JavaScript - Programação orientada a objetos

Apesar de não possuir a estrutura mais elementar de uma linguagem orientada a objetos, a classe, a linguagem JavaScript pode sim, ser orientada a objetos. Neste artigo, não pretendo ensinar programação orientada (POO) a objeto, vou demostrar o básico para programar de forma OO em JavaScript.

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Por: Paulo Dias em 24/07/2012 | Blog: http://naotenhosite.eu.nao.tenho


Encapsulamento - Herança - Prototype



Encapsulamento

O encapsulamento é um do principais pontos da programação orientada a objetos (OO).

Basicamente, encapsular significa separar um programa em partes, protegendo o acesso direto aos atributos de uma classe.

Para isso, geralmente, são utilizados modificadores de acesso e métodos específicos para a manipulação destes atributos (set / get).

Em JavaScript não temos estes modificadores de acesso, mas podemos criar encapsulamento assim:

function Objeto() { var atributoPrivado; this.setAtributoPrivado = setAtributoPrivado; this.getAtributoPrivado = getAtributoPrivado; function setAtributoPrivado( valor ) { atributoPrivado = valor; } function getAtributoPrivado() { return atributoPrivado; } } var objeto = new Objeto(); objeto.setAtributoPrivado( "teste" ); alert( objeto.getAtributoPrivado() );


Neste exemplo, usei "var" e "this" para simular os modificadores de acesso privado e público (ainda não tenho uma boa ideia para simular o protegido).

Com isso já podemos considerar nosso código encapsulado.

Herança

Herança é a habilidade de uma classe reutilizar (herdar) as características (atributos) e comportamentos (métodos) de outra.

A herança é geralmente caracterizada usando a relação "é um".

Exemplo: Cachorro é um Animal

Cachorro herda as características e comportamentos de um animal.

Vejamos um exemplo sobre como usar herança em JavaScript. Primeiro criamos duas "classes" (super e sub-classe):

function VeiculoTerrestre() { this.andar = function() { alert("andando"); } this.parar = function() { alert("parando"); } } function Carro() { this.ligarFarois = function() { alert("ligando os farois"); } }


Carro é um VeiculoTerrestre - Por isso é interessante herdar as características e comportamentos de VeiculoTerrestre em Carro.

JavaScript não implementa uma palavra chave (extends) para indicar que uma classe herda de outra, mas podemos utilizar herança através do prototype assim:

Carro.prototype = new VeiculoTerrestre; var carro = new Carro(); carro.andar(); carro.parar(); carro.ligarFarois();


Neste exemplo, usamos o prototype para criar a herança entre as "classes" VeiculoTerreste e Carro.

O prototype é propriedade que nos permite adicionar características e comportamentos para as "classes", após sua definição, assim podemos reutilizar toda a definição de uma classe em outra.

Mais do prototype

Utilizamos o prototype para criar herança colocando as funcionalidades de "VeiculoTerrestre" em "Carro".

O que pode ter passado desapercebido, é que através do prototype podemos criar novas características para as "classes" já definidas pelo JavaScript.

Como exemplo, vamos colocar um novo método na "classe" String do JavaScript.

Geralmente, usamos a função parseInt para converter String para inteiros, vamos deixar essa conversão mais OO, colocando um método parseInt em String, assim:

String.prototype.parseInt = function() { return parseInt( this ); } alert( "10".parseInt() )


É um exemplo simples (talvez inútil), mas a ideia é essa...

Conclusão

Termino esse artigo por aqui. Espero que seja útil.

Qualquer correção, dúvida ou sugestão, basta comentar.

Valeu pessoal!

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Encapsulamento - Herança - Prototype
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Comentários
[1] Comentário enviado por m4iir1c10 em 26/07/2012 - 17:53h

Caramba!!!!!!

Uma luz acendeu na minha cabeca ao ler esse seu artigo, eu ja uso o javascript por muitos anos ( mais nunca estudei a fundo ), nos poucos artigos que eu li sobre javascript eu sempre ouvi a palavra "Orientada a Objeto" mais nunca eu realmente entendi oque era isso, quando eu escrevia os meus javascripts sempre os fiz direto, linear... quando eu via os codigos mais complexos eu simplemente copiava e colava... agora depois desse artigo foi como um big bang na minha cabeca... agora as coisas ficaram claras, wow !!!!

Valeu cara, voce jogou o meu conhecimento em javascript em outro nivel, eu vou retornar aos meus scripts mais agora desvendando novas fronteiras (y)


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