Esse artigo é um aprofundamento no estudo sobre ponteiros em C/C++. Aqui serão tratados conceitos de ponteiros de forma teórica e prática ao mesmo tempo, o que torna o texto uma leitura agradável para os interessados no assunto.
Um dos usos mais freqüentes de ponteiros é como argumentos de funções que devem alterar o conteúdo de seus parâmetros.
Todas as passagens de parâmetros em C é por default passagens por valor. Uma forma de contornar esse controle de escopo é utilizando os ponteiros pois dessa forma, as funções poderão alterar as variáveis que foram passadas. Exemplo:
int func(int x, int y){}
Nesta função func não poderia mudar o valor de x e y, mas:
int func(int *x, int *y){}
Agora sim, func poderá mudar o conteúdo de x e y.
Ao utilizarmos ponteiros tornamos o programa mais rápido, por exemplo: func com passagem por referência é mais rápida que func com passagem por valor. Dessa forma, podemos tornar nossos programas mais rápido utilizando a técnica do privilégio mínimo, que consiste em adicionar o qualificador const para impedir que a função modifique o conteúdo dos seus parâmetros. Exemplo:
int func(const int *x, const int *y){}
Então, teremos uma passagem por referência que é mais rápida e que tem as propriedades da chamada por valor, ou seja, não poderá modificar os parâmetros.
Qualquer tipo de dados que pudermos expressar com ponteiros tornará o código mais rápido evitando, assim, o overhead da cópia de dados. O único problema com os ponteiros é a clareza do código. Perde-se na clareza, mas ganha-se com a velocidade do software.
[2] Comentário enviado por Jarnotrulli em 09/10/2004 - 03:23h
So um pequeno comentario em C.
Na linguagem C++ e possivel chamar variaveis com referencia( por exemlo, void soma(int x, int y, int& resultado)).
Em C so ha chamadas por valor. Este e um truque que transforma chamadas por copia em chamadas por referencia.
Alias,o artigo esta otimo! A nao ser pelo titulo. Ponteiros tambem funcionam no meu MenuetOS, e nao so no GNU/Linux...
[3] Comentário enviado por jllucca em 10/10/2004 - 20:50h
Jarnotrulli,
no proprio artigo é mostrado como C pode trabalhar por passagem por referencia(soma(int x, int y, int* resultado)). Mas, o truque do "&" que voce demostra só existe no C++ e se não me engano é chamado de "ponteiro mascarado" ou "mascaramento de ponteiro".
O artigo tá excelente e também não gostei do nome do titulo pq programação é baseada em conceitos e não nos sistemas operacionais...
[4] Comentário enviado por Jarnotrulli em 12/10/2004 - 17:02h
Vou explicar melhor: em C, nao existe uma chamada por valor pronta (ou seja, voce tem que fazer uma), mas em C++ existe (mas ainda da para fazer no estilo C, apesar de programadores C++ nao gostarem muito...).
O truque ao qual eu me referia era o que o artigo expoe. So isso!
[5] Comentário enviado por powerlinux em 12/10/2004 - 20:09h
Acho que você está enganado Johann, em C e C++ todas as chamadas são por valor, exceto as que passam endereços (vetores etc.), aí sim, são todas por referência. Todas as estruturas de dados que por natureza são passadas nos argumentos apenas o endereço, essas são por referência as outras todas são por valor.
Uma forma de se passar endereços por valor é da forma como expliquei no tutorial, colocando o qualificador const antes da declaração do argumento.
Quanto ao título, apenas quiz criticar alguns tutoriais que existem na internet onde se trata de padrões (ANSI, ISO) e os autores colocam títulos como: estudo de ponteiros para Windows ou outra coisa do tipo.
[6] Comentário enviado por Jarnotrulli em 13/10/2004 - 02:17h
Eu vou reexplicar (afinal, isso e sobre eu e voce ou sobre o artigo? :-) )
Em C, voce faz algo como:
void trocardelugar(int *a, int *b){
/*Inserir codigo aqui!*/
}
int main (void){
/*escreva algum codigo que use isso!*/
troca(&a,&b);/*Nao esquecer do & antes do argumento!*/
return 0;
}
A rigor, em C nao ha chamdas por valor. Voce e obrigado a passar apontadores para mudar os parametros dentro da funçao e isso acontecer do lado de fora.
Em C++ isso nao e necessario. Voce faz isso aqui:
void trocardelugar(int& a, int& b){
//Inserir codigo aqui!
}
int main (void){
//escreva algum codigo que use isso!
troca(a,b);
return 0;
}
Bem, em C++ nao e necessario passar o endereço na hora de usar a chamada por referencia (bem, se o compilador implementa isso como uma chamada de valores com ponteiros, ou qualquer coisa parecida, nao interessa pois estou falando em alto-nivel).
Sera que fui claro?
Em C, se passa o endereço por valor para obter uma chamada por referencia.
Em C++, se passa por referencia direto,sem rodeios!
Um outro exemp-lo e o var do Pascal, para quem conhece.
Estou pensando num artigo sobre isso.
Ate mais!
[7] Comentário enviado por Jarnotrulli em 13/10/2004 - 02:23h
Eu vou reexplicar (afinal, isso e sobre eu e voce ou sobre o artigo? :-) )
Em C, voce faz algo como:
void trocardelugar(int *a, int *b){
/*Inserir codigo aqui!*/
}
int main (void){
/*escreva algum codigo que use isso!*/
troca(&a,&b);/*Nao esquecer do & antes do argumento!*/
return 0;
}
A rigor, em C nao ha chamdas por valor. Voce e obrigado a passar apontadores para mudar os parametros dentro da funçao e isso acontecer do lado de fora.
Em C++ isso nao e necessario. Voce faz isso aqui:
void trocardelugar(int& a, int& b){
//Inserir codigo aqui!
}
int main (void){
//escreva algum codigo que use isso!
troca(a,b);
return 0;
}
Bem, em C++ nao e necessario passar o endereço na hora de usar a chamada por referencia (bem, se o compilador implementa isso como uma chamada de valores com ponteiros, ou qualquer coisa parecida, nao interessa pois estou falando em alto-nivel. E disto que eu estou falando, capiche?).
Sera que fui claro?
Em C, se passa o endereço por valor para obter uma chamada por referencia.
Em C++, se passa por referencia direto,sem rodeios!
Um outro exemp-lo e o var do Pascal, para quem conhece.
Estou pensando num artigo sobre isso.
Ate mais!
[8] Comentário enviado por powerlinux em 13/10/2004 - 16:24h
Johann não é nada sobre eu e você. Eu não tenho nada contra você até testei o que você me explicou e funcionou, achei ótimo. Mas você se esquece que o foco é tão somente C (se bem que não tá bem explicado no tutorial, não é? dou a todos os créditos das críticas sobre isso). O fato de C++ suportar o que estou explicando no tutorial é que C++ é um complemento de C.
Outra coisa, o que você explicou só é possível porquê C++ compatibiliza os tipos, e o compilador se incumbe de passar o endereço dos parâmetros para a função receptora. Mas não deixa de ter seus méritos o fato de C++ possibilitar isso... facilita muito a vida do programador.
Agora não diga que: "... em C nao ha chamdas por valor.." pois todas as passagens de parâmetros em C são por valor, exceto as que coloquei no comentário acima.
Mais uma vez, nada pessoa, só quero que os leitores não sintam inseguros de aplicar o que lhes mostrei no tutorial. Caso alguém queira contribuir com sujestões e críticas fiquem a vontade de enviar para o meu e-mail. E para tornar as coisas mais claras, informo que estou refazendo o tutorial e ampliando alguns tópicos e vou disponibilizá-lo novamente. Agora não sei se será aqui no VOL ou se será no meu site pessoal. Até, se o Fábio estiver lendo isso, quero saber como faço para lançar a versão 2 do tutorial no VOL?
[10] Comentário enviado por sachetto em 11/12/2009 - 10:41h
Cara achei seu artigo muito bom. só no final dele que eu nao consegui intender o lance da variavel "char"
char *ptrVetor[10];
aqui foi que eu me embolei.