Devido a algumas necessidades de treinamento no meu trabalho, fiz uma apostila que achei ser importante compartilhar com todo o pessoal aqui do site, pois não são muitas pessoas que trabalham com UNIX puro, sendo assim pretendo mostrar um pouquinho sobre o AIX IBM. Espero que gostem.
Após configurar o smitty, verificar o arquivo hosts, que fica dentro de /etc/hosts, com o comando:
# cd /etc
# cat hosts
Caso não apresente o IP referenciado ao nome da estação como na imagem acima, deveremos configurar o arquivo hosts com estas informações.
# vi hosts
Atenção: Para segurança crie uma copia do arquivo hosts com o comando:
# cat hosts > hosts.bkp
Agora só falta verificar se as configurações foram aplicadas com o comando:
# ifconfig -a
Pode-se também obter outras informações como endereço Mac pelo comando:
# netstat -v | pg
Digite enter para ir movimentando para próxima tela.
Considerações finais
Este foi apenas uma pequena mostra do Unix, não é assim tão diferente do Linux, mas é necessário ter certo conhecimento do sistema para sua configuração correta.
Para terminar vou deixar um screenshot da tela do usuário em modo gráfico, para quem não conhece isso é Unix, não confunda com Linux! :)
[4] Comentário enviado por dimatrix em 28/10/2007 - 09:20h
Paz e Bem!
Desculpe-me Hiran, não foi minha intenção dizer quantos usuários tenho na rede onde trabalho, apenas quis mostrar um pouco de Unix (AIX), pois muitos usuarios de linux não tiveram contato com uma estação unix, e as vezes acham que é um bixo de 7 cabeças, como disse esse foi uma apostila que fiz aqui pro pessoal da empresa, bem básica, mas que já lança uma luz mesmo que pequena sobre o assunto. Nesta apostila abordei uma das diversas configurações que se pode fazer com "SMITTY" , o gerenciador padrão do AIX .
Mas uma vez, peço desculpa a todos, se não fui mais a fundo no tema, me policiarei nos proximos.
Fiquem com Deus.
[6] Comentário enviado por an_drade em 29/10/2007 - 18:52h
O último screenshot é do ambiente CDE, comum em muitos UNIX (AIX, Digital UNIX, HP/UX, Solaris, UnixWare). Note que podemos simular este ambiente facilmente no linux, só colocar o TWM p/ funcionar, mas um dock parecido com aquele do CDE (vc se lembra do XFCE no inicío?!? heheheh... Tanto que o XFCE é inspirado no CDE)... Só não temos CDE no linux porque o CDE é comercial. (feio deste jeito!??! hehehehe)...
Nunca coloquei a mão em um desses Unix, mas dizem que realmente vc deve conhecer muito bem o sistema p/ fazer alguma coisa de útil.