Blacklist ou RBL, neste artigo, são Órgãos ou Entidades que possuem a finalidade de informar através de consultas via Internet, se determinado IP envia Spam, e-mails não solicitados ou, até mesmo, se hospedam algum tipo de código malicioso, como vírus.
Diversos servidores de e-mails não possuem blacklist própria e assim preferem utilizar a de terceiros, como o Barracuda, Spamhaus e o SenderBase. Quando este servidor receber qualquer mensagem de e-mail, ele irá consultar se consta bloqueio do IP origem da mensagem junto ao RBL. Caso afirmativo, o servidor de e-mails do destinatário retornará o e-mail ao remetente com o erro, sendo que o destinatário em si, não tomará conhecimento da existência de tal mensagem.
Citei algumas das blacklists mais utilizadas, porém, há inúmeras outras que podem ser utilizadas. Algumas até cobram para remover o IP da blacklist, mas estas são comumente menos visadas por quem faz uso da Blacklist.
Cada Blacklist tem seu próprio critério para bloquear e desbloquear. O método para desbloqueio de IP pode variar de automático, formulário web ou e-mail.
O bloqueio de IP pode ocorrer com mais frequência em servidores compartilhados de hospedagem, já que possui diversos sites utilizando o mesmo IP. Infelizmente, se apenas um destes realizar envio de Spam e cair em alguma blacklist, os demais serão penalizados também e terão suas mensagens recusadas, já que é bloqueado o IP, não o domínio.
Boa parte dos casos que analisei, os bloqueios ocorreram por conta de:
- Códigos injetados através de alguma vulnerabilidade web. Comum em CMS sem a devida manutenção (WordPress, Joomla, etc);
- Códigos injetados em diretórios com permissão excessiva (777);
- Via FTP, por perda de senha para algum malware.
Poucos foram os casos de envio de Spam de forma intencional, sendo que alguns achavam que comprando uma lista de e-mails já lhe davam o direito de enviar qualquer tipo de mensagens para estes.
No final do artigo, disponibilizarei um shell script para automatizar as consultas, destinado aos administradores de servidores, com a finalidade de poder gerenciar antes mesmo de algum cliente reportar dificuldades com o uso do serviço de e-mail.