Autor: André S. Rosa Junior - Fairplay
E-mail: andre.rosa36@gmail.com
Créditos: Este artigo foi publicado no site Viva o
Linux, sinta-se a vontade para postar em seu site, blog ou outro, desde que os créditos do autor sejam preservados.
NOTA: Todas as informações apresentadas neste artigo foram obtidas na Internet, sendo assim, não ofereço nenhum tipo de garantia ou suporte. Não nos responsabilizamos por qualquer dano ocorrido, tanto na máquina (computador) quanto no software. Siga por sua conta e risco. Também não nos responsabilizamos pelo que o leitor vá a fazer com o conteúdo visto no texto.
Todos nós sabemos que a World Wide Web é um sub-muito, algo fantástico, onde podemos ir onde quisermos com apenas alguns cliques. Porém, nem tudo são flores, e como tudo na vida, a internet tem o seu porém. Em relação a segurança, os ataques estão cada vez mais comuns, empresas, servidores, sites, computadores domésticos etc. Todos são alvos de criminosos virtuais, que estão cada vez mais ocultos. Quando uso a palavra "oculto", me refiro ao anonimato. Alguns usuários (não necessariamente hackers) costumam se manter anônimos na internet, geralmente usando um proxy público ou algo do gênero. E a causa para ficarem anônimos podem ser diversas, como:
- Realizar crimes virtuais;
- Burlar algum site;
- Burlar algum servidores de hospedagem/download de arquivos, tais como Megaupload, Rapidshare, 4shared, EasyShare etc.
- Entre outros motivos.
Um proxy pode simplesmente ser configurado da seguinte forma no browser Firefox:
Ferramentas (ou Editar) -> Opções -> Avançado -> Rede -> Configurar Conexão.
Daí, teríamos algo como:
Legenda:
- Você colocaria o IP do servidor proxy.
- Você colocaria a porta.
Neste caso poderíamos colocar um proxy público para rodar. Mas vale ressaltar que este tipo de técnica de anonimato não é tão eficiente. Um proxy público pode ser facilmente achado na internet, este tipo de técnica é muito utilizada para burlar sites e servidores como Megaupload e outros já citados mais acima no artigo.
Porque este tipo de técnica de anonimato não é tão eficiente?
Basicamente, você faria os ataques através do servidor, vamos usar o exemplo: 123.456.9.0 (é obvio que este é fictício). Este IP acabaria ficando "manjado", e através dele chegariam ao seu verdadeiro IP, algo não tão genial, mas que muitos scripts kiddies ainda usam achando que é algo fora do comum, fantástico, não?! ;)
Uma forma bacana e eficiente de realmente se manter anônimo é o
Java Anonymity Proxy, mais conhecido como
JAP. É um programa, que, como já dito no nome, foi escrito em Java. O JAP basicamente não usa apenas 1 (um) proxy público, ele usa mais de um. Ele passa de um proxy para o outro, escondendo as informações passadas pelo anterior. Sua instalação é fácil, e o mesmo é bem documentado na rede.
Sua descrição:
JAP - Anonymity & Privacy é um programa que tenta garantir a sua privacidade enquanto navega pela internet. Com isso, você evita que possam monitorar os seus acessos e garante o seu anonimato pela rede.
Normalmente, qualquer computador conectado à internet pode ser rastreado e seus acessos, monitorados pelos sites visitados, seu provedor de acesso e por qualquer outra máquina conectada ao seu computador. Para impedir que isso aconteça, é necessário o uso de algum dispositivo de segurança, como o JAP.
JAP usa um único endereço para identificar seu computador, e esse é compartilhado com vários outros usuários do programa. Dessa forma, não é possível descobrir qual deles acessou determinado site. Para entender exatamente como funciona, você pode acessar o site do desenvolvedor ou o guia de ajuda integrado ao programa, que contém, inclusive, tradução ao português.
Fonte (descrição):
http://www.baixaki.com.br/download/jap.htm
Você pode visitar o site do JAP:
E pode obtê-lo em:
A instalação é simples, o pacote está em jar, assim, para executa-lo para instalação apenas use:
# java -jar jap.jar
Referências:
Conclusão:
Como vimos, é bom ser anônimo na internet, mas com responsabilidade. Não vamos acabar com nossa própria liberdade.
Comentários, sugestões e críticas (construtivas) são bem vindos! Por favor, não seja troll.
Até a próxima, e boa leitura.
[]'s
André