O SliTaz GNU/Linux vem se destacando como uma distribuição leve, eficiente, rápida e esteticamente agradável. Esse artigo realiza uma análise das características gerais da distribuição, além de descrever como instalar e personalizar o SliTaz em diferentes ambientes.
No caso específico da aplicação em máquinas antigas com quantidade de memória RAM limitada, não é viável utilizar o tazusb e manter a raiz do sistema compactada (rootfs.gz). Isso pois a mesma terá de ser descompactada na memória RAM no momento do boot, impossibilitando de iniciar o sistema em máquinas com menos de 128MB disponíveis.
Para solucionar esse problema, é possível utilizar o slitaz-installer, que é voltado para instalações em disco rígido. Porém, não há nada que impeça de se tratar uma memória Flash como se fosse um disco rígido, sendo possível assim particioná-la no sistema de arquivos ext3 e gerenciar o boot através do GNU Grub.
A limitação do slitaz-installer é que ele não executa nenhum particionador, ou seja, é necessário que já exista uma partição criada anteriormente para o sistema, assim como um espaço para área de troca (Swap). Mas o live-cd conta com as ferramentas fdisk, assim como o particionador gráfico gparted. O instalador pode ser iniciado com o comando:
# slitaz-installer
No processo de instalação, basta especificar o partição desejada, e então todos os arquivos da raiz do CD-ROM serão copiados para a partição. Ao término, o instalador irá perguntar se deseja instalar o Grub como gerenciador de Boot.
Após isso, é interessante criar um espaço para Swap. Não é necessário criar uma partição para Swap, pode ser feita em um arquivo com o seguinte procedimento:
No comando, bs é o tamanho do bloco em bytes e count é o número de blocos a ser usado. Dessa forma, o tamanho do arquivo é: **1024*262144 = 256 MB**
Altera-se a permissão de leitura e escrita para o root e nada para os demais usuários e grupos:
# chmod 600 /meu_arquivo_swap
Prepara-se o arquivo para ser usado como SWAP:
# mkswap meu_arquivo_swap
Inicia-se o uso do arquivo de SWAP:
# swapon meu_arquivo_swap
Se desejar usar esse arquivo permanente, de maneira que ele seja montado durante a inicialização, basta inserir a seguinte linha no arquivo /etc/fstab:
[4] Comentário enviado por cytron em 07/12/2009 - 19:19h
Muito bom esse slitaz, eu já estava fazendo alguns testes, fácil de usar e muito leve. Encontrei um bugzinho em wireless, pois é necessário instalar manualmente o drive referente ao dispositivo detectado, o chipset ZyDAS foi normal, mas o rt73, apesar de instalar, o módulo não sobe, nem mesmo manualmente, verifiquei no diretório e constatei que não instalou corretamente, tentei compilar mas dá erro, como estava meio sem tempo deixei de lado e mandei slack no laptop, ficou mais pesado, é claro! Mas era para um cliente e eu não tinha tempo de ficar lutando kung-fu.
Vira e mexe aparecem clientes com aqueles 233, 586 e tal... kkk, ficam querendo colocar internet banda-larga ehehheh, o slitaz já resolve a, dá pra ressucitar as múmias :)
[7] Comentário enviado por Fabio_Farias em 08/12/2009 - 14:41h
Amigo
Baixei esse slitaz mas não consigo instalar. Depois do boot ele carrega algun poucos arquivos e para. Também não o consigo colocar em português. Tem algum tutorial aí? Agradeço desde já a atenção. Parabéns pelo artigo.
Abraços!
[8] Comentário enviado por oriel.frigo em 08/12/2009 - 18:15h
Valeu pelos comentários pessoal!
vinipsmaker, é possível instalar sem drive de cd sim.. Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo inicializando o sistema por meio da ISO do SliTaz em uma máquina virtual, como o VirtualBox.
Aí dentro do VirtualBox, vc poderia seguir os passos que coloquei neste artigo, utilizando o comando tazusb.
[11] Comentário enviado por Fabio_Farias em 09/12/2009 - 10:24h
oriel.frigo
O erro que aparece é o mesmo do nosso amigo juniorg12 nesse post:http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Instalar-Linux-NoteBook-Antigo-Qual-melhor-versao-Como-instalar?num_por_pagina=12&pagina=5
citação:
"Veja os vídeos que gravei do problema apresentado.
Para bootar corretamente em sua máquina, vai precisar utilizar essa imagem ISO http://download.tuxfamily.org/slitaz/iso/2.0/flavors/slitaz-loram.iso , que é a versão loram. Quando aparecer a tela de boot ("escrito bienvenue - welcome"), vc precisa escrever "loram" e dar enter.
[13] Comentário enviado por Fabio_Farias em 12/12/2009 - 12:57h
oriel
Consegui dar o boot com a variante loram. Muito obrigado.
Mas como nem tudo são flores, o mouse serial não funciona. Aó não consigo nem usar o liveCd, nem instalar no computador. Tem alguma dica aí de como faço isso funcionar?
Obrigado pela atenção.
Abraços!
[14] Comentário enviado por gokernel em 14/12/2009 - 11:14h
Também gostei deste artigo, e principalmente me interessei pela uso de memória flash.
Pergunta:
01 - É possível substituir o HD do meu Note por uma memória flash de pelo menos 2 Gigas?
02 - E a velocidade de LEITURA/ESCRITA seria próxima à velocidade de um HD convencional?
[16] Comentário enviado por cytron em 25/03/2010 - 23:30h
Só achei estranho como é que deixaram passar algumas coisas básicas:
script pppoe-start, pppoe-stop e pppoe-connect estão SEM permissão de execução. Ao tentar executar retorna a mensagem de Permissão negada.
para resolver: # chmod +x /usr/sbin/pppoe-*
E o gerenciador tazpkg dá erro ao instalar qualquer pacote, pois utiliza um tal de fs.cpio.gz que não existe, mas parece que o certo é lzma.
De qualquer forma a correção é simples:
Abra o script tazpkg em /usr/bin/tazpkg, vá até a linha 352 e troque a linha (zcat fs.cpio.gz | cpio -idm && rm fs.cpio.gz) por esse if:
if [ -e $TMP_DIR/fs.cpio.gz ]; then
zcat fs.cpio.gz | cpio -idm && fs.cpio.gz
else
lzma d fs.cpio.lzma -so | cpio -idm && rm fs.cpio.lzma
fi
Pronto! Pode usar o tazpkg.
Atualmente uso slitaz em um pendrive para realizar manutenção de emergência, anti-virus, serviços em HD, e muitas outras coisas, inclusive quando preciso usar um PC e não estou em casa, saco o pendrive e uso MEU PRÓPRIO sistema com total segurança, sem medo de um keylog ou trojan eheheheh. A galera fica de cara! kkkkkk
Ficam comentando assim...: Olha o sistema do cara! É num pendrive, e já reconhece tudo que tem no PC! (kkkkk, galera MS)
[17] Comentário enviado por antoniocaser em 27/03/2012 - 20:28h
Amigos;
Primeiramente, me desculpem, por eu tirar minha duvida aqui, é que não encontrei nenhum tópico relacionado ao meu problema.
Instalei o Ubuntu 10.10 no cartão "Flash Reader" (SDHC Sandisk 8Gb Extreme Pro 95Mb/s), ficou "show de bola", mas, o menu de inicialização de boot do grub não aparece, entra direto no sistema, já fiz de tudo (ou quase tudo) e até agora nada.