Conflitos comuns no Hardware
Como vimos, um computador não é uma peça única funcionando, mas sim um conjunto de componentes trabalhando em harmonia entre si. Se um componente falhar, ele pode afetar e até impedir o rendimento, desenvolvimento ou funcionamento dos outros componentes.
1. Placa Mãe - Funcionamento
A placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes dos microcomputadores. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc., estão ligados diretamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos. A manutenção é feita por pessoas treinadas, técnicos e engenheiros da área, ou por pessoas que tenham um mínimo de conhecimento em montagem e manutenção de microcomputadores.
Algo interessante sobre a placa mãe:
Por se tratar de uma placa com vários componentes eletrônicos, ela pode sofrer a queima de qualquer um destes componentes, e isso pode afetar parcialmente ou totalmente, o rendimento, funcionalidade e funcionamento da placa mãe. Ou seja, muitas vezes o usuário nem sabe que certo componente parou de funcionar e, às vezes, a placa pode começar apresentar conflitos com memórias, HDs e até processadores sem que o usuário nem saiba exatamente o motivo.
É importante saber que uma placa mãe não é fabricada para aceitar todo e qualquer tipo de componente, muitos fabricantes publicam uma lista de componentes recomendados para determinada placa mãe, como memórias ou processadores etc., pois determinadas memórias, processadores e outros componentes, podem ser incompatíveis para determinada placa mãe !
Na maioria dos casos, recomendamos que a manutenção de placas mãe, seja feita por pessoas com conhecimento necessário, e uma boa prática, é levar o equipamento em uma assistência técnica eletrônica, pois, lá eles vão poder verificar bem se há algo errado.
2. Memória RAM
A memória ram pode ser substituída ou incrementada em upgrade, para melhorar o desempenho de um computador.
A memória ram é fundamental em um sistema operacional, atualmente podemos dizer que a quantidade mínima aceitável de memória ram, pode ser em torno de 2GB para tarefas simples, e 4GB para um pouco mais de conforto, menos que isso, pode ser um pouco de desgastante, e mais, pode ser reconfortante.
Mas também pode causar conflitos em um computador !
No geral, os fabricantes geralmente indicam quais memórias são compatíveis, e a recomendação é que se formos usar um dual channel (2 pentes de memória simultâneos) que usemos a mesma frequência, capacidade e até modelo e fabricante se for possível.
Ainda existe um outro fator causador de problemas na memória, vejamos bem...
Um computador que fica vários anos usando somente um pente de memória, enquanto o outro soquete fica vazio recebendo poeira e sujeira, pode acabar sofrendo um estrago neste segundo soquete que está em desuso, daí se o usuário inserir neste soquete um pente de memória "idêntico" ao atual, pode acabar tendo uma surpresa desagradável.
Conflitos de memória, podem apresentar beeps ao ligarmos o computador, congelamento, travamentos, desligamentos inesperados, tela azul de despejo, e outros vários indícios.
É possível remover o pente de memória, e com uma borracha escolar comum, limpar a conexão da memória, para remover possível oxidação, e caso esteja usando um dual channel, e esteja tendo problemas, é aconselhável remoção da ultima memória instalada para verificação do problema, e ainda caso esteja usando só um pente de memória, pode alternar entre os soquetes.
3. Processador
O processador influencia diretamente no rendimento de um computador, se você tiver um processador antigo, mesmo que tenha uma boa quantidade de memória, ainda vai se aborrecer um pouco.
É possível realizar upgrade do processador, em uma placa mãe, é aconselhável verificarmos no site do fabricante da placa quais são os modelos recomendáveis e que são compatíveis com determinada placa. Desta forma, evitamos transtornos, e até mesmo a perda de recursos.
Mas quando mal substituído, mesmo que funcione por um tempo, depois de um tempo ele pode começar gerar conflitos inesperadamente !
Um fator importante sobre o processador, é que se ele aquecer muito, ele também pode promover o desligamento imediato do computador, geralmente as placas mãe, possuem um mecanismo de monitoramento, que quando o processador aquece demasiadamente, então é feito o desligamento imediato para evitar queima.
Deve-se ficar atento ao modelo do processador, bem como o modelo do dissipador e cooler. Pois há modelos que aquecem mais ou menos, modelos que superaquecem, necessitam de coolers mais sofisticados, já modelos que aquecem menos trabalham com coolers menos aprimorados.
4. Placas de vídeo
Ao falarmos de placas de vídeo, é importante salientar que a escolha de uma boa placa de vídeo, pode reduzir muito a dor de cabeça que podemos sofrer com hardware.
É importante também levarmos em conta que a maioria das placas-mães, possuem placas de vídeo onboard, ou seja integradas ou acopladas em si, quando há queima desta placas, é possível instalar uma placa de vídeo offboard, pci express, agp, etc, de acordo com os soquetes disponíveis.
Um outro fator importante é que, se uma placa mãe possui vídeo onboard, possivelmente o soquete pode ficar exposto a poeira e sujeira por muito tempo, até que venhamos a instalar uma placa de vídeo nele, desta forma, o que pode ocasionar mal funcionamento, e até gerar conflitos, podemos muitas vezes culpar o sistema, e até a placa de vídeo.
As mesmas considerações valem para placas de áudio e outros periféricos, por isso não vamos entrar muito em detalhes.
5. HD - Hard Disk ou Disco Rígido
O HD é um periférico bastante necessário, mas um computador pode ligar e até funcionar através de um dvd/cd/usb e até um cartão de memória, que possua um sistema operacional em modo Live, ou até mesmo instalado (como se fosse um HD), no caso de um Pendrive por exemplo.
Um HD pode sofrer perdas, pode queimar, haver perdas de dados, e pode conter também setores defeituosos, famosos bad blocks, que podem dificultar o bom funcionamento do sistema, e até do computador, causando conflitos em outros componentes.
É importante saber que, se você estiver utilizando um HD defeituoso, seu sistema operacional pode sofrer diretamente com isso, pois o HD é onde o sistema operacional fica armazenado !
6. Fontes de alimentação
Sendo considerado um fator super importante, sobretudo em desktops, pode ocasionar queimas de periféricos, mal funcionamento, e pode inclusive impedir que um componente funcione, devido a falta de energia elétrica no equipamento!
Deve receber atenção adequada, uma fonte de alimentação deve ser proporcional ao equipamento em uso, quanto mais periféricos em uso em um computador, melhor deve ser o desempenho de uma fonte de alimentação para suprir as necessidades de todos os periféricos.
E um dos fatores mais importante, uma fonte de alimentação pode queimar a qualquer momento, portanto, não culpe o Pinguim por isso.
1.
2. Conflitos comuns no Hardware
3.
4.
5.
6.
[2] Comentário enviado por iniciantegnu em 30/07/2016 - 21:40h
Você poderia me esclarecer umas duvidas?
Sim.
Saudações, obrigado pelo comentário.
Vamos lá !
- É correto eu afirmar que o hardware por sí só não tem utilidade alguma?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware
Ou seja o computador sem um sistema operacional não tem utilidade né?
Concordo contigo viu...
Um sistema operacional é tudo o que aparece no monitor dos computadores né. Porque se ligar um computador sem sistema nenhum ele só aparece uma tela preta?
Não somente isso, antes do sistema operacional, pode aparecer a tela da SETUP BIOS por exemplo, confira:
https://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo
Existe uma diferença entre sistema operacional e distribuição?
Uma Distribuição Linux, é um sistema operacional.
Um sistema operacional, pode ser ser windows, mac, linux, etc.
Percebo que os usuarios windows chamam sistema operacional e os linuxers chama de distribuição. Isso se deve ao fato de existir uma variedade tão grande de sistemas linux que foi necessario adotar o termo distribuição para chamar os sistemas operacionais?
- Windows -> sistema que a microsoft lança versões e vende para todo o mundo.
- Linux -> sistema sob licença GPL v.2 para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença, por ser um sistema livre, existem várias "distribuições" do mesmo, daí o termo: distribuições ou simplesmente distro(s)
* usuários windows, na maioria das vezes nem sabem que existem outros sistemas operacionais, muito menos "distribuições Linux".