Organizando os dados levantados
Agora vamos organizar todos os dados levantados nos dois passos anteriores. Organização será fundamental para o sucesso do processo. Nessa etapa o projeto será passado para o papel.
Particularmente, prefiro usar algum software para a organização e gerenciamento do projeto. Como estamos falando de software livre, o
Dotproject é uma opção muito eficaz, seria um Project todo feito em
PHP com
MySQL. Porém coloque o projeto organizado de forma que possa ser apresentado à diretoria.
Seja direto e sucinto no que escrever. Em geral nem todos da diretoria tem o mesmo conhecimento técnico que você. Um projeto bem estruturado será muito importante. Detalhe bem os processos que serão tomados e os custos do projeto.
Cada um tem uma forma de organizar os processos, mas tente usar as regras do
PMI,
ITIL, entre outros métodos.
Fase de testes
Mesmo com um projeto bem elaborado, organizado e estruturado, aconselho fazer uma rápida fase de testes em escala menor para ter certeza de que os objetivos básicos (pelo menos) estão sendo alcançados.
Se for um servidor, teste ele com dois ou três Desktops, tente tirar o máximo do servidor para garantir o seu funcionamento.
Em SO ou aplicações desktop, teste-os exaustivamente para obter a certeza de que terá sucesso na implantação, pois na fase de teste surgem problemas que serão resolvidos, e poderão ser agregados a uma base de conhecimento dos problemas já encontrados e resolvidos para futuras consultas.
Coloque pelo menos dois usuários nessa fase de teste, dê a preferência aos usuários que sejam classificados como avançados e não tenham uma função vital, pois não queremos causar problemas aos mesmos.
Não se preocupe se nessa fase tiver de mudar algo do projeto, esse é o momento para isso. É aqui que devem ser feitos os ajustes antes da implantação.