Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Depois de uma situação de aperto por não conseguir acessar wifi mesmo insegura em viagem, decidi instalar o sidux em pendrive.

[ Hits: 25.937 ]

Por: j g meinhardt em 13/07/2009


Comentários iniciais



Para quem depende do acesso a Internet por razões de trabalho para comunicações por escrito, além da necessidade de acesso a dados presentes em NoBo para fundamentar informações ou acessar dados importantes que não poderiam ser salvos em algum servidor público do tipo Webmail, é sem dúvida muito frustrante poder contar com apenas uma alternativa de acesso, além do mais pouco ou nada segura.

Apesar de já estar se tornando mais popular o acesso a Internet via rede Celular - 3G, ainda não está disponível em todo o país. Por esta razão ainda não posso considerar esta como outra alternativa viável para uso em qualquer lugar.

Este é o caso de quem viaja a trabalho hoje em dia, já que a maioria dos hotéis, se não forem todos, não disponibiliza mais acesso a Internet por rede física (cabeada) devido aos seus custos e margens de lucratividade, porém normalmente mais rápida e confiável, oferecendo apenas conexão via wifi, onde o serviço é cobrado com venda de cartões com chave de acesso por hora, dia ou semana.

Até mesmo aqueles antes populares PCs públicos que ficavam a disposição dos hóspedes em um cantinho qualquer apelidado de "Business Center" já são difíceis de encontrar.

Isto tudo ocorre graças a popularização do uso de NoBos (Notebooks - Laptops) e Netbooks, fenômeno provocado pela redução dos impostos e preços para produtos de informática e principalmente pela descoberta das montadoras de que tornando os preços dos NoBos acessíveis fica automaticamente incentivado o uso de um equipamento com alta velocidade de obsolescência e portanto alta velocidade de reposição, já que as possibilidades de upgrade ou atualização são em geral bem restritas. Normalmente é possível apenas aumentar o volume de memória RAM e trocar o HD por modelo com mais capacidade e ou melhor tempo de acesso.

Para quem usa Windows, o acesso e configuração wifi não é absolutamente nenhum problema, já que tanto detecção de sinal, configuração e conexão são extremamente fáceis, porém de carona com a facilidade vem a insegurança em função das vulnerabilidades típicas do sistema, como vírus, exploits e outra infinidade de aplicativos mal intencionados (malware) que dispõem de todas as facilidades para acessar, identificar e invadir o NoBo dos desavisados.

Entre outras tantas razões esta é mais uma para usar o Linux, qualquer que seja a distro escolhida.

A decisão de preparar um "Canivete Suíço" ocorreu porque na última viagem, as distros instaladas depois de algumas atualizações e instalação de aplicativos adicionais, não reconheciam a conexão wifi ou não permitiam a sua configuração, com exceção do sidux. Não fiz apenas uma única tentativa com as distros Linux instaladas, porém fiquei insistindo e buscando caminhos para a configuração e ativação. Só consegui com uma distro.

Como diz o ditado "Quem tem três tem dois, quem tem dois tem um e quem tem um, não tem nenhum!", sou sempre obrigado a manter algum nível de redundância para poder sair dos apertos quando ocorre algum problema com alguma das distros instaladas. Procuro manter pelo menos duas distros devidamente configuradas e prontas para uso, além do XP.

Ao verificar que tinha apenas uma única alternativa além do XP, resolvi partir para outra solução portátil, o meu novo "Canivete Suíço"!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Comentários iniciais
   2. Por quê usar um pendrive e o sidux
   3. Instalação passo-a-passo
   4. Conclusões e comentários finais
Outros artigos deste autor

Librix 4.0 - Uma distro que não é para inglês ver - primeiras impressões

Sugestões sobre distros Linux e particionamento de HD

Porque migrar para o Linux - No meu caso também, preguiça

Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Teste a vulnerabilidade de seu PC

Leitura recomendada

Configurando a placa de som C-MEDIA (CM8738) no Slackware

Configurando a placa wireless LG 2100

Instalando e usando impressora e scanner na multifuncional HP F4180 (e série F4100) no Linux

Linux em Computadores Antigos

Aplicação Open Source acelera aplicações na WAN (reportagem)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Lisandro em 13/07/2009 - 21:53h

Artigo nota 10. Parabéns.

[2] Comentário enviado por rrodrigues345 em 13/07/2009 - 22:50h

Artigo mto bom!! Hein, ms acho q tem como vc deixar esse pendrive bootável em qualquer máquina.. uma vez eu li num tutorial do Morimoto q ele colocava o Kurumin no pendrive e ele deletava um arquivo que era o arquivo que armazenava as informações da máquina... daí toda vez q ele bootava como nao encontrava o arquivo ele acabava fazendo o reconhecimento do hardware e de quebra configurando tudo.... Então acho que existe como deixar esse pendrive armazenando as informações e ainda usável em qualquer micro...

[3] Comentário enviado por mcnd2 em 13/07/2009 - 22:54h

Show de bola.

Tenho instalado no meu Pen o "Slax" em 1.5Gb ext3 e 500MB fat32 para arquivos de trabalho.

Nota 10...

Vlw...

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 13/07/2009 - 23:09h

ciscokid,

Como comentei no artigo, existe outra maneira de "preparar" o pendrive. Uma como uma instalação normal igual a de um HD e portanto "amarrada" a configuração do hardware do PC onde for instalado e outra similar a aquela descrita pelo Morimoto, onde você pode inclusive agregar ou retirar aplicativos e fazer uma montagem do conteúdo da distro que você escolher para usar no pendrive.
Usando o sidux, esta segunda alternativa requer que você copie a imagem ISO da mídia de instalação no pendrive. Por outro lado permite você usar o pendrive para rodar a distro a partir de qualquer PC. Meu objetivo entretanto não era este, porém apenas usar no meu NoBo em caso de necessidade. Por esta razão preferi esta alternativa de instalação. O artigo portanto não trata de instalações em pendrive de forma genérica. O Manual do sidux, tem as duas alternativas bem explicadas.

Grato pelo comentário!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts