Vamos agora dar um overview sobre os productos VMWARE
VMware Workstation
Consiste em um suite de máquina virtual para plataformas x86 e x86-64. Este suite de software permite aos utilizadores rodarem múltiplas plataformas x86, x86-64 virtuais. Cada máquina virtual pode rodar simultaneamente muitas outras máquinas virtuais (estas máquinas virtuais podem ser Windows,
Linux ou variantes de BSD).
Em termos mais simples, poderíamos dizer que o
VMWare Workstation permite a uma máquina física correr um ou mais sistemas operativos simultaneamente. Os outros productos VMWare ajudam a gerir ou migrar máquinas virtuais a múltiplas estações.
VMWare e Mac OS X
Uma grande fusão! Também conhecida como "VMWare Fusion".
VMWare Fusion permite às máquinas MAC's baseadas em Intel correrem sistemas operativos com plataformas x86, como o Microsoft Windows, Linux, Netware e até mesmo Solaris, simultaneamente.
VMWare Player
Eis um produto não menos importante, o
VMWare Player não cria por si só máquinas virtuais, mas provê um espaço livre virtual para muitíssimos sistemas operativos pré configurados e um sem número de aplicativos.
Muitos dos sistemas operativos e aplicativos pré-configurados (virtuais) são fornecidos por inúmeras comunidades. Ferramentas freeware e websites como o EasyVMX, que existem para criar máquinas virtuais, montar, manipular e converter discos e disquetes VMWare, permitindo aos utilizadores criarem, correrem e manterem máquinas virtuais livres de pagamento, mesmo até, para finalidades comerciais.
VMWare Server (oficialmente VMWare GSX Server)
A primeira versão (1.0) do
VMWare Server saiu no dia 12 de Julho de 2006. O VMWare server pode criar, editar e rodar máquinas virtuais. Ele utiliza o famoso modelo client-server (Cliente/Servidor), permitindo a utilizadores remotos acessarem máquinas virtuais, ao custo de uma simples aceleração gráfica e suporte a 3D.
Ainda em acréscimo a habilidade de poder correr máquinas virtuais criadas por outros productos VMWares, pode ainda rodar máquinas virtuais criadas pelo Microsoft Virtual PC (O software da Microsoft que cria máquinas virtuais). Actualmente, a VMWare Inc. tornou o VMWare Server como um produto livre com a esperança de que os utilizadores poderem eventualmente mais tarde fazer um upgrade ao VMWare ESX Server. :)
VMWare ESX Server
VMWare ESX Server utiliza um kernel Linux com código adicional: geralmente referido pela VMWare Inc. como o "vmkernel". O VMWare FAQ diz 'ESX Server também incorpora um serviço de consola baseado no kernel 2.4 do Linux que é utilizado para bootar a camada de virtualização do ESX Server'.
O kernel do Linux é rodado antes de qualquer software em um host ESX, como pode ser visto quando uma máquina ESX faz o boot. Não existe nenhum processo VMkernel a correr durante o processo de boot. Depois do kernel ter sido carregado, o vmkernel é carregado pelo script S90vmware. VMware age como se o vmkernel não fosse derivado do Linux. O kernel do Linux continua rodando, provendo funções incluindo o sistema de ficheiro proc utilizado pelo ESX e sua plataforma para suportar as aplicações.
Em sistemas tradicionais, um dado sistema operativo é considerado como tendo um único kernel (ou seja, um kernel singular). Segundo o VMWare FAQ, o ESX tem ao mesmo tempo um kernel Linux 2.4 e um vmkernel. O primeiro kernel que starta numa máquina ESX é Linux, mas o mesmo carrega o vmkernel (também descrito pela VMWare Inc. como sendo um outro kernel), que é de acordo a VMWare Inc., não baseado em Linux.
A plataforma do utilizador, conhecido como "Service Console" (ou como "COS" ou então "vmnix"), deriva de uma versão modificada da distribuição Linux Red Hat (precisamente, Red Hat 7.2 para ESX 2.x e Linux Red Hat Enterprise para ESX 3.x). Em geral este serviço de console provê interfaces de gerenciamento (CLI, página web MUI, Console remota). Este hipervisor provê baixa sobrecarga e um melhor controlo da granularidade para alocação de recursos do sistema (CPU-time, disk-bandwidth, network-bandwidth e utilização da memória) para as máquinas virtuais. E ainda, incrementa a segurança.
Um outro detalhe que diferencia o ESX dos outros productos de virtualização da VMware é que o ESX suporta o sistema de ficheiros proprietários de cluster, chamado VMFS. O VMFS habilita a que múltiplos hosts tenham acesso ao mesmo SAN (Storage Area Network) simultaneamente, enquanto "file-level locking" (protecção associada ao nível do ficheiro) providencia uma simples protecção à integridade do sistema de ficheiro.
Para mais dados consultar o seguinte link:
Importa realçar que esta fundamentação teórica é uma adaptação traduzida do inglês para o português do link acima, vale conferir.
OBS: Ao seguir esta tradução, o autor não se responsabiliza por quaisquer consequências que possam advir da mesma leitura, estás por tua própria conta e risco!!! :)