Execute o VMware. Escolha a opção "New Virtual Machine". Aparecerá um assistente onde você poderá definir o nome, o tipo, o tamanho e o local onde o Servidor será instalado, bem como as configurações de hardware. Deixe como está a configuração de rede da máquina virtual.
Para usar o ISO do Kurumin, com a máquina já criada, clique em "Edit virtual machine settings", e em CD-ROM, procure "Connection", marque a opção "Use an ISO image", clique em "Browse" para procurar o ISO e dê OK. Inicie a máquina virtual, entre na BIOS (sim!) e coloque o boot principal a partir do CD e Salve a configuração.
A máquina reiniciará e bootará pelo ISO. Não se esqueça de voltar o CD-ROM/Connection para "Use physical drive" (drive físico) após instalar o Kurumin.

Como penso que você já sabe, uma máquina virtual nada mais é do que um emulador de PC em outro. O funcionamento é idêntico, só que um pouco mais lento.
Neste artigo eu uso o Kurumin justamente por ser mais fácil de configurar. Provavelmente ainda estaria quebrando a cabeça se eu usasse o Debian, Fedora, SuSE, ... ;)
O Kurumin também facilita a configuração de rede, tanto manual como por DHCP. Não se esqueça de anotar o IP da máquina virtual (é muito importante!). Você pode usar ifconfig para confirmar.
Com o Kurumin instalado, vamos liberar o XDMCP para ser acessado pelo Cygwin/X do Cliente. Abra um terminal como root e digite:
# clica-aki
No Painel de Controle do Kurumin, entre em "Instalar e configurar servidores", depois em "Acesso Remoto" e clique em "Ativar XDMCP (terminais leves e acesso remoto)". Clique em "Iniciar XDMCP", então em OK, Sim, etc. Reinicie o Servidor e ele estará pronto.