Depois de reiniciado o sistema, retire o livecd para que suba seu sistema habitual.
Abra um terminal e monte a partição que estão as imagens que você criou e acesse:
# mount /dev/sda2 /mnt/sda2 # cd /mnt/sda2
Agora iremos criar um script para fazer a restauração da imagem da tabela de partição e MBR, digite:
# vim instalar
#!/bin/bash
#######################################
#Script criado por michel b. r.
#Faz a restauração da imagem
#######################################
#Cópia a mbr
dd if=/mnt/cdrom/sda.mbr of=/dev/sda
#Copia o sistema de particionamento
sfdisk --force /dev/sda < /mnt/cdrom/sda.sf
#Puxa a imagem para o hd
partimage -b restore /dev/sda1 /mnt/cdrom/nome_da_imagem.000
reboot
exit
[1] Comentário enviado por cararetoalonso em 10/05/2008 - 08:27h
Nossa!!! Cara.. artigo muito bom, o seu. Estava a procura de uma orientação sobre como realizar uma imagem de restauração de sistemas há um bom tempo e nunca encontrava nenhuma documentação que fosse satisfatória. Seu artigo me ajudou muito mesmo. Parabéns pela sua colaboração. Excelente.
[14] Comentário enviado por jpsanet em 30/05/2008 - 11:55h
Bom, primeiramente parabéns, muito bom o seu artigo...
Fiz tudo conforme o artigo com exceção da restauração da MBR porque pretendo clonar somente a partição onde instalei o linux ... que no meu caso está em /dev/sda3 (sem mexer na partição do windows).
Meu hd está assim:
/dev/sda1 -NTFS (Windows)
/dev/sda2 - FAT32 (dados)
/dev/sda3 - ext3 (Linux)
/dev/sda4 - swap
Bom para criar a imagem e restaurá-la em outro computador deu tudo certo. Acessei o windows e linux normalmente na máquina (que recebeu a imagem), porém a interface eth0 não foi detectada e agora a rede funciona adequadamente!? Alguém tem alguma sugestão?
[15] Comentário enviado por michel5670 em 30/05/2008 - 14:36h
colega jpsanet qual distribuicao que vc esta usando?
O hardware e o mesmo da imagem originaria?
qual e a saida do lspci? pois quando executo este comando na minha maquina ele mostra que reconheceu a placa de rede da seguinte forma ==>00:0e.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139 C+ (rev 10)
Portanto posta ai a saida do comando lscpi tambem.
[18] Comentário enviado por vfl em 28/06/2008 - 22:42h
Utilizo uma técnica similar à descrita no artigo, inclusive usando o mesmo "system rescue cd", porém ao invés de criar a imagem em uma partição no mesmo disco da máquina, crio a imagem do hd em um compartilhamento NFS localizado em uma outra máquina da rede.
Da mesma forma, ao restaurar a imagem para outras máquinas, busco-as em um compartilhamento NFS situado em outra máquina da rede.
Quanto à placa de rede, constatei que, pelo menos em distribuições Debian e derivadas ocorre o seguinte:
- na máquina que recebeu a imagem, a placa de rede passa a ser reconhecida como eth1, mesmo que exista apenas uma única placa.
Em principio, configurando esta placa tudo ocorre normalmente, mas no meu caso, para não correr riscos, pesquisei o por que dessa anormalidade e descobri o seguinte:
- no diretório /etc/udev/rules.d existe um arquivo cujo nome principal é "persistent-net.rules" (precedido de um prefixo que define prioridade ou sequencia de execução na inicialização).
Pois bem! Este arquivo é levado para o computador que recebe a imagem já com o mac-address para eth0 (da máquina original).
Aí durante a inicialização na máquina que recebeu a imagem, o Linux lê esse arquivo e vê que já tem um registro nele com um mac-address desconhecido para eth0. Então simplesmente é acrescentada mais uma entrada com o mac-address da máquina em questão e atribuído para eth1.
A solução consiste em:
Apagar o arquivo:
/etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules. (Ubuntu)
/etc/udev/rules.d/z25_persistent-net.rules (Debian)
Ele se autoregenerará no próximo boot atribuindo corretamente o mac-address para eth0. OU editar o arquivo citado corrigindo as interfaces manualmente.
No meu caso faço essa correção antes da máquina que recebeu a imagem efetuar um boot.
Na realidade, junto ao arquivo de imagem que tenho em um compartilhamento NFS, tenho também scripts que automatizam tanto a restauração da Mbr, tabela de partições, imagem e ao final do processo efetua a correção no arquivo acima citado (antes de bootar a máquina que acabou de receber a imagem).
Não sei se talvez essa particularidade tem algo a ver com o problema do colega acima, mas de qualquer forma, creio que a informação é válida para outros membros da comunidade.
[20] Comentário enviado por mrbox em 07/07/2008 - 15:16h
Se for usar o restore para um HD novo (sem partição), após todos os procedimentos, quando dar reboot pode acontecer o que aconteceu comigo, o Linux não inicia e fica apresentando a mensagem: GRUB GRUB GRUB.
Para resolver este problema, siga as instruções abaixo:
1.) boot com algum livecd
2.) abrir um terminal e logar como root
3.) digitar: grub
4.) no grub, digitar: find /boot/grub/stage1
5.) vai mostrar algo como: (hd0,0)
6.) digite: root (hd0,0)
7.) digite: setup (hd0)
8.) digite: quit
[22] Comentário enviado por michel5670 em 20/10/2008 - 12:08h
Colega esse é um sistema de instalação sim pois quando vc pega o sistema e customiza e passa pra outra máquina vc então está fazendo sim uma instalação do sistema só que a diferença e que vc conhece o hardware que vai recebe esse sistema e com isso vc pode deixa-ló customizado
Colega a necessidade de dois cd's um para dar boot e outro para a imagem do sistema e relacionada apenas como o tamanho dos arquivos,haja vista que, se seu sistema operacional ocupar menos 2GB vc conseguirá colocar tudo em um cd apenas.
Inclusive terminei de escrever um artigo que coloquei na fila de espera na sexta-feira a respeito de como colocar tudo em um dvd, justamente por causa do tamanho dos arquivos.
[23] Comentário enviado por michel5670 em 20/10/2008 - 12:21h
Colega aletche001 fico feliz em saber que o meu artigo pode ajudar pois todas as horas que precisei de ajuda foi a comunidade do vol que me socorreu e socorre ainda, obrigado!!!
[25] Comentário enviado por george_hsb em 26/02/2010 - 16:43h
Amigo, estou tendo um problema, e imagino que esse seu POST o resolva, porém preciso saber algumas coisas, primeiro: eu sempre preciso do cd do sysrescuecd e da imagem ou eu consigo integrar os dois? Outra dúvida é se eu consigo instalar essa imagem em outras máquinas, pois quando eu faço um clone com o ghost não funciona, o grub não carrega.
Será que o amigo pode me ajudar nessa, sou novo aqui, mas com certeza sempre que puder eu postarei novidades.