DrQueue + Blender = Render Farm para mortais

Neste artigo abordarei alguns softwares simples que ajudarão os designers 3D a construir um Render Farm (cluster) com máquinas simples utilizando o software DrQueue. O artigo, passo a passo, é direcionado àqueles que não estão habituados as tarefas de administração de sistemas.

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Por: em 14/05/2007


Configuração



Com o programa instalado, vamos compartilhar o diretório de instalação para que as máquinas escravas possam utilizar os arquivos binários, logs, arquivos temporários e principalmente, o arquivo a ser renderizado.

Nota: Questões como segurança de acesso e performance do compartilhamento estão fora do escopo deste artigo. Além disso o DrQueue não se importa com a topologia de rede, se os IPs são atribuídos de forma manual ou automática (via DHCP) para os clientes. Apenas devemos deixar o nó master com IP fixo, principalmente se você pretende automatizar o serviço.

Para instalar o NFS no Debian, basta rodar o seguinte comando:

# aptitude install nfs-kernel-server portmap nfs-common

Vamos editar o arquivo /etc/exports e acrescentar ao final do mesmo:

/home/drqueue *(rw)

Feito isso, basta iniciar/reiniciar o compartilhamento com o comando:

# /etc/init.d/nfs-kernel-server start
ou
# exportfs -a

se ele já estiver em execução.

Configurando o serviço e iniciando os serviços de master/client

Falta pouco. A configuração do drqueue é bem tranqüila. Dentro de /home/drqueue/etc existem 3 arquivos que devem ser editados, o master.conf, o slave.conf e o drqman.conf. Estes arquivos são responsáveis por indicar para o drqueue aonde estão as pastas logs, tmp e root do programa.

Segue um exemplo do master.conf, slave.conf e drqman.conf, na ordem.

#master.conf
#
# Lines starting with '#' will not be parsed
# Use the following as examples (without the '#' character)
#

logs=/home/drqueue/logs
tmp=/home/drqueue/tmp
db=/home/drqueue/db
bin=/home/drqueue/bin
etc=/home/drqueue/etc

#slave.conf
#
# Lines starting with '#' will not be parsed
# Use the following as examples (without the '#' character)
#
#

logs=/home/drqueue/logs
tmp=/home/drqueue/tmp
pool=Default

#drqman.conf
#
# This lines must be ignored
#
#

logs=/home/drqueue/logs
tmp=/home/drqueue/tmp
db=/home/drqueue/db

Agora vamos criar alguns scripts pra facilitar a chamada do master, slave e drqman. Os scripts master e drqman devem estar na máquina master e o script slave na máquina escrava, todos com permissão de execução.

Criei os scripts como root e os coloquei dentro da pasta /bin, de modo que qualquer usuário possa, na máquina master, submeter seu Job ao cluster. Lembrando que quem de fato lê e escreve no diretório compartilhado é o usuário drqueue e que este usuário e sua pasta deve existir dentro de cada nó do cluster.

drqueue.master:

#!/bin/bash
export DRQUEUE_ROOT=/home/drqueue
export DRQUEUE_MASTER=localhost
$DRQUEUE_ROOT/bin/master

drqueue.slave:

#!/bin/bash
export DRQUEUE_ROOT=/home/drqueue
export DRQUEUE_MASTER=192.168.1.1
$DRQUEUE_ROOT/bin/slave

drqman:

#!/bin/bash
export DRQUEUE_ROOT=/home/drqueue
export DRQUEUE_MASTER=192.168.1.1
$DRQUEUE_ROOT/bin/drqman

Montando o compartilhamento nos clientes:

Para começar a usufruir dos poderes de um render farm, precisamos antes montar o compartilhamento de diretório nos clientes com o comando:

# mount -t nfs 192.168.1.1:/home/drqueue /home/drqueue

Para facilitar podemos colocar isso dentro do /etc/fstab de modo que este diretório será montado automaticamente a cada boot.

# <file system>             <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
192.168.1.1:/home/drqueue   /home/drqueue     nfs   defaults         0          0

Agora basta chamar o script drqueue.master e drqman na máquina master e chamar o script drqueue.slave na máquina cliente e você terá uma render farm pronta para começar seu primeiro trabalho.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
   3. Configuração
   4. Considerações finais
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Comentários
[1] Comentário enviado por eslijr em 14/05/2007 - 10:29h

Amigão...
excelente artigo....
já tinha mexido com o Drqueue, Openmosix e Blender para fazer um trabalho...
Pra quem quer mexer com animação 3D...essa solução é uma mão na roda pra quem não tem $$$, e quer aproveitar máquinas no ambiente de trabalho...
Bacana o artigo.
Parabéns

[2] Comentário enviado por jalexandre em 14/05/2007 - 11:26h

Obrigado pelo elogio. Espero ter tempo pra soltar mais artigos do genero =D

[3] Comentário enviado por jragomes em 14/05/2007 - 12:26h

muito loca a parada aqui, hein Jack!!! daqui a pouco podemos montar uma DreamWorks ou Pixar... :-)

[4] Comentário enviado por calaff2 em 14/05/2007 - 20:07h

:) muito bom man!! Continue assim!

[5] Comentário enviado por jalexandre em 15/05/2007 - 17:02h

Mas uma vez, obrigado pelo incentivo e comentários.

[ ]'s

[6] Comentário enviado por f4bs em 15/05/2007 - 23:48h

cara, sem palavras...

muito, muito obrigada!

:D

[7] Comentário enviado por morcegodourado em 17/05/2007 - 19:16h

Ai Jack, Muito bom o seu artigo.
Ele já chegou até onde ele deveria chegar, era isso que agente estava precisando, vou testar aqui na nossa rede e qualquer dúvida eu te pergunto.
(De: Leandro da Dinâmica Visual)

[8] Comentário enviado por jalexandre em 23/05/2007 - 18:44h

Obrigado pelos comentários e incentivos.
:)

[9] Comentário enviado por zanak em 12/07/2008 - 19:11h

Po cara legal mais render farm tem que usar 2 ou mais maquinas para renderizar 1 frame soh ao mesmo tempo naum vejo sentido neste render farm ... pra que esse trabalho todo é soh abrir o mesmo job em todas as maquinas e mandar cada uma renderizar um frame.... isso foi para naum ter 4 programas e soh ter um soh ? pois soh assim eu vejo lógica nisso..... Isso me lembra aquele ditado que o computador veio para resolver problemas que naum existiam antes dele mais legal

[10] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 17/10/2008 - 23:31h

gostei, li só a teoria, depois vou testar na pratica, pois dai vou poder criar no blender em meu laptop e renderizar numa lanhouse de amigos
;-D

[11] Comentário enviado por removido em 21/01/2009 - 20:42h

uso um imac, vim aqui porque vi um debate sobre renderfarms ... muito boa essa dica. parabéns mesmo, uau.

[12] Comentário enviado por sancler em 21/02/2009 - 15:06h

Boa tarde!!
O link com as dependências está quebradro. Alguem pode postar um novo link ou alguma coisa com as dependências???

No mais, o artigo é digno de elogios.
Att,

[13] Comentário enviado por erasmo em 08/02/2010 - 20:17h

Por gentileza,

estou criando um programa que estará voltado
para o SOFTWARE LIVRE.(sem muitos recursos)

gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
preciso criar uma vinheta para o programa,
em contrapartida posso colocar o nome/empresa
no programa. além disso posso entrevistar
em um dos programas.

"Saber e Aprender Cultura"

primeiro bloco: entrevista com alguém das comunidade
de SL.
segundo bloco: cultura/hardware
terceiro bloco: instalação de programas e uso.
quarto bloco: responder e-mail e apresentação de
eventos e revistas.


se tudo correr bem deve ser lançado em março.

obrigado,

erasmo

[14] Comentário enviado por carlosalberto4ti em 03/06/2010 - 21:27h

Acabei de verificar que existe esse aplicativo para render famr também :

http://sourceforge.net/projects/loki-render/

encontrei aqui : http://www.blender.org/forum/viewtopic.php?t=12003

É só um pedido , dá para fazer um artigo desse render também ?


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