupo, para facilitar a administração de múltiplos usuários simultaneamente;
- Select Domain: esta opção só tem utilidade se o seu servidor tem uma relação de confiança com outro controlador de domínio. Ela permite, nestes casos, selecionar qual domínio será administrado;
- Exit: sai do programa (meio óbvia esta, não? :-) ).
Menu View
- Sort by full name: ordena a lista de usuários pelo nome completo;
- Sort by username: ordena a lista de usuários pelo login;
- Refresh: atualiza a tela. O programa não é muito “esperto”, logo você pode precisar atualizar a tela para visualizar as alterações que você fizer.
Menu Policies:
O item Accounts permite gerenciar certas políticas do domínio, que, portanto afetarão todos os usuários. É uma das opções mais interessantes do programa.
No item "Maximum password age", você pode fazer com que as senhas não tenham validade ("Password never expires") ou que expirem em um determinado número de dias.
O item "Minimum password age", você pode dar uma validade mínima para as senhas, de forma que os usuários não possam alterá-la antes deste prazo.
O item "Minimum password length" permite especificar um tamanho mínimo para as senhas. Ao selecionar "Permit blank password", você permitirá que os usuários tenham senhas em branco.
O item "Password uniqueness" serve para forçar o usuário a usar senhas diferentes das anteriores. Por exemplo, se você definir para o servidor se lembrar das três últimas senhas, a nova senha do usuário terá que ser diferente das três últimas senhas utilizadas por ele. Útil em ambientes que seguem boas práticas de segurança.
Ao ativar o item "Account lockout", você pode bloquear a conta do usuário após "n" tentativas mal sucedidas de logon. O campo "Lockout after" defina a quantidade de tentativas; o "Reset counter after" define quanto tempo o servidor irá esperar para zerar o contador de tentativas inválidas após uma tentativa válida; para a seção "Lockout duration", se for definido Forever, a conta permanecerá bloqueada até um administrador desbloqueá-la; caso contrário, você pode definir quantos minutos o servidor irá aguardar para desbloquear a conta automaticamente.
O item "Forcibly disconnect remote users from server when logon hours expire" serve para forçar o logoff dos usuários ao terminar o seu horário de utilização.
Por fim, temos o item "Users must logon in order to change password", que se selecionado, faz com que os usuários com senha expirada dependam do administrador para voltarem a utilizar suas contas. Por padrão, o próprio usuário pode alterar sua senha.
Voltando ao menu, temos a opção User Rights, que permite dar privilégios específicos a determinados usuários ou grupos. Para usar este recurso, a opção "enable privileges" precisa estar definida como "yes" na seção [global] do smb.conf (isto já é o padrão a partir da versão 3.0.23). Sua função se assemelha à do comando "net rpc rights".
A opção "Audit Policy", teoricamente, definiria que eventos o Samba registraria em log. Porém, atualmente esta opção é ignorada. Se você precisa auditar tais eventos, use os módulos VFS audit, extd_audit ou full_audit.
A opção "Trust Relationships" permite configurar relações de confiança entre domínios distintos. Não vou me ater a explicações sobre esta tecnologia, já que não é o foco deste artigo; para isto, acesse:
Interdomain Trust Relationships.
Por fim, temos os menus Options e Help, que são auto-explicativos.